quinta-feira, 24 de junho de 2010

Um ano sem o Rei do Pop

Saudades
(1996-Michael Jackson grava clip no Morro Dona Marta,Rio)
(26 de junho,2009)
Não quero chover no molhado e nem fazer laudatórios. Na cultura ocidental,depois que morre, a pessoa é santificada,mesmo por quem sempre a detonou ,como ouvi ontem .Declarações efusivas de um expert musical ,em entrevista gravada para noticiário de tv.
Michael Jackson estará para sempre em minha estante de Cd's .
Meus filhos cresceram dançando nas discotecas ao som de suas musicas,muitos de seus amigos tentaram fazer ,aqui na sala,aquele passo genial ,"moonwalk" (andar na lua), marca registrada, quando cantavam "Billie Jean" .Com certeza devem estar se sentindo meio órfãos hoje, e eu ..com muitas saudades dos pré adolescentes e adolescentes que eles foram,quando movimentavam a casa com alegria,música e...Michael Jackson
Desde sempre, amei o menininho que ficava `a frente do grupo de irmãos cantando “Abc abc, its easy ,Its like counting one, two three, or simple as do re mi, abc, its easy”. Não era fácil, né, Michael? A gente quase chegava a ver a presença daquele pai com fama de carrasco e herói/bandido nos bastidores.
Por que?
De uns vinte anos pra cá, minha grande dúvida sobre o Rei do Pop sempre foi a mesma. Por que um ser humano vem do nada,atinge o apogeu, torna-se dono de fortuna estimada em um bilhão de dólares e, a partir de 1984, começa a derrocada,tanto na persona como na pessoa física? Na pessoa jurídica também, a que acatou a super idéia de seus agentes : comprar os direitos dos catálogos dos “Beatles”, para-depois- ter que revender meio a preço de banana. Por que?
Você perdeu o controle da Persona, Michael? Por que embranquecer no momento do apogeu da black music? Por que não se preservar dos escândalos?
Como estou começando um pequeno ensaio sobre Lewis Carrol (autor de "'Alice no Pais das Maravilhas" e também citado como pedófilo platônico, porque era presbítero e confessava masturbações noturnas nas páginas do diário que os irmãos esqueceram de arrancar depois da morte) as duas legendas,separadas por quase dois séculos, se juntaram no mesmo raciocínio,
A família Liddel não sacava a preferência? As fotos sexy de Alice, na era vitoriana, estão aí para quem quiser ver.
Vamos e venhamos:você aí,meu leitor ou leitora,deixaria seu filho/filha ou neto/neta passar, sozinho,uma tarde na “Neverland” ou dormir lá?E será que-os que o fizeram-não teriam tido o objetivo de processar e, depois, fazer acordos fora dos tribunais.? Os pais dos supostamente abusados não seriam tão ou mais envolvidos?
O amigo e psicólogo Marcelino Tomkowsky, que mora aqui `a esquerda, na minha lista de blogs favoritos, escreveu no início do mês sobre auto-sabotagem e foi até convidado a participar de programa na emissora TV Brasil (Atitude.com) para falar sobre o assunto. Curiosa e premonitoriamente, a produção escolheu para fundo musical um grupo cover do Jackson Five. .
Quem sabe esse não era seu problema,Michael?Talvez auto-sabotagem?
Aqui no Brasil,sua influência está até nos nomes próprios. Fazendo uma reflexão lembrei de tantos Maicons, Jonathans,Stéfanies (existem dezenas de formas de grafar listadas em cartórios) e a mistura de todos esses nomes, tantos. Jogadores de futebol, atrizes, crianças anônimas.
Além de grande performer, Michael era um filantropo,sempre envolvido nas grandes causas humanitárias, para as quais doou fortunas.
Palavras de Quincy Jones de 76 anos, que trabalhou com ele no álbum "Thriller" (1982), o mais vendido da história da música, "Estou totalmente devastado por esta trágica e inesperada a notícia . Ele tinha tudo:talento, graça, profissionalismo e dedicação".
***********************
Até hoje, um ano depois,a marca "Michael Jackson" já faturou cerca de um bilhão de dólares.A fortuna ficou assim dividida: 40% para a mãe, que tem a guarda dos filhos,40% para os filhos (receberão aos poucos,até completarem 40 anos) e 20% para caridade.
***********************
Clip "They don't care about us" gravado na Comunidade do Morro de Dona Marta,em Botafogo-zona sul do Rio e no Pelourinho, em Salvador-BA
com o Grupo Oludum
Dirigido por Spike Lee
clique aqui e espere um pouquinho só
*******************************************************

Nenhum comentário:

60 anos do golpe militar

      O golpe de estado de 1º de abril de 1964  foi o prelúdio de 20 “anos de chumbo”, onde a restrição dos direitos individuais, a   censur...

Textos mais visitados