terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Top 5-*** Os textos mais clicados de 2010-60 anos do Maracanã

Abaixo o futuro visual do estádio, com a projeção das cadeiras em vermelho
*********************
Os sessenta anos do Maracanã

Para Sandra Galvão, a paulista mais carioca que conheço

Em 1787, enquanto articulava e organizava a revolta que passou para a História como Inconfidência Mineira, o então Alferes Joaquim José da Silva Xavier,o Tiradentes- que também era agrimensor, começou a trabalhar no Rio de Janeiro, tentando aprovar projetos de canalização das águas dos rios Andaraí e Maracanã, no local onde hoje se encontra o estádio agora sessentão.
Se a eterna burocracia nacional não tivesse emperrado os projetos pioneiros do Alferes, talvez nossa História e a do Maracanâ fossem outras.
O nome dado ao Estádio Municipal do Maracanã significa "semelhante a um chocalho" em tupi-guarani, devido ao som de uma espécie de pássaro que vivia por ali.
Construído na administração do prefeito Ângelo Mendes de Morais, no local da antiga Favela do Esqueleto (esqueleto de um prédio abandonado.sobre um hipódromo abandonado,o Derby Club) .A obra causou enorme polêmica e o então vereador Carlos Lacerda (mais tarde Governador do Estado) foi seu mais temido adversário ao defender a localização no então fim de mundo que se chamava Jacarepaguá. Valeu a escolha do antigo bairro Derby Club, que com a imponência da edificação, passou ]
a se chamar Maracanã e demorou um pouco para o novo nome do bairro "pegar".
A concorrência para a obra ocorreu em 1947 e o projeto vencedor foi o do grupo do escritório de Antônio Alves Noronha. Os trabalhos começaram em 2 de agosto de 1948,com o esforço concentrado de cerca de dois mil e quinhentos operários.
O grande palco do futebol brasieiro (e mundial) foi inaugurado em 16 de junho de 1950 e ali aconteceram as cerimônias de abertura,jogos e encerramento da Copa ,a primeira após o final ds 2a.Guerra Mundial,festa que acabou de forma dolorosa, como todos os interessados em esporte sabem:duzentas mil pessoas,num clima de ‘Já ganhou” viram nossa seleção perder a final para o Uruguai,no fatídico 16 de julho,causando um trauma coletivo que só foi curado em 1958,quando conquistamos a primeira Copa,na Suécia.
Os arquitetos e engenheiros realizaram a obra em cerca de dois anos
O Estádio Jornalista Mário Filho, nosso querido MARACA (fica aí a sugestão para o nome da bola na Copa 2014), recebeu o nome oficial em homenagem ao jornalista Mario Rodrigues Filho (1908-1966-foto)

Empreendedor, Mário Filho criou os "Jogos da Primavera" e o "Torneio Rio-São Paulo" e foi proprietário do “Jornal dos Esportes",editado em papel cor rosa,a Bíblia do torcedor carioca durante muito tempo.
Nessas seis décadas, o estádio tornou-se espaço multiuso: sedia eventos,espetáculos musicais, partidas de outros esportes e até eventos religiosos,como a pregação do Pastor americano Billy Graham. Após receber diversas obras de modernização para os Jogos Panamericanos de 2007, a capacidade atual do estádio é de 82,238 espectadores. Já não é mais o maior do mundo,mas continua o mais querido do Brasil.Continua a ser ponto de visita obrigatório para qualquer turista que vem ao Rio.
Para comemorar o 60ºaniversário,foram acesas 492 lâmpadas de 400 e 1000 wats nas cores verde e amarela em todo o anel do terceiro andar,na cobertura e nas rampas da entrada ( a da estátua de Bellini, capitão da Copa de 1958 e a da entrada da UERJ-Universidade do Estado do Rio de Janeiro) Um dos pontos turísticos mais visitados na cidade, sede de jogos memoráveis e shows inesquecíveis, o Maraca, como é chamado carinhosamente pelos torcedores cariocas," merece todo o nosso respeito e emoção na celebração de mais um ano de existência.
Recebemos dois enormes presentes :sediar os dois maiores eventos esportivos do mundo: a Copa e a Olimpíada. ", declarou a secretária de Turismo, Esporte e Lazer do Rio de Janeiro, Márcia Lins. Para futebol, o estádio -por enquanto- ,está desativado. Depois das festas de aniversário, o Maraca fechou totalmente em agosto para reaparecer maravilhoso em dezembro de 2012, já prontinho para a Copa de 2014 e para as Olimpíadas de 2016 ( veja as novidades na fotomontagem)
Camarotes existentes serão substituídos por 110 novos,servidos por quatorze elevadores.
Seis escadas rolantes e quatro conjuntos de rampas vão facilitar o acesso de portadores de necessidades e todos os pontos do estádio. Fazem parte da reforma do estádio a urbanização de seu entorno e a construção de uma rampa, descrita no projeto como monumental, que dará acesso à estação ferroviária e ao parque da Quinta da Boa Vista, no vizinho bairro de São Cristóvão ( sede do antigo Palácio Imperial, morada de D Pedro II e sua família,atual Museu Nacional/UFRJ),outra atração bastante apreciada pelos nossos visitantes.
Nas proximidades da região, está também o Jardim Zoológico da cidade. .
*************************************************
A partir daqui, os dados tiveram como fonte a Wikipedia/Portugal,excelente e confiável ferramenta de busca para quem trabalha com informação .

