Nos anos 80 os seus mais importantes ensaios -Crítica nas escolhas e Estética e Liberdade Humana, trouxeram fama no meio acaêmico.
O primeiro ensaio criticava a filosofia de um importante pensador chinês,Li Zehou.
Entre 1988 e 1989 bolsista em várias universidades fora da Chima como a Universidade de Columbia, a Universdade de Oslo e a Universidade do Havaí.
Em 1989,durante os protestos da Praça da Paz Celestial, ele estava nos Estados Unidos,mas decidiu voltar para se agregar ao movimento.Foi um dos 4 ativistas que persuadiram os estudantes a deixar a praça,salvando centenas de vidas
Desde 2003,é presidente da seção chinesa do PEN CLUB,entidade internacional que congrega escritores.
O ativismo político de Liu recebeu da ONG Repórteres sem Fronteiras o Prêmio Fondation de France, pela defesa da liberdade de imprensa
Foi preso em 8 de dezembro de 2008 pela sua partipacão política e formalmente acusado de incitação à subversão do poder do Estado.
Um ano depois, em 25 de dezembro de 2009, foi condenado a onze anos de prisão,o que provocou uma onda de reações em todo o mundo Liu Xia, a esposa do dissidente laureado com o Prêmio Nobel da Paz, visitou seu marido domingo,dia 9 de outubro, para comunicar a boa nova,mas foi capturada imediatamete com sua filha e ambas permanecem incomunicáveis em prisão domicilar.
Liu Xiaobo,muito emocionado, dedicou o prêmio `as vítimas do massacre da Praça da Paz Celestial.
O Episódio do Massacre da Praça da Paz Celestial
(Fonte das informações: Wikipedia)
O Massacre da Praça da Paz Celestial em 4 de junho de 1989 foi o ponto final de uma série de manifestações lideradas por cerca de cem mil estudantes e intelectuais na República Popular da China, entre os dias 15 de abril e 4 de junho de 1989 contra o governo do Partido Comunista, que era considerado corrupto e repressivo.
Os protestos consistiram em marchas pacíficas nas ruas de Pequim.mas a morte de um participante, Hu Yaobang precipitou a violência.
E o governo decretou lei marcial e mandou tanques à Praça para erradicar o protesto, o que resultou na morte de civis.
Os números de mortes variam entre 400 a 800 (segundo o The New York Times) a 2 600 (segundo informações da Cruz Vermelha chinesa). O número de feridos é estimado em torno de sete mil e dez mil, da acordo com a Cruz Vermelha
No dia 4, os protestos estudantis se intensificam muito. No dia 5 de junho, um jovem solitário e desarmado invadiu a Praça da Paz Celestial e fez parar uma fileira de tanques de guerra.
O momento histórico foi captado pelo fotógrafo Jeff Widener, da Associated Press e a imagem ganhou os principais jornais do mundo. O rapaz, que ficou conhecido como "o rebelde desconhecido" ou o homem dos tanques". foi eleito pela revista Time como uma das pessoas mais influentes do século XX. Seu nome e seu paradeiro são desconhecidos. ********************************************************************************
Nenhum comentário:
Postar um comentário