quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Eleições no Brasil





Proclamada a república, foi estabelecido um governo provisório, com a missão de firmar o "novo país" que surgia e convocar uma Assembléia para criar a Constituição. O escolhido para promover as mudanças foi o Marechal Manuel Deodoro da Fonseca. 
eleição presidencial no Brasil em 1891 foi a primeira eleição presidencial do país e a primeira eleição indireta.

******

Porque as eleições eram em 3 de outubro

A Revista Superinteressante em sua edição de setembro de 1994  explica  porque as eleições no Brasil eram realizadas no dia 3 de outubro."A data foi escolhida para lembrar o início da revolução r de 1930", diz o jurista Miguel Reale Jr, da Universidade de São Paulo.

"Liderada por Getúlio Vargas, a revolução derrotou o então presidente Washington Luís. Com a vitória, uma junta militar assumiu o governo mas o poder acabou nas mãos de Vargas. A partir daí, as eleições passaram a ser em 3 de outubro. Essa data coincide com o prazo estipulado pela Constituição em vigor: ela determina que a eleição para presidente e governadores se realize 90 dias antes da sua posse, que é em primeiro de janeiro. Entre 3 de outubro e primeiro de janeiro há exatamente 90 dias."


Na  ditadura militar, a Constituição de 1967 a data da posse mudou para o dia 15 de março. Esta data durou de 1974, quando Ernesto Geisel foi empossado presidente, até 1990, início do governo de Fernando Collor de Mello.
Segundo turno
 A eleição direta do presidente da República acontece desde a emenda número 25 de 1985 à Constituição de 1967. Se nenhum dos candidatos a presidente obtiver maioria absoluta na primeira votação, realiza-se o segundo turno, quando  só poderão concorrer os dois candidatos mais votados no primeiro turno.

Urna eletrônica


A Wikipédia informa que desde os anos 80 do século passado, durante o regime militar, ocorreram aqui  diversos estudos sobre a realização de eleições informatizadas. Entretanto, a idéia de urnas eletrônicas firmou-se a partir de pesquisas realizadas pela Justiça Eleitoral para tornar mais fácil o processo de votação e apuração nas eleições.

Grupos de engenheiros e pesquisadores ligados ao Comando Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) I foram os responsáveis pelo projeto da eleição informatizada em grande escala no País.  
 A urna eletrônica que automatizou 100% das eleições, no Brasil, foi desenvolvida, por uma empresa brasileira, a OMNITECH Serviços em Tecnologia e Marketing, entre 1995 e 1996, e aperfeiçoada, em 1997, para o modelo que se tornou o padrão brasileiro, até hoje.***********************

Nenhum comentário:

Os misteriosos alinhamentos de Carnac,na Bretanha

Recentes estudos arqueológicos nas proximidades de Carnac obtiveram datas que variam entre 4.800 e 3.500 aC. ********* Na era pré-GPS e nos ...

Textos mais visitados