domingo, 28 de setembro de 2014

Exposição "Pérolas" na FAAP e Kokichi Mikimoto-minibiografia nos 60 anos de sua morte




"Como parte do Ano da Cultura Qatar-Brasil 2014,  o Museu de Arte Brasileira da FAAP   realiza, a partir de 20 de julho, a exposição “Pérolas”, organizada por Qatar Museums .
A mostra reúne mais de 200 peças – entre joias e obras de arte - mostrando a grande variedade de cores e formas de pérolas naturais e cultivadas. A exposição apresenta o uso das pérolas ao longo dos séculos, tanto no Oriente quanto no Ocidente, como um símbolo de prestígio e riqueza, as variações de gostos em diferentes culturas e as mudanças no design de joias com pérolas.
A primeira parte da exposição é   sobre a história natural das pérolas. Discorre sobre a pesca e comércio no Golfo Pérsico, Europa e Ásia, desde a Antiguidade aos dias atuais e exibe uma coleção de pérolas raras e de moluscos portadores de pérolas e revela  os perigosos métodos de trabalho dos mergulhadores de pérolas e mostra as práticas comerciais dos negociantes. juntamente com exemplos de equipamentos necessários para a pesagem e a valoração de pérolas.
A segunda parte é sobre  a utilização das pérolas em joias e destaca as mudanças do design ao longo da história.  O visitante aprecia   o processo de cultivo das pérolas e sua produção em escala industrial, iniciada por Kokichi Mikimoto, no Japão. 
 Ano da Cultura Qatar-Brasil 2014
O Ano da Cultura Qatar-Brasil 2014 é um programa de intercâmbio cultural de um ano de duração dedicado a conectar as pessoas do Estado do Qatar e da República Federativa do Brasil por meio de cultura, comunidade e esporte. Através de um ano de inovadoras atividades de intercâmbio cultural, indivíduos e instituições de ambos os países criam parcerias duradouras e fortalecem as relações bilaterais ".
(divulgação)
**********************************

Kokichi Mikimoto (御木 本 幸 吉)   

 * 10 de marco de 1858
 † 21 setembro de 1954) 

Empresário criador  da primeira pérola cultivada (Akoya),no início de 1920,quando desenvolveu  a indústria desta joia.
Conjunto Akoya
Recebeu patentes para o cultivo das pérolas e  autorização para   colocá-las no mercado. 
Na comemoração do centésimo aniversário da empresa (1985), foi selecionado como um dos 10 maiores inventores do Japão.A marca da empresa  classificada como um das  mais luxuosas da WWD e Mikimoto Kokichi foi considerado um dos melhores líderes financeiros japoneses do século 20
Recebeu,postumamente, o Grande Cordão da Ordem do Também é conhecido como o fundador da Mikimoto Pharmaceuticals, uma especializada em produtos de beleza contendo pérolas de cálcio. 

*******
Filho mais velho de um casal proprietário restaurante de udon (macarrão com caldo japonês)   deixou a escola aos  13 anos,para complementar a renda de sua família como um vendedor de vegetais e estava destinado, como primogênito, a continuar o negócio da família.
Tentou várias alternativas e atuou em vários mercados, até que a observação dos mergulhadores de Ise despertou seu fascínio por pérolas. 

 UME

UME

Em 1888,recebeu  um empréstimo para abrir a sua primeira fazenda de pérolas cultivadas ajudado pela esposa Ume que sempre apoiou e trabalhou ao lado do marido e o abençoou com o   seu apoio e trabalhou fielmente ao seu lado através de sua experimentação, ensaio e erro e decepções.
 No Memorial a Mikimoto existe um quadro onde um jovem casal examina uma concha de ostra que  comemora o instante em que Ume, no dia 11 de Julho de 1893,  abriu a ostra que contém a primeira pérola cultivada com sucesso (na foto abaixo). 

Em 27 de janeiro de 1896 saiu  a patente de pérolas semi-esféricas  que   levou 15 meses: porque nunca ninguém tinha que  pedir patente relativa a objetos biológicos.

O busto de bronze e a pintura comemoram a fibra desta valente mulher que acreditou no sonho do marido.
Em 1899, a empresa  Pérolas Mikimoto abriu sua primeira loja em Ginza, Tóquio. 
O edifício-sede da empresa Mikimoto em Tóquio
A partir de então, o negócio se expandiu no exterior. 


  1911-Foi aberta a filial de Londres e o negócio prosperou tanto com o uso modernas estratégias de marketing aprovadas por Mikimoto que -antes da Segunda Gierra- já existiam as filiais de Londres,Nova York,Los Angeles ,Xangai, Bombaim e Paris.
  

Em 1954, depois de reerguer a empresa que havia sofrido grande baque durante a guerra, com a sensibilidade de aceitar novas 
estratégias de marketing,Mikimoto faleceu aos 96 anos.
O desejo de que "cada mulher do mundo tivesse sua joia de pérolas" foi realizado.
Até o final da vida,a importância da presença de Ume(que morreu aos 32 anos) na vida e no cultivo das ostras foi divulgada pelo viúvo.


 Mikimoto Pearl Island- A ilha das pérolas 
O visitante atravessa  a passarela conhecida como Ponte da Pérola para ser  transportado até um parque temático para os adultos com quatro pavilhões. 
Em frente a Toba,na província de Mie, ali é o local onde foram criadas as primeiras pérolas cultivadas do mundo.
Em meio à vegetação e no belo panorama da lagoa, está o Kokichi Mikimoto Memorial Hall.  
 Pintura a óleo no Memorial- descoberta da primeira pérola cultivada



*************************************************



Nenhum comentário:

25 de abril. 50 anos da Revolução do Cravos em Portugal

    Era uma vez os anos de chumbo do governo do ditador Geisel e a muito jovem senhora politizada deixou seus filhinhos com as avós e partiu...

Textos mais visitados