"Se tu me amasses, e eu te amasse, como te amaria!"
********
Paul Lefèvre mais conhecido como Paul Géraldy poeta e dramaturgo francês, nasceu em Paris ( 6 de maio de 1885) e morreu em Neuilly-sur-Seine ( 10 de março de 1983), e é conhecido mundialmente pelo livro de poesias "Toi et moi" Eu e você, de 1912, publicado no Brasil com tradução de Guilherme de Almeida e ilustrações de Darcy Penteado.
Seu teatro é de viés psicológico, tendo como pano de fundo cenas da pequena burguesia intelectual francesa do período entre guerras .
A poesia é simples e até ingênua e foi comparada a certos poemas de formato medieval de Rutebeuf, Eustache Deschampse, Jaccottet et Jean Follain.
Foi esquecido depois da segunda guerra mundial e não constou de nenhuma antologia mesmo tendo sido considerado um dos grandes nomes das artes francesas no século XX.
O jornalista Jean-François Kahn consertou essa falha quando o convidou a participar de uma emissão de tv nos anos 80,pouco tempo antes de sua morte.
Géraldy,na ocasião, lamentou que nunca teve o prazer de receber nem mesmo um único jovem poeta que lhe mostrasse versos.
Talvez (ou com certeza ?) o fator complicante foi ter sido casado com a soprano Léontine Angélique Lubin (1890 – 1979) mais conhecida pelo romance que teve com Phillipe Pétain,o Marechal Primeiro Ministro ,líder do governo fantoche instalado na França pelos nazistas durante a Ocupação do que pela linda voz.
Pétain foi sendo banido da memória da França ao longo do tempo até que,em dezembro de 2010, a última rua com este nome foi rebatizada com outra denominação.
A relação Lubin- Géraldy havia terminado anos antes,mas é possível que o poeta tenha sido vítima inocente da revolta silenciosa do povo francês.
**********
O grande sucesso de Paul Géraldy veio com "Toi et Moi"
Antes do fax, do celular, e/mail,Skype, Orkut, Twitter,Msn ou Facebook, Instagram,foi adotado logo pelo público feminino, servindo como livro de cabeceira de namorados.
*************
Obra
- Antologias de poemas
- Teatro
- Les noces d'argent (1917)
- Aimer, (1921)
- Robert et Marianne, (1925)
- Duo, d'après Colette, (1938)
- Les Grands Garçon (1922)
- Christine (1932)
- "do, mi, sol, do"
- Narrativa
Para ouvir lendo Géraldy,um clássico de 1920,na voz de Milva, gravação de 1962
https://www.youtube.com/watch?v=CirpXSjkesE
Autores: R. Stolz - M. Cobianco - E. Neri ( Titulo original: Salomè )
*******************************
Nenhum comentário:
Postar um comentário