segunda-feira, 29 de junho de 2009

Centenário de nascimento de Dom Helder Camara,o"Bispo Vermelho"


 

           E dez anos de sua morte                              
               (fevereiro,2009)    
Doutor Honoris Causa pela Universidade de Saint Louis,nos Estados Unidos e  mais 32 títulos de diversas outras universidades brasileiras e estrangeiras:Alemanha, Bélgica, Canadá Suíça, Holandae  Itália.Cidadão Honorário de 28 cidades brasileiras e das cidades de São Nicolau na Suíça e Rocamadour, na França. Recebeu o Prêmio Martin Luther King nos EUA,o Prêmio Popular da Paz, na Noruega e diversos outros prêmios internacionais. Indicado quatro vezes para o Prêmio Nobel da Paz. Todas o dinheiro que recebeu nas premiações foi doado para obras sociais.
Este é um pedacinho do currículo de Dom Helder Camara,cujo  acervo histórico  é mantido pelo Instituto  que leva seu nome,em Recife.   
Helder Pessoa Camara.nasceu em 7 de fevereiro de 1909,décimo primeiro  dos 13 filhos de João Eduardo Torres Câmara e  Adelaide Rodrigues Pessoa Camara. Perdeu cinco irmãos no mesmo mês, durante uma epidemia de difteria (crupe)  e, sobrevivente, aos 14 anos entrou para o Seminário da Prainha de São José, em Fortaleza. Ali  fez os estudos preparatórios e estudou  Filosofia e Teologia
Foi ordenado sacerdote em 15 de agosto de 1931, e logo nomeado diretor   do Departamento de Educação do Estado do Ceará.
Em 1936 veio para o Rio de Janeiro,onde-entre tantas realizações-organizou o  36º Congresso Eucarístico  Internacional(1954),fundou a Cruzada São Sebastião no hoje charmoso bairro do Leblon-então quase um deserto-para atender moradores das favelas cariocas e o Banco da Providência, destinado a ajudar famílias na faixa da miséria.
Este ano será realizada a  quadragésima nona edição da Feira da Providência, no Riocentro. 
Trabalhou  na Secretaria Estadual de Educação, no Ministério da Educação e Conselho Nacional de Educação e organizou a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o Conselho Episcopal Latino Americano (Celam). 
Dom Helder  foi sagrado Bispo em 20 de abril de 1952  e escolheu como lema "In Manus Tuas",entragando sua vida nas mãos de Deus.   
Em seguida,foi escolhido  bispo auxiliar do Rio de Janeiro. Durante 12 anos foi o secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e, durante anos,foi delegado do Brasil no Celam e seu vice-presidente. 
Dom Helder foi uma  figura  destacada do modelo de igreja progressista ao optar por priorizar assistência à pobreza.    
No dia 14 de março de 1964,quando estava em Roma, foi indicado pelo Papa Paulo VI para ocupar a Arquidiocese de Olinda e Recife . Dom Helder voltou ao Brasil para assumir o novo cargo e, depois de discursar para milhares de pessoas,seguiu -num carro aberto-   para o Palácio  dos Manguinhos, residência oficial do arcebispo, na Avenida Rui Barbosa, bairro das Graças.
Dom Helder divulgou uma nota, afirmando que era "um nordestino falando a nordestinos com os olhos postos no Brasil, na América Latina e no mundo.Um cristão dirigindo-se a cristãos, mas de coração aberto, ecumenicamente, para os homens de todos os credos e de todas as ideologias. Um bispo da Igreja Católica que, à imitação de Cristo, não vem ser servido, mas servir".
À multidão, afirmou também que, a exemplo de Cristo, devia ter um amor especial pelos pobres,em especial  pela pobreza envergonhada e tentando evitar que a pobreza se resvale para a miséria. Disse que “a pobreza pode, às vezes, ser um dom generosamente aceito ou até espontaneamente oferecido ao Rei, e que a miséria é aviltante porque fere a imagem de Deus".
Antes de falar ao povo, o novo arcebispo pediu para não isolarem frases de seu discurso,  que o divulgassem por inteiro. "Só o conjunto da mensagem dá uma idéia exata da minha alma", explicou. 
Isso precisava ser compreendido por conta da situação política do momento - em 31 de março de 1964, aconteceu o golpe militar derrubando o presidente João Goulart e os governadores do Rio Grande do Sul, Leonel Brizola, e de Pernambuco, Miguel Arraes. 
     Posse como Arcebispo
No dia 12 de abril de 1964,tomou posse como 30º bispo e 6º arcebispo de Olinda e Recife, em cerimônia na Catedral da Sé, em Olinda. Três dias após a sua chegada, recebeu o título de cidadão pernambucano, conferido pela Assembléia Legislativa. 
Em 27 de maio de 1969,uma tragédia: seu auxiliar mais próximo,o   sacerdote Henrique Pereira Neto foi barbaramente assassinado.crime que foi atribuído `a ditadura militar, de quem Dom Helder era considerado inimigo  . 
No dia 8 de julho de 1980. Recebeu do  papa João Paulo II, em visita ao Recife  o título de "irmão dos pobres” 
Em 15 de agosto de 1981 comemorou   o cinqentenário de sacerdócio. Ao completar 75 anos, em 1984,renunciou à Arquidiocese, que conduziu por 20 anos.  
Dom Helder desenvolveu uma linha de trabalho na defesa dos direitos humanos: a Comissão de Justiça e Paz ,defensora de presos políticos e perseguidos pela ditadura militar.Foi chamado " o  Bispo Vermelho",pela imprensa internacional,o que aumentou a repercussão de suas atitudes em defesa da liberdade e contra a intolerância e qualquer espécie de discriminação.
Uma curiosidade : Dom Helder também foi compositor. "Último Ato" (Sergio Malta-Helder Camara) 1962 , gravada por Rinaldo Calheiros Eu Agradeço a Você ( Helder Câmara-Roberto Mário) 1964,foi  gravada por Anísio Silva; "Se A Gente Morresse De Amor" (Lindolfo Gaya- Helder Camara),de 1968,foi gravada pela cantora. Márcia.  
O irmão dos pobres. morreu no dia 7 de fevereiro de 1999,aos 90 anos.
Havia escolhido morar na pequena Igreja das Fronteiras em lugar do Palácio de Manguinhos,sede  Arquidiocese de Olinda e Recife. Preferiu a simplicidade à pompa.
Esse era Dom Helder.
*****************************

2 comentários:

katia D'Angelo disse...

Tereza gostariamos muito de poder contar com sua integridade,veja minha história no meu blog. Luto pelas mulheres e suas familias no Rio de Janeiro. katiadangelonua.blogspot.com

http://www.youtube.com/watch?v=3STAwJcj2J4

katiadangelo@hotmail.com

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Maluca da cabeça, nada me interessa, sou tricolor. em elaboração

  ACONTECIMENTOS IMPORTANTES EM 1902, encontrados em buscas na internet:       Acontecimentos no Brasil Fundação do Fluminense Football Club...

Textos mais visitados