Curiosidades sobre o Maracanã, Calçada da Fama e Museu Museu do Futebol.
*O estádio conta no nível térreo, próximo à entrada para as cadeiras especiais, com a "Calçada da Fama", inaugurado à data do cinquentenário do Maracanã, em2000.
* Jogadores como Pelé, Zico, Jairzinho, Roberto Dinamite, Rivellino, Zagallo, Amarildo, Franz Beckenbauer, entre outros que atuaram no Maracanã possuem a marca de seus pés representados em cimento.
*Uma curiosidade do local é que os goleiros, como Manga, possuem suas mãos marcadas, e
Garrincha, falecido à época da inauguração, tem um espaço especial com um par de suas chuteiras e uma camisa.
*O museu do estádio, conhecido como Museu do Futebol, foi inaugurado em 2006 e conta a história do Maracanã, do futebol do Rio de Janeiro e da Seleção Brasileira de Futebol. Dados e estatísticas
*O Maracanã teve Zico como seu maior artilheiro, jogador que atuou a maioria das vezes no estádio pelo Flamengo. Ele marcou 333 gols nas 435 partidas que disputou no estádio.Já Pelé é o jogador que mais marcou gols no Maracanã com a camisa da Seleção Brasileira, 30 gols em 22 partidas.
*.A maior goleada da história do Maracanã foi Flamengo 12 a 2 no São Cristóvão, pelo Campeonato Carioca de 1956.
*O Maracanã foi palco do milésimo gol da carreira de Pelé (Vasco 1 a 2 Santos, em 19 de novembro de 1969) e também da despedida do Rei do Futebol da Seleção Brasileira(Brasil 2 a 2 Iugoslávia, em 18 de julho de 1971).
*O maior público-visitante de uma equipe de fora da cidade do Rio de Janeiro foi registrado na semifinal do Camoeonato Brasileiro de Futebol, entre Fluminense e Corinthians. Aproximadamente 70.000 dos 146.043 pagantes eram torcedores do Corinthians ou simpatizantes de outras torcidas cariocas.
Outros eventos Não-futebolísticos
*Cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Pan-americanos de 2007.
*O Maracanã já recebeu, em 1983, uma partida de voleibol, entre Brasil e URSS Não havia sido a primeira exibição de outro esporte fora de futebol no estádio.
A equipe norte-americana de basquetebol Harlem Globetrotters já se apresentara em 1952. Não-desportivos Eventos de destaque realizados no Maracanã:
*Missa campal do Papa João Paulo II em 1980
*Espetáculo musical do cantor norte-americano Frank Sinatra em 1980
*Espetáculo musical do grupo de rock Kiss, em 1983pela turnê do disco Creatures of The Night.Parte do show foi editado em 2007 no DVD Kissology Volume 2: 1978–1991.
*.Espetáculo musical do cantor inglês Sting, em 1987; *Espetáculo musical da cantora de rock norte-americana Tina Turner, em 16 de janeiro de 1988 (registrado no anuário Guinness Book of Records como recorde mundial de maior público pagante de um artista até hoje.
Mais de 188 mil pessoas lotaram o estádio para o show, o qual foi transmitido ao vivo para todo o mundo). O show foi gravado e transformado em VHS e DVD Tina: Live in Rio '88.
*Espetáculo musical da apresentadora Xuxa Meneghel em 1988 que cantou para milhares de pessoas, que lotaram o Maracanã inteiro. O show foi transmitido ao vivo pela TV Globo no lugar de seu programa, Xou da Xuxa.
*.Espetáculo musical do cantor inglês e ex-Beatle Paul McCartney, em 1990 (registrado no anuário Guinness Book of Records como recorde mundial de público de show de cantor solo)
*Festival musical internacional Rock In Rio II, em 1991
*Chegada oficial da personagem de Papai Noel à cidade (realizado anualmente até 1991)*.
Espetáculo musical da cantora norte-americana Madonna, em 1993, com público de 120 mil pessoas
•Festival musical internacional Hollywood Rock, com apresentação dos grupos Barão Vermelho, Spin Doctors, Rita Lee e Rolling Stones, em 1995.
*Espetáculo musical do grupo Backstreet Boys, em 3 de maio de 2001, com o público de 70 mil pessoas. Para assistir ao show, cerca de mil pessoas ficaram acampadas em frente ao estádio
*Gravação do CD e DVD "Sandy e Junior Ao Vivo no Maracanã", da dupla pop Sandy e Junior, no dia 12 de outubro de 2002, com um público de 70 mil pessoas *Espetáculo da banda de rock canadense Rush em 23 de Novembro de 2002 pela turnê do disco Vapor Trails com público de 42 mil pessoas O show foi gravado e transformado em CD e DVD ao vivo Rush in Rio, editado em 2003.
*Show do grupo mexicano RBD no dia 8 de outubro de 2006, com um público de entre 45 e 50 mil pessoas. O show foi gravado e lançado em DVD, intitulado Live In Rio
*.Gravação do CD/DVD "Multishow Ao Vivo Ivete Sangalo no Maracanã", da cantora baiana Ivete Sangalo no dia 16 de dezembro de 2006, com um público de aproximadamente 50 mil pessoas*Show da banda de rock britânica The Police no dia 8 de dezembro de 2007.
*
Espetáculo Musical Stick & Sweet Tour de Madonna nos dias 14 e 15 de Dezembro de 2008.
*Show de comemoração de 50 anos de carreira do cantor Roberto Carlos, no dia 11 de Julho de 2009
*******

Nenhum comentário:

60 anos do golpe militar

      O golpe de estado de 1º de abril de 1964  foi o prelúdio de 20 “anos de chumbo”, onde a restrição dos direitos individuais, a   censur...

Textos mais visitados