sábado, 20 de agosto de 2011

Centenário de nascimento de Nelson Rodrigues


A Editora Nova Fronteira (do grupo EDIOURO) anuncia na imprensa que as comemorações pelo centenário de nascimento de Nelson Rodrigues começarão,antecipadamente, na próxima terça-feira,23 de agosto.
********************************************

Nelson Falcão Rodrigues (Recife, 23 de agosto de 1912Rio de Janeiro, 21 de dezembro de 1980) foi um importante dramaturgo, jornalista e escritor .
Em 1962, tornou-se comentarista esportivo.
Desde adolescente trabalhou no jornal de seu pai, A Manhã
Foi repórter policial - de onde veio, com certeza, a desenvoltura com que produzia suas peças e artigos sobre a sociedade carioca.
Como autor teatral, a primeira peça foi " A Mulher sem pecado", mas com "Vestido de Noiva"(1943) renovou conceitos e se transformou no grande nome da literatura teatral de seu tempo, mesmo tendo as peças sempre criticadas como obscenas e imorais.
Quem viveu na zona norte e subúrbios do Rio na 2a metade do século 20 pode compreender melhor seus argumentos e enredos.
Quem não viveu,ali encontra um panorama completo do sistema familiar da classe média de então.
Famílias inteiras dividindo o mesmo teto,favorecendo, em alguns casos, excessiva intimidade.
Tragédia na vida pessoal
A vida de Nelson foi mais trágica que seus enredos.
O irmão Roberto foi assassinado por vingança,o pai-Mario Rodrigues- morreu semanas depois,não suportando a perda.
O irmão Joffre morreu de tuberculose ainda quase adolescente, ele mesmo esteve internado em Campos do Jordão duas vezes, antes que os antibióticos e vacinas diminuíssem as consequências da moléstia.
O filho mais velho, Nelson (do casamento com Elsa Batalha Rodrigues), foi preso e torturado pela ditadura militar
Paulinho(irmão mais novo) e família morreram soterrados num desabamento da Rua Cristóvão Barcellos, em Laranjeiras,no verão de 1967.
Muitos casos amorosos deixaram o saldo de 3 filhos fora do casamento,além de Nelsinho e Joffre ( nome em homenagem ao irmão morto).
Em 1963,nasceu Daniela- fruto da união com Lucia Cruz Lima.
Daniela nasceu prematura e complicações no parto a tornaram cega, surda,muda e jamais foi capaz de se movimentar.
*******************
A mais completa fonte de informações sobre NR é a monumental biografia " O Anjo Pornográfico", de Rui Castro.
**********************************************************************

Um comentário:

BR disse...

É bem verdade que a impressão, a seguir narrada, tive há algum tempo, muito embora a tenha compartilhado com pouquíssimas pessoas, motivo pelo qual aproveito a deixa como [boa]oportunidade de repartir a idéia.

Em breve síntese, algo de semelhante parece existir entre Nelson Rodrigues e Almodóvar. Isso mesmo! Vc. não leu errado.

Veja-se, em um primeiro instante, a comum preferência em expressar sentimentos [humanos] obscuros, tendo, com alguma constância, submundos/lugares sujos como panos de fundo.

Perceba-se, também, o valor que ambos procuram atribuir à sexualidade de seus respectivos personagens, sempre atormentados pelas mais diversas variedades de conflitos [internos e externos].

E, ao que parece, a base de tudo é constituída por emaranhados de [também sortidos] elementos sociais/psíquicos --- tendo como principal objetivo a "construção" do homem ---, além, é claro, de intensos desejos.

Apenas como exemplo, destaque-se a semelhança [nos enredos] entre "Carne Trémula" [Almodóvar] e "A Mulher sem Pecado"[Rodrigues], onde é possível constatar a [comum] existência de uma obssessiva paixão, somada ao fato de um dos personagens restar paralítico.

O mais relevante, no entanto --- independente de suas tramas ---, é a semelhança [esta sim!] que ambos possuem de contar, de maneira ímpar, histórias, temperadas com precisas doses de humor e, não raro, provocações.

BR

Madonna in Rio

    Ela se reinventa,se supera,transcende   Cantora, dançarina, coreógrafa, atriz, produtora de filmes e escritora, música,  militante polít...

Textos mais visitados