quarta-feira, 13 de junho de 2018

Chacarera,dança folclórica tradicional da Argentina


 

  Assim nos ensina a Wikipedia:


"Chacarera é uma dança e música popular originária do noroeste da Argentina desde o século XIX. A música toca-se geralmente com violão, violino, acordeão e bombo leguero
A chacarera pertence ao grupo de danças picarescas, de ritmo ágil e caráter muito alegre e festivo. 
No caso da chacarera boliviana a vestimenta da mulher apresenta flores estampadas e são de cores 'quentes' babados, avental e sapatos de salto baixo. 
Em nenhum caso existem fitas de cor no cabelo, e o penteado é uma trança. O homem usa botas, bombachas, rastras, camisa, lenço, chapéu e, nas épocas de frio, poncho"

***********************************

Assista aos vídeos

 Mercedes Sosa
"Para cantar he nacido"

https://www.youtube.com/watch?v=H4x9oSFX5DA

"Chacarera del Rancho"



 https://www.youtube.com/watch?v=47g0Ed1eHaY


É difícil chegar às origens da Chacarera por falta de documentos e referências.
No entanto, de acordo com a tradição oral , surgiu em Santiago del Estero, mais precisamente em Salavina. 
O fato de,nesta província, existirem chacareras com letras em  dialeto quíchua  santiaguenho é um fator comprovante da teoria.
 

Ali foi encontrada a  primeira menção  por Isabel Aretz, em "Memórias de Florencio Sal,publicado em Tucuman em abril de 1913. 
 

O nome vem da palavra "agricultor-chakra'
porque normalmente é dançado no campo,  mas vem sendo trazida aos poucos para as cidades. 


Em meados do século XX, com a chegada de  de migrantes internos nas zonas industriais, a chacarera chegou a Buenos Aires. 
Na década de 60. com o ressurgimento do gosto pelo folclore nacional,  sua popularidade aumentou.
***

Intérpretes mais conhecidos: 

*Los Kari Huainas (1947) (Homens Jovens), dirigido por Oscar Segundo Reed representando 5 gerações de músicos folcloristas em Santiago del Estero e que ainda continua, em atividade 
 

*Chalchaleros (1948),
"* The Border (1953), Los Salta (1958), Los Cantores del Alba (1958), o Tucu tucu (1959), o Manseros santiagueños (1961), Hermanos Nunez (1965) Mercedes Sosa (1965), Duo Salteño (1967) 
Família Carabajal (1970), que representa muitas gerações de músicos e cantores chacareros, começando com Agostinho Carabajal, Carlos Carabajal (que começou com o conjunto Kari Huainas) e em seguida, com Carabajal, de Peteco, Roxana, entre outros.
*** 
Esta dança é tocada e dançada em muitas províncias da Argentina, especialmente em Catamarca, Salta, Tucumán, Santiago del Estero, Jujuy e no norte cordobês.A Chacarera  continua sendo argentina, apesar de nos últimos 40 anos  sua prática ter se instalado no Chaco boliviano.  

O esclarecimento quanto à origem e propriedade do chacarera foi a voz enérgica da dançarina e coreógrafa boliviana Amanda Zelaya. 

Zelaya afirmou  que em todas as   pesquisas não encontrou nenhuma música boliviana semelhante à   chacarera/
E  que esta forma musical não faz parte do património da Bolívia, mas é,ao contrário, uma dança "adquirida" e  que a  influência é notória,"empréstimos culturais em termos antropológicos" 

*****
Foi  a migração de bolivianos trabalhando na colheita  que ajudou a  divulgar a dança nos  campos  do norte da Argentina e,depois. a espalhou na Bolívia. 

 Ali existem grandes intérpretes e compositores de chacareras como Yalo Cuellar, Esther Marisol, The Black Palma, Juan Enrique Jurado, Los Canarios del Chaco, Huáscar Aparicio, Dalmiro Cuellar, 
A  dança é popular em vários   departamentos da Bolívia, especialmente no  Chaco Tarijenho, no  Chaco Santa Cruz  e no na Chuquisaca e chega até a lugares muito distantes como a   a cidade de Tarija.

Nenhum comentário:

a seguir > Os misteriosos alinhamentos de Carnac,na Bretanha

Recentes estudos arqueológicos nas proximidades de Carnac obtiveram datas que variam entre 4.800 e 3.500 aC. CONTINUA

Textos mais visitados