sábado, 2 de janeiro de 2010

2010-Ano Internacional da Biodiversidade



Segundo o Artigo 2 da Convenção sobre Diversidade Biológica,"biodiversidade significa a variabilidade de organismos vivos de todas as origens, compreendendo, dentre outros, os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos de que fazem parte; compreendendo ainda a diversidade dentro de espécies, entre espécies e de ecossistemas"
Na resolução 61/203 de 20 de dezembro de 2006, a Assembléia Geral das Nações Unidas declarou 2010 como o Ano Internacional da Biodiversidade.

A Convenção da Diversidade Biológica ,primeiro instrumento legal para assegurar a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais entrou em vigor em dezembro de 1993.,com a adesão de 160 países. Ela foi elaborada em junho de 1992, quando sediamos uma Conferência das Nações Unidas, a Rio-92, para pensar e iniciar as medidas de proteção do meio ambiente.
O Brasil com área de 8,5 milhões km², ocupa quase a metade do terrotório da América do Sul. Tem zonas climáticas que vão do úmido norte ao temperado do sul, passando pelo semi-árido do nordeste. Possuímos a floresta tropical úmida -a Floresta Amazônica) e a maior planínice inundadal -o Pantana,bosuqe serrados,caatinga e a Mata Atlântica na costa marinha de l) 3,5 milhões km² .
E manguezais,dunas,lagoas,vários estuários de rios e outras rtegiões de pântanos. Possuímos a a maior biodiversidade do mundo(cerca de 20% do número total de espécies da Terra):primatas.(55 espécies)anfíbios(516 espécies),3010 espécies de vertebrados e a flora mais diversa do mundo, com plantas de importância econômica inestimável.(55 mil espécies descritas)e 3000 espécies de peixes de água doce.522 espécies de mamíferos.
Esta verdadeira riqueza de espécies,apenas resumidas aqui ,corresponde a 10% dos anfíbios e mamíferos e 17% das aves descritas em todo o planeta.
******************************************************************************

Nenhum comentário: