sexta-feira, 5 de outubro de 2012

O mundo sem Steve Jobs



 
Um ano da  morte do gênio
 


Desde o primeiríssimo contato com a web, no idos da década de 90,não tive outra experiência digital senão a de usuária de Macintosh.
Think Different" (Pense diferente) -o slogan publicitário criado pela Apple Computer e que foi usado em um famoso comercial de TV, anúncios impressos diversos e uma série de promoções para produtos da empresa- me conquistou de cara.
Pensar diferente, suportando o peso das consequências e vibrando com as alegrias desse procedimento, é o que me norteia na vida.
Passaram pelo escritório e,depois, pelo escritório em casa, o Color Classic-hoje peça de colecionadores, o Performa,IMac,Ipod,IBook e o Mac Book e quem mais vier em temos de tecnologia amigável encontrará abrigo seguro,braços abertos como recepção e o encantamento de sempre por tanta simplicidade.
*********  
Steven Paul "Steve" Jobs nasceu em 24/2 1955 e foi adotado em seguida por um casal armênio de Mountain View, os Hagopian.
Clara e Paul Hagopian,há anos na fila para adoção, assumiram o compromisso de caprichar na educação da criança e mudaram o sobrenome para JOBS.
Os pais biológicos de Steve são Abdulfattah John Jandali, imigrante sírio muçulmano que se tornou professor universitário e sua colega de Faculdade Joanne Schieble (depois Simpson) americana de origem alemã e que deu a Steve a irmã biológica Mona Simpson,romancista.
Na época,o pai biológico foi contra a adoção mas a família materna não aprovava um casamento interracial.
*************
Mais tarde,Jobs contratou um detetive particular para encontrar a mãe biológica . O pai ,Abdulfattah John Jandali ,diz que somente há poucos anos teve a informação de que o filho que entregou para adoção era Steve Jobs.
Em setembro de 2011, aos 80 anos ,Jandali declarou ao jornal Daily Mail o arrependimento por não ter assumido a paternidade . Manifestou o desejo de conhecer o filho que já estava muito doente,mas o encontro não aconteceu.
****
Budista, casado com Laurene Powell Jobs desde 1991, Jobs foi
pai de quatro filhos. Inventor,Co-Fundador da Apple Inc e seu diretor executivo.
Trabalhou na Pixar Animation Studios; foi membdo do conselho diretor da The Walt Disney Company em 2006, depois que a Disney comprou a Pixar.
Foi o produtor executivo do filme Toy Story. Nos anos 70, Jobs, com os sócios Wozniak, Mike Markkula e outros, desenvolveu e comercializou a linha computadores pessoais Apple II series.
Em meados da década de 80, Jobs percebeu o potencial do mouse Xerox PARC , que levou à concepção da linha Macintosh.
Perdeu uma espécie de "chave de braço"com a direção da Apple , pediu demissão e fundou a NEXT.Desenvolveu uma plataforma especializada em educação e oportunidades de nercado
Em 1996, adquiriu ações da Laurene Powell . Jobs,posteriormente, voltou à Apple onde ficou de 1997 até o dia 24 de agosto de 2011 quando,devastado por um cancer no pâncreas anunciou sua aposentadoria 

Morreu exatamente há um ano, aos 56 anos.

Sua fortuna é estimada em 8.3 bilhões de dólares. ****************************************************************

Nenhum comentário:

60 anos do golpe militar

      O golpe de estado de 1º de abril de 1964  foi o prelúdio de 20 “anos de chumbo”, onde a restrição dos direitos individuais, a   censur...

Textos mais visitados