sábado, 14 de outubro de 2023

Origem do conflito Israel -Palestina




 "Pra variar, estamos em guerra".
No caso, desde o início do século 20

Traduzi ,acrescentei e editei  um excelente artigo do site TRT AFRIKA, de ontem (13/10/23),contando em linha do tempo, a triste história.

*******

 Início de 1900 -O conflito Israel-Palestina  é o mais longo do  do mundo. Um pequeno número de judeus europeus procura estabelecer uma pátria judaica. 

Mas o que realmente "acendeu a pólvora"?

 
 

1917-Arthur Balfour(foto), então Secretário dos Negócios Estrangeiros da Inglaterra e ex Primeiro Ministro(1902-1905),
, escreve uma carta a Lionel Walter Rothschild, líder da comunidade judaica britânica.

Nesta carta, Balfour promete que seu governo   facilitaria “o estabelecimento de um lar nacional para o povo judeu na Palestina”.

Esta carta fica conhecida como "Declaração Balfour".

1922 - A Liga das Nações dá à Grã-Bretanha poder vinculativo sobre o território então chamado Palestina. Este território incluía o atual Israel, bem como a Cisjordânia e a Faixa de Gaza.

Durante o Mandato, a Grã-Bretanha permite o fluxo de imigrantes judeus na Palestina e começa a concretizar o objetivo de ali estabelecer um estado judeu.

reunião da Liga das Nações
A Liga das Nações foi uma organização internacional  criada em abril de 1919, em Versalhes, França onde as potências vencedoras da 1a Guerra Mundial  se encontraram para negociar um acordo de paz. 

A última  reunião da Liga foi em abril de 1946.

 ***

1933-1939-Neste curto período,a imigração judaica para a Palestina dá origem a distúrbios generalizados e incidentes violentos entre judeus e árabes.

Criação da ONU

24 de outubro de 1945 Criação da Organização das Nações Unidas (ONU)  na cidade de São Francisco, EUA, como resultado das conferências de paz realizadas no final da Segunda Guerra 

50 países assinaram, inicialmente, a Carta das Nações Unidas, excluindo os que haviam feito parte do Eixo.:Alemanha,Itália e Japão.


****

Declaração da Independência de Israel

14 de maio de 1948-a Grã-Bretanha termina seu mandato sobre a Palestina na sequência de uma resolução da ONU adotada no ano anterior, sobre   partilha do território entre árabes e judeus.

No mesmo dia, o Estado de Israel foi fundado nas terras concedidas aos judeus pelo Plano de Partilha.

A primeira guerra árabe-israelense começa menos de 24 horas depois,quando os exércitos  do Egito, Jordânia, Síria, Líbano e Iraque invadem o país, forçando Israel a defender a soberania que acabara de reconquistar.  

1956, 1967, 1973 e 1982 ;Israel  trava  quatro guerras contra os árabes  e sai vitorioso todas as vezes.


Junho de 1967
Os árabes, que não aceitaran a proposta   da ONU em 1948, ficam com as terras adicionais que perderam na Guerra dos Seis Dias de 1967: Gaza,Cisjordânia e Jerusalém Oriental.

Todas as iniciativas de paz entre Israel e a Palestina se tornam inúteis, com  os  dois lados  concentrados no aumento cada vez maior da violência.

Hoje, os palestinos que permanecem em Israel representam cerca de 21% da população, de uma população total de 9,73 milhões.  

1987- Primeira Intifada

 Revolta popular  em Gaza contra a ocupação israelita da Cisjordânia, Gaza e Jerusalém Oriental.

1993 - A Intifada termina com a assinatura dos Acordos de Oslo, criando  Autoridade Palestina . Este governo interino tem autonomia limitada nas áreas urbanas da Cisjordânia e da Faixa de Gaza.

1995-Israel constrói uma cerca eletrônica e um muro de concreto em torno de Gaza, cortando as comunicações entre os dois territórios palestinos (foto ).A obra foi interrompida várias vezes, inclusive em 2011, quando foi considerada ilegal.


 Nascimento do Hamas

O Hamas ganha destaque logo após o início da primeira revolta palestina em 1987 ( Primeira Intifada)  contra a ocupação israelense da Cisjordânia, Gaza e Jerusalém Oriental.

soldados do Hamas

O grupo, opositor dos acordos de paz de Oslo, não reconhece a condição de Estado de Israel, mas aceita um Estado palestino baseado nas fronteiras de 1967.

 É criada uma ala militar,  Brigadas Izz al-Din al-Qassam, para manter a luta armada contra a ocupação israelita.

2007- O Hamas controla a Faixa de Gaza, um território de aproximadamente 365 km² onde vivem mais de 2 milhões de pessoas, depois de vencer as eleições legislativas de 2006.


 ************************






Nenhum comentário:

NIKI DE SAINT PHALLE. lançamento de filme e minibio

 "  Niki  é um filme biográfico francês  de 2024 dirigido por Céline   Sallette , em sua estreia na direção, estrelado por Charlotte Le...

Textos mais visitados