quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Coincidência no dia 24 de agosto:Galileu Galilei e o sistema planetário HD 10180

O sistema planetário HD 10180 está
situado a 127 anos-luz de distância da Terra, em algum ponto da constelação da Hidra (que você vê na foto ao lado)

"Astrônomos do ESO (Observatório Europeu do Sul) descobriram um sistema planetário com, pelo menos, cinco planetas em órbita de uma estrela do tipo solar, HD 10180.
Os pesquisadores têm também fortes indícios da existência de mais dois planetas, sendo que um deles deverá ser o exoplaneta de menor massa encontrado até agora.
Isto torna este sistema planetário muito semelhante ao nosso próprio Sistema Solar em termos do número de planetas (sete planetas contra os nossos oito). Além disso, a equipe encontrou evidências de que as distâncias dos planetas até sua estrela seguem um padrão regular, como acontece no Sistema Solar.
"Esta descoberta extraordinária também enfatiza o fato de estarmos agora entrando em uma nova era da investigação de exoplanetas: o estudo de sistemas planetários complexos e não apenas de planetas individuais. Estudos dos movimentos planetários no novo sistema revelam interações gravitacionais complexas entre os planetas e nos dão informações sobre a evolução do sistema a longo prazo," diz Christophe Lovis, principal autor do artigo científico que apresenta os resultados."
( da Redação do Site Inovação Tecnológica)
*****************************************************

Há exatos 401 anos (24/8/1600),Galileu Galilei foi o primeiro fazer uso astronômico de um telescópio,abrindo as portas da ciência para nova visão do mundo.
Graças a ele,em nossos dias,telescópios em órbita e no solo exploram o Universo 24 horas por dia.
Aqui estão as Top 10 imagens de nebulosas capturadas peloTelescópio Hubble,todas a milhares de anos-luz de nosso pobre planetinha azul,para que exercitemos a humildade.
************




Galileu Galilei (Pisa1564 — Arcetri 1642)

Filósofo,físico.matemático e astrônomo italiano foi figura de proa na chamada Revolução Científica,período que se dá a partir de quando ele, Kepler e outros pensadores iniciam suas descobertas no século 17.

Até então, a Ciência estava ligada à Filosofia.

Galileu desenvolveu estudos sobre movimento uniformemente acelerado e sobre o movimento do pêndulo.

Descobriu a lei dos corpos e enunciou o princípio da inércia e os conceitos mais tarde aprofundados por Isaac Newton.
Ao aperfeiçoar o telescópio refrator, descobriu as manchas solares, algumas estrelas da Via Láctea,as montanhas da Lua,as fases de Vênus ,quatro dos satélites de Júpiter ,os anéis de Saturno, .Desenvolveu a balança hidrostática,um compasso geométrico que permitia medir ângulos e área.

O termômetro de Galileu é,mais ou menos, o esboço do relógio de pêndulo.

Galileu foi condenado pela Inquisição a abjurar suas crenças de que a terra movia-se em torno do Sol, e a passar o resto da vida em confinamento,aguardando o momento de ser executado.
O julgamento durou seis meses e a sentença , de 22 de junho de 1633, contém essa pérola da estupidez humana :'Depois da tortura, Galileu,com vestes de penitente foi obrigado a recitar em público e assinar sua abjuração no Convento de Santa Maria"

Ao sair do tribunal após ser condenado, disse a frase célebre: "Eppur si muove", ou seja,"No entanto, ela se move", referindo-se à Terra.

A pena de morte foi comutada a confinamento no Palácio do Embaixador do Grão-duque da Toscana em Roma, depois na casa do arcebispo Piccolomini em Sena e, mais tarde, na sua própria casa de campo em Arcetri.

*******************************************

Nenhum comentário:

19. de abril-Dia do índio. ops ! Dia dos Povos Originários do Brasil.

  O Ministério dos Povos Indígenas, ou Ministério dos Povos Originários, foi estabelecido em 11 de janeiro de 2023,sob o governo de Luiz Iná...

Textos mais visitados