quarta-feira, 7 de setembro de 2011

O fim do "boa noite,Cinderela"


"O "Boa noite, Cinderela", também conhecido por “rape drugs” (drogas de estupro), é o nome dado a um golpe no qual um sujeito, geralmente simpático e de boa aparência, coloca um coquetel de drogas, como o ácido gama-hidroxibutírico, juntamente à bebida de outra pessoa.

Encontradas geralmente, na forma de comprimidos ou gotas; tais drogas depressoras do sistema nervoso centrall, ao serem ministradas juntamente com bebidas alcoólicas, alteram o nível de consciência, por até três dias, deixando a vítima vulnerável o suficiente para ser roubada e/ou violentada.

Além disso, podem causar intoxicação ou morte por desidratação.Por se dissolverem facilmente; e serem incolores e inodoras, identificar um copo que recebeu tais doses é tarefa quase impossível.
De ocorrência relativamente frequente, este golpe ocorre geralmente em festas, boates, bares e praia; fornecendo como efeitos iniciais os mesmos que o álcool proporciona.

Em um segundo momento, o indivíduo sente-se sonolento e com dificuldades de reagir a ameaças físicas e/ou psicológicas, obedecendo basicamente a todos os comandos ditados pelo golpista.
Devido ao constrangimento das vítimas e também à falta de clareza quanto à sucessão dos fatos, poucas são as pessoas que registram queixas relacionadas a este golpe em delegacias de polícia. Assim, as estatísticas são subestimadas, e a ação da polícia é restrita. " (fonte :site Brasil Escola)
**********
Mas a ação criminosa pode estar com os dias contados: na primeira quinzena de agosto,os pesquisadores da Universidade de TelAviv liderados por Michael Ioffe e Fernando Patolsky apresentaram uma invenção que pode acusar facilmente se a bebida é segura.

Uma espécie de canudinho imerso no copo com bebida que se acende na presença de GHB (Gama-Hidroxybutyrate ou Ecstasy Líquido, um químico depressor) e quetamina (uma substância psicadélica dissociativa usada medicinalmente como anestésico veterinário e humano).

E ,eventualmente,pode ser usado para detectar flunitrazepam,mais conhecido como Rohypnol.

Os testes de laboratório tiveram 100% de acertos.

A equipe de pesquisadores espera que o detector diminua a incidência dos crimes e que esteja disponível para venda ao público em um ano e meio.
***************************************

Nenhum comentário: