quinta-feira, 17 de maio de 2018

A Tate Modern / Londres apresenta a obra de Picasso em 1932


A exposição, que teve origem no Musée Picasso de Paris, mostra um relato mês a mês  do "ano de maravilhas"
- 1932.
 Sem dúvida,foi um ano de amores  escondidos,fama fundamentada e,talvez, origem das tragédias que seriam ligadas a seu nome.
 Pablo Picasso aos 50 anos

Duas de suas muitas mulheres se suicidariam e as demais, exceto uma delas-Françoise Gilot, teriam fim doloroso:depressao e loucura.
Um de seus netos, Pablito, também  tiraria a própria vida.

  Picasso tinha acabado de completar 50 anos (1881-1973) , estava "inundado " de encomendas,era o mais caro artista vivo e mantinha um romance com a muito mais jovem (18 anos)
Marie-Therese Walter, sem o conhecimento de sua esposa.

Estava casado com a aristocrata russa Olga Kohklova,vivia num grande apartamento na Rue La Boétie,8º arrondissement, usava ternos de grife, comprava carros luxuosos,tinha motorista particular uniformizado com luvas e boné, tudo isso simbolizando a passagem da figura do pobre espanhol imigrante para  a de superstar internacional.


Como estrangeiro vivendo na França,evitava contatos políticos  e guardava respeitável distância de solenidades oficiais, incluindo as referentes à sua Espanha natal.

Mês a mês,em módulos, a exposiçao da Tate demarca os polos de interesse da vida pessoal de Picasso naquele momento-Olga e Marie Therese, e as tensoes entre pintura, escultura,a distorçao surrealista das imagens e a harmonia das cores.

Com a gravidez de Marie Therese(nasceu a filha, Maya),
 houve a mudança imediata de Olga para o sul da França,levando o filho.
Dora Maar, que foi a próxima amante, já aparecia discretamente o horizonte...

Este período foi descrito por Picasso como o pior de sua vida.
 ****
A situação política e econômica na Europa começou a deteriorar.Hitler se tornou Chanceler em 1933,Mussolini consolidou uma ditadura fascista na  Itália e a Espaha se envolveu numa guerra civil.
O ano das maravilhas havia se perdido para sempre.

*************************

Este é um pequeno vídeo da exposiçao 
Picasso 1932 – Love, Fame, Tragedy na  Tate Modern, de  8 de março a 9 de setembro de  2018, divulgado pelo site Visit London Guide.com

https://www.youtube.com/watch?v=n_eZJiv-LSY

Um comentário:

Professor Feijó disse...

Sintéticas e interessantíssimas informações. Nãso se poderia esperar outra coisa de Thereza Pires.
Parabéns!

Os misteriosos alinhamentos de Carnac,na Bretanha

Recentes estudos arqueológicos nas proximidades de Carnac obtiveram datas que variam entre 4.800 e 3.500 aC. ********* Na era pré-GPS e nos ...

Textos mais visitados