Qualquer pessoa nascida nos anos finais do século passado/início deste,deve conhecer de ouvir falar o que era a vida financeira no Brasil antes de 1o de julho de 1994.
Uma medida provisória foi editada na véspera, 30/6 ,pelo então presidente Itamar Franco, criando o Real, com o objetivo de controlar a hiperinflação, que em junho de 1994, mostrava 4.922% em doze meses.
Essa taxa desenfreada, simplesmente destruía- dia a dia- o valor do salário dos trabalhadores.
Em março de 1994, havia sido criada a Unidade Real de Valor (URV)- que faria a transição para o Real, reutilizando o nome da primeira moeda oficial do Brasil, vigente até 1833.
*****
Querida amiga médica, funcionária federal e com consultório particular, recebia seu sofrido dinheiro que mudava de nome toda hora e já corria para as casas de câmbio,o transformava em dólares e,acompanhando a montanha russa do valor da moeda americana, ia revertendo, aos poucos,na moeda da vez.
Era a realidade dos brasileiros.
Nos supermercados, os produtos mudavam de preço várias vezes ao dia.
Um novo cargo surgiu : o etiquetador, com sua maquininha etiquetando os novos preços.
Lembrando que as lojas fechavam às 22 horas e a maioria não funcionava nos fins de semana.
Outro amigo, corajoso,juntando dinheiro para casar num momento tão caótico,comprava linhas telefônicas ( que valiam como bens na declaração do imposto de renda ) e as vendia, ao sabor da correnteza fatal.
Fomos ,uma vez, observar com olhar socioantropológico, a barbaridade das carnes comercializadas a céu aberto, sem controle nem higiene no Campo de São Cristóvão, zona norte do Rio, próximo ao Museu Imperial -recentemente destruído num incêndio.
E as filas para comprar de tudo : de arroz, feijão,açúcar, cebola, batata? Aqui e no resto do país.
Um caos.
Real (R$) vigente a partir de 01/07/1994.
Equipe que formulou o Plano Real
Pérsio Arida, André Lara Resende (ambos também participaram do Plano Cruzado na década de 1980), Gustavo Franco, Pedro Malan, Edmar Bacha e Winston Fritsch.
Os Resultados funcionando
Segundo o IBGE, "a inflação que estava em quase 5.000% em 12 meses até junho 1994 (um mês antes do lançamento do Real), caiu para cerca de 30% um ano depois"
O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) é um indicador de preços calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) desde 1979.
O IPCA mede a variação mensal dos preços de uma série de produtos e serviços
comercializados no varejo e compara os números obtidos com os dados do mês anterior. A variação identificada nessa equação é a inflação do mês em questão,"(este texto em itálico é daWikipedia)
foto: site Mundo Educação UOL |
3,93%
******************************
Nenhum comentário:
Postar um comentário