Ativista em prol da paz e dos direitos humanos, cantora, compositora, cineasta e artista plástica vanguardista.
Yoko Ono Lennon nasceu em Tóquio, Japão, no dia 18 de fevereiro de 1933,numa famíia aristocrática.
Filha de Yeisuke One, descendente de um imperador do Japão, pianista e executivo de banco, e de Isoko Ono, neta do fundador do Banco Yasuda.
Gerido pelo clã Yasuda, o banco foi um dos quatro grandes zaibatsu,conglomerados industriais familiares do Japão imperial, fundado pelo empresário Yasuda Zenjiro, em 1880.
Foi dissolvido no final da Segunda Guerra Mundial, em 1945, por ordem do Comandante Supremo das Forças Aliadas.
Aos quatro anos de idade, Yoko foi matriculada na Tokyo's Peers School, uma das mais exclusivas escolas do Japão, que admitia apenas alunos descendentes de aristocratas ou da família imperial.
****
A infância foi marcada pela Segunda Guerra Mundial. A família, sobrevivente de constantes bombardeios,mudou-se para os Estados Unidos.
Yoko continuou seus estudos,ingressou na Universidade,sempre interessada pela arte.
Yoko e Toschi ao piano -1961 |
Igualmente envolvida com música, conheceu Toshi Ichiyanagi, pianista compositor japonês avant garde e se casaram em seguida .
União desaprovada pelos pais,
pois o noivo não era descendente da aristocracia japonesa.
*****
Yok,Cox e Kyoko |
Kyoko e sua mãe |
do amor ao ódio e logo se separou,antes de se divorciar, em 1969.
Kyoko Chan Cox cresceu longe da mãe e ,consta, não estreitaram laços profundos,
até 2001. O tempo se encarregou de acertar as coisas, com a ajuda de John Lennon, o próximo marido,enquanto viveu.
John conheceu Yoko em Londres, 1966,numa das suas exposições e logo se tornou grande admirador do trabalho mega vanguardista.
Na verdade,mais que isso : começaram a namorar abertamente, embora John estivesse casado com Cynthia,mãe de seu filho Julian,para grande indignação de Paul McCartney,amigo da família.
John Lennon e Yoko decidiram se casar, depois do polêmico e midiático divórcio do líder dos Beatles.Na Inglaterra, eles enfrentaram muita burocracia por causa dos documentos japoneses de Yoko, e escolheram um local menos complicado para realizar o casamento:Gibraltar, território Britânico no sul da Espanha.A noiva vestia tênis e minissaia, em plenos anos 60.
A lua-de-mel foi um happening,termo muito em voga na época :em Amsterdam,numa vitrine e pela paz, o Bed in atraiu a atenção do mundo.O casal protestava, a seu modo,contra a Guerra do Vietnam.
Viveram felizes nos primeiros anos,morando em Nova York, em 1975 nasceu o filho Sean-batizado por Elton John,depois começaram os problemas.
Sean Ono Lennon hoje |
Partiram para um casamento aberto, aconteceram abortos,uso de drogas pesadas,pequenas separações e voltas, a extinção dos Beatles.
Até que John ,que era um pouco ausente de seu primeiro filho,Julian,decidiu se dedicar inteiramente à nova família e estavam vivendo um bom momento.
Em 8 de dezembro de 1980, o mundo ficou chocado com a notícia da morte do ex-Beatle.
John Lennon, foi assassinado perto de seu apartamento, por um “fã”, chamado Mark Chapman.
Preso no local, Chapman ,mais tarde, se declarou culpado e recebeu uma sentença de prisão perpétua.
**********
A vida depois de Lennon
Após a morte de John, Yoko teve outros relacionamentos, mas não se casou, e passou a dedicar seu tempo à criação do filho Sean Taro Ono Lennon, e também retornou às artes plásticas.
Durante todos esses tempos, deu seguimento à carreira musical na companhia da banda do filho e reforçou seu belo lado mecenas destinando boa parte da imensa fortuna a causas humanitárias.O tempo, malvado, deixou marcas físicas em Yoko .
Hoje, ela não consegue se locomover,mas a mente continua brilhante como sempre,aprimorada pela rica vivência.
Numa reportagem,a revista alemã STERN,informa que Yoko recorre regularmente aos responsáveis judiciais e exige que o assassino de seu marido nunca seja libertado da prisão.
Em agosto de 2022, o pedido de liberdade condicional de Mark Chapman foi rejeitado .
"Nos últimos cinquenta ou sessenta anos fui insultada, mentiras foram espalhadas sobre mim e cartas de ódio foram enviadas para mim", disse ela ao "Frankfurter Allgemeine Zeitung" em 2013.
Ela transformou o ódio em energia positiva. "Foi tanta energia que agora tenho o suficiente para duzentos anos."
Em 2009, recebeu o Leão de Ouro pelo conjunto da obra na Bienal de Arte de Veneza.
***************************
"Woman" ,por John Lennon, declaração de amor que qualquer mulher gostaria de receber!
https://www.youtube.com/watch?v=zF6e-NmwmnA
Um exemplo do trabalho criativo de Yoko
Woman Power
https://www.youtube.com/watch?v=AShdkFArvOA
******************
Um comentário:
Querida Thereza, amei seu texto sobre Yoko! Não conhecia a história dela antes do Lennon. Que mulher incrível! Tbm nunca soube do mecenato. Não à toa, Lennon dedicou à ela canção tão maravilhosa!
Postar um comentário