sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Um pequeno tributo a Gilbert Bécaud



Uma lembrança carinhosa nos dez anos sem o grande "chansonnier".

Para minha geração,essa foi e ainda é  "A" doce canção das despedidas,sem grilos e sem 

dramas,lembrando sempre os bons momentos vividos.

http://youtu.be/DsO6hiSMG6Y
Au Revoir


**************************************
 
O lendário "Sr. 100.000 volts" do mundo da música francesa - chegou à fama nos anos 50 e teve uma carreira de mais de 40 de sucesso,  antes de falecer em Dezembro de 2001.  
Um dos mais  populares artistas  de todos os tempos, Bécaud se apresentou no lendário Olympia de Paris nada menos que 33 vezes.

****************

 Francois Gilbert Léopold  Silly (mais conhecido como Gilbert Bécaud), cantor, compositor,ator e empresário,nasceu em Toulon em 24 de Outubro de 1927.
Teve uma educação relativamente feliz apesar  malsucedido ambiente doméstico.

A sra Silly não podia registrar seus filhos com o sobrenome do novo companheiro porque ainda era casada.Só mais tarde o sr. Bécaud pode assumir a paternidade de  François, seus irmãos e Jean e Odette.    

O menino  desenvolveu grande talento para música ,verdadeiro  prodígio e ,aos 9 anos, já estudava no Conservatório de Nice
 Em 1942,   a família deixou Toulon por causa da guerra e no ano seguinte nosso cantor e compositor estava envolvido no movimento de resistência ao  nazismo na região de Vercours.Logo depois,mais engajado, se mudou para  a Albertville,região dos Alpes franceses. 
 
Quando a guerra acabou, a família se estabeleceu  por opção em Paris e  François, que havia acabado de completar 20 anos,  logo encontrou trabalho como pianista num bar local e no  circuito dos cabarés. 
Começou a escrever músicas para filmes sob o pseudônimo de Francis Bécaud.  
e registrou o nome oficialmente na SACEM (Associação francesa de Direitos Autorais   e Compositores) p  em 1947. 

 O jovem pianista começou a ter grande sucesso no  mundo da canção francesa após o encontro   com o compositor Maurice Vidalin.Em 1948 , compunha  para a cantora francesa Marie Bizet que o apresentou a um outro jovem compositor, Pierre Delanoë.  

Vidalin, Delanoê e Bécaud  formaram um dos  mais bem sucedidos trios  de compositores europeu  dos anos  50 e 60, na segunda metade  do século passado.

A influência de Edith Piaf

Foi numa turnê nos Estados Unidos (1952), quando já era sucesso internacional, que Bécaud conheceu Edith Piaf e passou a set conhecido como Gilbert.

No pós-guerra, quando nascia uma geração  de artistas,Piaf recebia seu círculo de amizades em casa. 
Na residência da cantora grandes nomes da música e da arte francesa se encontravam  e ,ali mesmo, formavam parcerias musicais  :Gilbert Bécaud, Jacques Pills ( famoso cantor francês com quem  Piaf se casou em setembro de 1952), Jacques Plante, Louis Amade, Charles Aznavour , Yves Montand, Jacques Prévert,  entre tantos outros. Foi alii  que Bécaud reencontrou Jean Broussolle – do conjunto Compagnos de La Chanson-,que também se tornou  parceiro

1952 foi  importante na vida pessoal de Gilbert Bécaud, quando se casou com Monique Nicolas.  A combinacão de seu talento com a equipe incrível de compositores e músicos e a experiência adquirida ns turnês internacionais com Jacques Pills foram fundamentais pata o despontar do sucesso internacional.

Em 1953, Bruno Coquatrix retomou o Teatro Olympia, que viria a se tornar o espaço mais famoso de Paris e que estava fechado por mais de 25 anos.Coquatrixe procurava alguém que pudesse atrair público e ofereceu a oportunidade a Bécaud na noite de reabertura,em fevereiro de 1954.  
Quando voltou ao Olympia em 17 de fevereiro de 1955, Bécaud era uma estrela de nível internacional e costumava levar multidões aos shows,com um público entusiasmado pelo  seu desempenho energético.

Os anos seguintes foram de turnês mundiais e sucesso crescente,sempre em parceria com os letristas Mack David, Louis Amade e Maurice Vidalin.

Nathalie

Em plena guerra fria, Bécaud louvou  as maravilhas da Rússia e lançou a moda do nome Nathalie, nos anos 60 e 70.
Com a canção,lançada em fevereiro de 1964,Gilbert Bécaud e o letrista Pierre Delanoë se tornaram "pais espirituais"  de toda uma geração de meninas batizadas com este nome no Japão, na Alemanha, na Itália..e no Brasil.

 ***************

Na Inglaterra

Em 1975,emplacou seu sucesso inglês   A Little Love And Understanding, em parceria com Marcel Stellman.

Participou com Neil Diamond  em dois dos maiores sucessos dos Diamonds   Love On The Rocks e September Morn. Sammy Davis Jr, Liza Minnelli  e Barbra Streisand  gravaram suas composições.
 Sua ópera, L'Opéra d'Aran,teve 3 mesmes de sucesso no Thétre des Champs-Élysées,em Paris mas o musical Roza, em parceria com o libretista inglês não teve sucesso.

  Bécaud cantava em seis idiomas e vendeu milhões de albuns pelos anos afora e nunca  parecia cansado de estar no palco- em um ano fez 249 concertos.
 .

******
Condecorações

  • 1974 —  Cavaleiro da Légion d'Honneur
  • 1983 — Comandante da Ordem das Artes e das Letras da França 
  • 1985 — Oficial da Légion d' Honneur
*************************************************

Pensar em Gilbert Bécaud é pensar num homem sempre em movimento,daí ser conhecido como "Senhor Cem Mil Volts", na gravata de bolinhas que se tornou sua marca registrada e a mão na orelha para melhor ouvir a própria interpretação. 
Fumante inveterado,levando vida agitadíssima com a agenda sempre cheia, morreu aos 74 anos em consquência de um cancer de pulmão muitas vezes operado, em sua casa-bote no Rio Sena.
Deixou seis filhos e a viúva Kitty Saint-John, com quem se casou em 1973.

Quando foi anunciada a notícia da morte,em 18 de dezembro de 2001, a Radio Canadá divulgou uma nota que dizia 

" Gilbert Bécaud é, sem dúvida,um dos grande nomes da canção francesa e deixa como legado mais de 400 composições e a lembrança de uma presença muito intensa em cena"  



************************************************************* 

L'important c'est la rose

http://youtu.be/KamOG_hQPEI


Et Maintenant

http://youtu.be/TW6QiI7hHGA


Nathalie

http://youtu.be/SwjN4sYuznU

**************************

Nenhum comentário:

Textos mais visitados