Estados Unidos, década de 20 do século 20
Bartolomeo Vanzetti e Nicola Sacco |
90 anos do erro judiciário + xenofobia
O assassinato do chefe de polícia de Nova Orléans, David Henness,envolvido em lutas entre dois grupos que disputavam o monopólio do comércio de frutas no porto da cidade (em 15 de outubro de 1890),quase causou um problema diplomático muito sério quando onze italianos acusados pelo crime,depois absolvidos aparentemente por falta de provas, foram linchados pela população.
A partir de então, palavras como Máfia (grupos criminosos vindos da Sicília) e Cammora (os vindos de Nápoles), foram agregadas ao vocabulário dos americanos.
Além disso,gangues de chantagistas,os "Mãos Negras".abrigavam italianos em seus quadros.
E, para completar a cena da rejeição,muitos pobres operários imigrantes italianos foram atraídos para o anarquismo, teoria política que rejeita o poder do Estado, deixando que a convivência entre as pessoas seja determinada pela vontade e pela razão de cada um.
Enquanto a Europa declinava combalida pela guerra de 1914/18,
os Estados Unidos mostraram uma imensa prosperidade, o que
permitiu que país ocupasse o primeiro lugar na economia
capitalista.
No final da década de 20, um em cada seis americanos tinha
automóvel, o crescimento demográfico foi de 106 para 123
milhões de habitantes e a imigração foi limitada pelas leis de
1921 a 1924, pelo medo da penetração ideológica socialista.
15 de abril de 1920- South Braintree, Massachusetts - a cerca de dez quilômetros de Boston
cena do crime |
Um assalto à luz do dia,para roubar duas caixas de metal com 15 mil dólares destinados ao pagamento de funcionários da Slater e Morrill Shoe Company, matou o tesoureiro Frank Parmenter e seu segurança Alex Berdardelli.Um dos homens disparou várias vezes em Berardelli.
Parmenter tentou fugir,mas foi alcançado e morto.
Um automóvel Buick com 3 comparsas recolheu o dinheiro e os atiradores.
Outra pessoa saltou do carro e disparou em Berardelli para se certificar que estava realmente morto,o que deixou a impressão que as vítimas teriam reconhecido os assassinos.
O carro,com cinco pessoas,saiu em alta velocidade atirando nas janelas dos edifícios próximos,mas cerca de 30 testemunhas os viram agir.
Algumas destas testemunhas descreveram os bandidos que atiraram: dois homens baixos,de pele morena e usando bonés como os que os trabalhadores de diversas etnias usavam.
Poucos dias depois, o carro - com placa de Rhode Island- foi encontrado abandonado, a cerca de 12 quilômetros de South Braintree.Um boné, encontrado no local, foi ignorado como prova.
Os suspeitos
Em primeiro lugar na lista de suspeitos, as várias quadrilhas de Boston e Providence, que se beneficiaram da instabilidade após a Primeira Guerra Mundial.
Uma dessas quadrilhas,o bando Morelli, composto de portugueses,italianos e alguns ingleses se especializou no roubo de vagões ferroviários.
*A ex-mulher de William Dodson, um ladrão de carros,informou que ele não escondeu a participação no crime.
*Celestino Medeiros, um prisioneiro condenado na prisão por roubo e assassinato de um
caixa do banco, em 1925,confessou estar em um carro com um grupo de italianos durante o assalto cinco anos antes.
Pouco depois, foi executado.
*Ferruccio Coacci de Quincy, Massachusetts, e tinha uma sociedade dramática -. Il Filodrammatica de Quincy - dedicada a produções anarquistas e estava na lista do governo de futuros deportados
* Mario Buda (ou Mike Boda)-
Boda era contrabandista, uma ocupação que estava em alta, devido `as leis de proibição sobre venda e consumo de álcool.Proprietário de um Overland 1914, carro que estava muito além dos recursos da maioria dos seus colegas na comunidade italiana.
Durante inquérito,foi descoberto que o carro estava numa oficina e que ele usava um Buick.
Em sua garagem foi achada uma pistola automática calibre 32 -uma das armas do crime- comprada de um amigo chamado Ricardo Orciani.
*Orciani, outro anarquista ardoroso,foi identificado como um dos atiradores e preso juntamente com Boda quando preparava uma reunião política
5 de maio de 1920
Caídos muma armadilha da polícia,dois homens foram presos próximo a Boston.
Estavam armados, o que é comum até hoje para a maioria dos americanos.
Mas eram operários, estrangeiros e anarquistas.Seus nomes : Nicolau Sacco e Bartolomeu Vanzetti.
Ambos emigraram para os Estados Unidos em 1908.
Sacco encontrou trabalho fixo em fábricas de calçados em Milford e Stoughton, Massachusetts.
Casado com Rosina Zambelli,dois filhos,o segundo nascido durante a prisão.
Vanzetti era solteiro e alternou períodos de desemprego com trabalhos eventuais,até se tornar vendedor de peixe,em 1919.
A solidão era compensada pelo prazer da leitura.
O que Sacco e Vanzetti tinham em comum? Compartilhavam um profundo compromisso com o anarquismo.
Estavam armados, o que é comum até hoje para a maioria dos americanos.
