segunda-feira, 25 de junho de 2012

Capacete interativo auxilia ciclistas e skatistas


O Exertion Games Lab da RMTI University, na Austrália, criou  um capacete que permite aos ciclistas  comunicar as suas mudanças para outra pista com sinais de luz.

Emma Hutchings, em artigo 21 de junho de 2012- que recebemos via PSFK-relata que.Wouter Walmink, Alan Chatham e Floyd Mueller  , estão desenvolvendo um projeto inovador chamado LumaHelm   
 O capacete tradicional se transforma  em um display interativo para a comunicação e segurança, em uma série de atividades como andar de bicicleta e skate.

Tiras  luminosas formadas por 104 LEDs ligados entre si e acopladas a um Uno Arduino, cobrem a superfície uniformemente com luz.

A equipe construiu uma interface pode se comunicar com o  arduino para controlar as luzes a partir de qualquer informação vinda da tela. e exibir no capacete. Um acelerómetro embutido mede o movimento, o que permite ao ciclista ou skatista controlar o capacete por meio do movimento da cabeça, o que gera sinais de luz diferentes

***********************

  Este capacete,como quase tudo que nos cerca atualmente, é uma consequência do gênio de Alan Touring

em inglês
http://www.youtube.com/watch?v=LeF0mqcNYH4&feature=relmfu


*******

O que é um Arduino Uno-

O texto explicativo do fabricante é meio complicadinho,mas o povo da ciência da computação vai entender!

"O Uno é uma placa Arduino microcontroladora baseado no ATmega328 (datasheet).  
Ela tem 14 digitais de entrada / saída pinos (dos quais 6 podem ser usados ​​como saídas PWM), 6 entradas analógicas, um cristal oscilador de 16 MHz, uma conexão USB, uma tomada de poder, um cabeçalho ICSP, e um botão de reset. Ele contém tudo o necessário para apoiar o microcontrolador, basta conectá-lo a um computador com um cabo USB ou ligá-lo com um adaptador AC para DC ou bateria para começar. "
*******************************************************

Nenhum comentário: