segunda-feira, 24 de setembro de 2012

O piano de Patrícia Bretas no Cruzeiro Musical da FEK



 "As lendárias viagens em navios de luxo, os palácios flutuantes da época de ouro da navegação transatlântica, causam até hoje grande fascínio e atiçam nosso imaginário. Viagens de Eva traz para o público a paixão de Eva Klabin pelas viagens de navio, um dos muitos aspectos interessantes da vida da colecionadora. 

Nascida em 1903 no Brasil, filha de pais lituanos, Eva foi educada na Europa e desde muito jovem desenvolveu duas grandes paixões que a acompanhariam por toda a vida: viajar e colecionar. Muitas das obras do acervo da Fundação Eva Klabin foram por ela adquiridas durante as viagens que realizou. O visitante poderá conhecer não apenas a maneira como Eva viajava, mas também algumas das obras de arte que enriqueceram sua coleção.

Objetos e documentos de seu acervo pessoal - fotografias, registros de viagens, fôlderes e postais de navios, malas e baús de marcas famosas, além das obras da coleção garimpadas nas viagens - servem de inspiração para esta mostra, que resgata as memórias de viagem da colecionadora e apresenta essa envolvente faceta da história da sociedade do século XX que viajava em um clima de glamour que não existe mais."


(divulgação)

******************
A série "Concertos de Eva",dentro do projeto "Quintas com música"na FEK,organizado por Marcio Doctors,
com programação e produção da jornalista e  produtora cultural Nenem Krieger
 é uma homenagem à fundadora da Casa-Museu,Eva Klabin,  por ocasião dos  20 anos de seu falecimento. 
Nenem Krieger explica : "O nome Cruzeiro Musical é porque os três concertos de agosto, setembro e outubro são temáticos, eles estão em consonância com a exposição que foi inaugurada  dia 22 de agosto sobre as viagens marítimas de Eva Klabin , então colocaremos nos concertos compositores e obras que ela ouvia nas viagens"
*************
Patrícia Bretas
Nascida no Rio de Janeiro, graduou-se na Escola de Música da UFRJ com o grau “summa cum laude” e mudou-se para Paris, onde aprimorou seus estudos com Eliane Richepin, na Université Musicale Internationale de Paris (UMIP). Na ocasião, participou com enorme sucesso dos Festivais Internacionais de Annecy em 1985 e 1986, merecendo diversos elogios da crítica. Fez também os Cursos de Verão de Épinal e Salzburg, onde destacou-se por suas atuações em todos os concertos promovidos.
No Brasil, sob orientação de Maria da Penha, foi vencedora de importantes concursos nacionais e internacionais de piano, dentre os quais destacam-se os Concursos Arnaldo Estrella/1988 em Juiz de Fora, o Dell’Arte/1992, que conferiu-lhe uma viagem para a Itália, e o Sulamericano Artlivre/1995 em São Paulo – este último decisivo para o início de sua carreira pianística.

Em 1996 Patrícia Bretas concluiu o Mestrado em Piano pela Escola de Música da UFRJ com “A cum laude”, sob orientação de Myrian Dauelsberg e Gertrud Mersiovsky. Sua tese foi a primeira, dentro da referida instituição, a ser traduzida para outro idioma, fazendo, hoje, parte da Biblioteca do “Max Reger Institut” em Bohn-Alemanha.

Professora de Piano na Escola de Música da UFRJ desde 1997, foi Diretora-Adjunta dos Cursos de Extensão de 1999 a 2003.
Paralelamente às suas intensas atividades acadêmicas, sua presença como concertista nas mais importantes salas de concerto tem sido cada vez mais constante.
******************


SERVIÇO

Fundação Eva Klabin
Série  "Concertos de Eva"
 Patrícia Bretas (piano)
Quinta-feira, 27 de setembro de 2012
Visita guiada às 19 horas,coquetel às 20 horas e  concerto às 20.30
Entrada: R$ 30,00
Meia entrada R$ 15,00 para estudantes,maiores de 60 e classe musical
Clube do assinante de O GLOBO:20% de desconto
Av. Epitácio Pessoa, 2480
Lagoa -Rio de Janeiro (próximo ao Corte do Cantagalo)
Tel (21) 3202-8550
cultura@evaklabin.org.br
www.evaklabin.org.br
Visitação: terça a sexta-feira, com visitas guiadas às 14:30h e 16:00h
********************************

 

Um comentário:

JLMagalhães disse...

Belíssima reportagem!!!

Sempre é gratificante lermos textos de conteúdos, ou seja, que agreguem valor à Sociedade em que vivemos. Desta forma, contribuímos para um mundo melhor.
Parabéns pelo brilhantismo desta Concertista internacional, exemplo de dedicação e amizade.
Deus continue abençoando sua vida e carreira profissional.
E que venham outras "Patrícias" em nosso Brasil.
SUCESSO!

19. de abril-Dia do índio. ops ! Dia dos Povos Originários do Brasil.

  O Ministério dos Povos Indígenas, ou Ministério dos Povos Originários, foi estabelecido em 11 de janeiro de 2023,sob o governo de Luiz Iná...

Textos mais visitados