Mas eram operários, estrangeiros e anarquistas.Seus nomes : Nicolau Sacco e Bartolomeu Vanzetti.
Ambos emigraram para os Estados Unidos em 1908.
Sacco encontrou trabalho fixo em fábricas de calçados em Milford e Stoughton, Massachusetts.
Casado com Rosina Zambelli,dois filhos,o segundo nascido durante a prisão.
Vanzetti era solteiro e alternou períodos de desemprego com trabalhos eventuais,até se tornar vendedor de peixe,em 1919.
A solidão era compensada pelo prazer da leitura.
O que Sacco e Vanzetti tinham em comum? Compartilhavam um profundo compromisso com o anarquismo.
No interrogatório,negaram a militância para não envolver seus
companheiros.
Como resultado da mentira (ou omissão ?), foram indiciados pelos crimes de South Braintree.
Como resultado da mentira (ou omissão ?), foram indiciados pelos crimes de South Braintree.
Vanzetti foi acusado, sem provas ,de uma tentativa de assalto em 24 de dezembro de 1919, na cidade vizinha de Bridgewater.
A prisãode Sacco e Vanzetti coincidiu com o período de mais intensa repressão política na história americana, o"Red Scare".
Os dois não tinham qualquer registro criminal anterior mas eram conhecidos como militantes anarquistas,estiveram envolvidos em greves trabalhistas e tinham tido vários confrontos sérios com a polícia como agitadores.
*****
J.Edgar Hoover, criador do FBI |
Na noite da prisão (5 de maio 1920), policiais encontraram um rascunho de discurso para reunião anarquista.Imaginaram ou-talvez-decidiram que os homens tinham envolvimento criminal no processo Braintree,ainda em aberto.
Era um momento de histeria nacional contra estrangeiros e ativistas políticos radicais.
O julgamento
Será que as mentiras dos acusados sobre suas atividades políticas escondiam o envolvimento no roubo e assassinatos do caso Braintree?
O defensor , advogado socialista Dr. Fred Moore, mudou a estratégia jurídica : Sacco e Vanzetti teriam que admitir seu
anarquismo para ajudar na repressão do movimento pelas autoridades federais e militares.
Marcha de solidariedade |
A Defesa organizou reuniões públicas, solicitou o apoio dos sindicatos, contatou organizações internacionais, iniciou novas investigações e distribuiu panfletos nos Estados Unidos e no mundo, contando com a ajuda do governo italiano,o que tornou o caso em CAUSA.
Depois de um julgamento de seis semanas o júri considerou a dupla culpada por roubo e assassinato em 14 de Julho de 1921.
Abbott Lawrence Lowell |
A sentença se transformou em luta internacional para salvar os dois homens que se estendeu até 9 de abril de 1927,quando foram condenados à morte na cadeira elétrica.
A enorme agitação pública mundial convenceu o governador de Massachusetts, Alvan T. Fuller, a considerar a possibilidade de clemência e nomear uma comissão-o"Comitê de Lowell"-assim chamada por ter entre seus membros AbbottLawrence Lowell,reitor da Universidade de Harvard. A comissão decidiu manter a pena máxima.
A execução
Prisão Estadual de Charlestown, Massachussets, terça-feira, 23 de agosto de 1927.
Nicola Sacco e Bartolomeo e Vanzetti morreram na cadeira elétrica cumprindo sentença imposta pelos assassinatos de South Braintree em 15 de abril de 1920.
Vanzetti,39 anos, entrou na sala de execução às 12:20 e foi declarado morto às 12:26.
Até o ultimo momento juraram sua inocência
Com eles morreu Celestino Medeiros, jovem português culpado do assassinato de um caixa do banco, que
"confessou" ter participado do assassinato South Braintree e afirmou que Sacco e Vanzetti não estavam lá.
Repercussões
*Mais de cem mil pessoas compareceram aos velórios,milhares de coroas de flores chegaram de todas as partes.Os cartazes e quaisquer manifestações políticas foram proibidos e o povo teve que permanecer em silêncio.
*Desde as execuções, alguns fatos concluíram que os dois homens foram condenados pelo preconceito anti-italiano e crenças políticas anarquistas e, assim,foram executados.
*As investigações sobre o caso continuaram durante a década 1930/40.
*A publicação das cartas de Sacco e Vanzetti, alegando inocência e testes de balística intensificaram a certeza de erro judiciário.
*Em 1977, o governador de Massachusetts, Michael Dukakis assinou um documento confirmando que Sacco e Vanzetti foram injustamente julgados e condenados, e que "qualquer infâmia deve ser sempre para sempre removida de seus nomes"
*Incontáveis manifestações de repúdio pela absurda execução de inocentes em muitos países (inclusive no Brasil),peças teatrais,poemas, filmes, músicas, a criação de uma "Sociedade Sacco e Vanzetti" que honra até nossos dias as memórias dos dois mártires.
*E,na minha opinião, a mais emocionante :a pequena marcha de autoria de Joan Baez,na versão francesa de Georges Moustaki (de1977) que compartilho com vocês:
aqui:
http://youtu.be/s-1Gi8ocgmc
Nenhum comentário:
Postar um comentário