terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Carnaval / Mi-carême /'Micareta


Micareta é o nome com que no Brasil é denominado o "carnaval fora de época".
A palavra vem de uma festa francesa, Mi-carême, e desde os anos noventa passou a ser usado em festejos carnaavlescos que atravessam o calendário, em várias várias em cidades brasileiras,
Micarême era uma festa que acontecia na França, desde o século XV, em meio ao período de quarenta dias de penitência da Igreja Católica.
A palavra significa literalmente “meio da quaresma”.
No Brasil, a introdução da Micarême como festa urbana aconteceu pela primeira vez na cidade de Feira de Santana, Bahia. Aqui no Rio, durante minha infância e adolescência, o clube Monte Líbano( na Lagoa-fronteira com o Leblon) tinha um animado Micarême, onde minha mãe ia se divertir com amigo,s irmãos e cunhadas.
O jornal O Lidador da cidade de Jacobina, Bahia,na edição de 07 de abril de 1935 fazia campanha pela mudança de nome, “Despertae, foliões, para o delírio que impolga. E"Erguei-vos, jacobinenses, em extase de alegria e vinde com as “Sertanejas Alegres” festejar o “Bicarnaval”, “Micareta”, “Refolia”, ou “Mi-careme” que a 28 do corrente reinará sob louco enthusiasmo, espancando tristezas e dissidencias. A cousa vae ser da outra vida e não haverá quem resista a tentação.”
Em 1935, de acordo com o resultado de um plebiscito organizado pelo pelo jornal A Tarde, o nome foi mudado para micareta e a festança acontecia depois da Páscoa.

4 comentários:

Anônimo disse...

Olá td bem vc deve escrever melhor , la em baixoo está assim ''pelo pelo J..''..

Anônimo disse...

tu es um noob

Anônimo disse...

Gostei do seu texto!
Precisava pra fazer um trabalho de escola!
Não liga todos erram!Eu, eles, todos erram só não adimitem!

Anônimo disse...

sou o mesmo de cima! Eu me referia ao "pelo pelo Jornal..."!

60 anos do golpe militar

      O golpe de estado de 1º de abril de 1964  foi o prelúdio de 20 “anos de chumbo”, onde a restrição dos direitos individuais, a   censur...

Textos mais visitados