terça-feira, 29 de março de 2011

Adeus,Capela da Reitoria


Um incêndio de grandes proporções atingiu na tarde de ontem, segunda-feira, os três andares da Capela São Pedro de Alcântara, dentro do Palácio Universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Campus da Urca (Zona Sul do Rio).

A fumaça preta que se espalhou pelo céu pode ser vista por quase toda a Zona Sul do Rio, tamanha a proporção do fogo".

"O campus da UFRJ --onde está localizado a capela, o salão dourado e o fórum de cultura e ciências-- foi construído em 1852 para ser um hospício e doado à universidade em 1940. O prédio é tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) desde 1972.
"É um patrimônio que se confunde com a própria história da educação do Brasil e que não poderá ser recuperado", afirmou o reitor Aloísio Teixeira.

(JB online
com home do UOL)

************


Foi ali que Elysio e eu nos casamos há décadas,não porque fôssemos elegantes: ao contrário,era um durango kid casando com uma remediada do Rio Comprido, no além-túnel.


Mas ambos alunos da Universidade, tivemos super descontos em todos os ítens da simples cerimônia.
Bem do nosso jeito,foi pela manhã, os convites feitos de sobras de papel vegetal da firma do meu pai e nem bolo com champagne oferecemos,muito menos almoço para a família.
Apenas um breve final de semana em Itatiaia e segunda-feira estávamos na vida normal.
Foi um escândalo para a época, teve gente apostando quanto tempo aquela maluquice ia durar.
Inclusive,o oficiante da cerimônia perguntou se " era primeira comunhão" porque-realmente-naqueles tempos ,tínhamos aspecto de "dimenores"
E iniciamos esta longa caminhada, sem ter a menor idéia do que a vida ia nos reservar poucos dias depois.

(Foto da entrada da Reitoria: site de Patrícia Figueira)
Adeus, Capela da Reitoria, fiquei muito chocada quando soube que você desapareceu,quanta história você ajudou a construir além da nossa.
A perda de um patrimônio histórico é sempre irreparável.
*******************************

Nenhum comentário:

Internet faz 35 anos

  "O World Wide Web é um termo técnico que foi traduzido para a língua portuguesa como rede mundial de computadores, também conhecido c...

Textos mais visitados