sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Resenha de Exposição/Centro Cultural Oduvaldo Viana Filho

(março 2007)  
Identifiquei-me
Uma espécie de mantra repetido ad nauseam :ti âmu-ti âmu-ti âmu””versão em nosso sotaque de “te amo, te amo, te amo” recitado por uma modelo em foto de frente e de perfil,recebe e acompanha o visitante da exposição “Identifique-se,” terceiro trabalho individual do artista carioca Anderson Eleotério.

Parte de seu Projeto Luz e Treva , que explora a simbologia do espelho associada com teorias Junguianas , “Identifique-se” abre o calendário de artes visuais de 2007 do Castelinho do Flamengo, Centro Cultural Oduvaldo Vianna Filho.

Frases que levam `a meditação e introspecção estão sutilmente misturadas `as imagens e colagens :

Os que sabem não dizem, os que dizem não sabem”, do Tao Te Ching 56-1,”

'Só o sutil penetra o denso” evocando Hermes Trimegistus pai e fundador da Alquimia  


“ o essencial é invisível para os olhos” do Pequeno Príncipe de Saint-Exupéry.

A instalação representando lápide em relva de cemitério me lembrou muito o conceito “o que te fez mudar ? minha vontade assim o quís”do ritual do exorcismo.

O registro em vídeo da performance/ritual que simboliza a purificação através do conhecimento,mostrando Anderson Eleotério banhado em água utilizada para lavar livros ,permanece até o encerramento da temporada da exposição.

Assim como a remontagem da instalação “Apropriação Consciente”,camisetas com nomes de comunidades do site de relacionamentos Orkut expostas num varal.

A instalação esteve na série “Roupa de Artista”,evento de moda, arte e design, realizado da Casa de Criadores no Vale do Anhangabaú, em São Paulo Na mesma sala, um espelho embaçado aguarda o espectador e lhe mostra a extensão do pensamento na imagem distorcida.
Identifiquei-me.

******************************** 

Anderson Eleotério - “Identifique-se” 
Instalações, fotografias, colagens, vídeos e performance. 
 no Castelinho do Flamengo - Centro Cultural Oduvaldo Vianna Filho. 
Exposição: 21 de dezembro de 2006 a 18 de março de 2007. 
Terça a domingo: 10 às 20h. Castelinho do Flamengo 
 Centro Cultural Oduvaldo Vianna Filho. Praia do Flamengo 185 – ( 2205-0276 Entrada Franca

Nenhum comentário:

Internet faz 35 anos

  "O World Wide Web é um termo técnico que foi traduzido para a língua portuguesa como rede mundial de computadores, também conhecido c...

Textos mais visitados