segunda-feira, 7 de junho de 2021

Filósofa alemã Hannah Arendt. citada na CPI da COVID




  


"O senador Alessandro Vieira (Cidadania-ES) comparou Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde, com o oficial nazista Adolf Eichmann, um dos responsáveis pelo Holocausto.

 Vieira fez uma referência ao fato de que Eichmann, ao ser julgado, se defendeu afirmando ser apenas um burocrata que seguia ordens no regime nazista. O fato inspirou a filósofa Hannah Arendt construir o conceito de “banalidade do mal”.

***********

Há exatos 60 anos,em 11 de abril de 1961, começou em Jerusalém o julgamento de Adolf Eichmann, responsável durante a 2ª Guerra pela deportação de centenas de milhares de judeus para campos de concentração.

 Hannah Arendt, filósofa política alemã de origem judaica, foi contratada pela revista The New Yorker para cobrir o julgamento do oficial nazista , o mais midiático  desde o tribunal de Nuremberg

 As reportagens sobre o julgamento  inspiraram  o livro "Eichmann em Jerusalém, um relato sobre a banalidade do mal "  

*********

A seguir, trecho publicado no site politize !

"Após a segunda Guerra Mundial, os representantes dos governos dos Estados Unidos, França, Grã-Bretanha e União Soviética constituíram um acordo para decidir as atitudes a serem tomadas em relação aos crimes ocorridos durante a guerra. E assim surgiu o Tribunal de Nuremberg.

Ele foi um tribunal de exceção e pioneiro – ou seja criado com condição temporária e em momento futuro ao episódio ocorrido –  sendo responsável pelo julgamento de lideranças do partido nazista alemão, assim como Martin Bormann vice-líder do Partido Nazista e assessor próximo de Hitler, Rudolf Hess vice-líder do Partido Nazista e Wilhelm Frick Ministro do Interior."


O Tribunal de Nuremberg

 decretou 12 condenações à morte, três à prisão perpétua, duas a 20 anos de prisão, uma a 15 anos e outra a 10 anos. Duas absolvições.

*******************

Hannah Arendt (nascida Johanna Arendt
 *Linden, 14 de outubro de 1906
 + Nova Iorque, Estados Unidos, 4 de dezembro de 1975)  

Filha única de Paul e Martha Arendt (nascida Cohn),  recebeu o nome de sua avó paterna. 
Os Cohn chegaran em Königsberg  vindos do território russo próximo (hoje Lituânia) em 1852, como refugiados do anti-semitismo,
Ganhavam a vida como importadores de chá e a 
J. N. Cohn & Company se tornou a maior empresa da cidade. 

Os Arendts haviam chegado da Rússia à Alemanha um século antes.   
Os pais de Hannah eram mais educados e politicamente mais à esquerda do que seus avós, ambos sendo   social-democratas.
Paul Arendt foi educado na  Universidade de Königsberg. Era um engenheiro erudito e colecionador de grande biblioteca, onde Hannah "mergulhou""
Martha Cohn era música, estudou por três anos em Paris.  

******************
 

Nenhum comentário:

Hilda Hilst - direto de MARDUK. - nos 20 anos de sua viagem

  Meu tributo à  autora,ficcionista e dramaturga O grande charme de ser livre   A partir de 1966, Hilda Hilst, poetisa e escritora, viveu is...

Textos mais visitados