domingo, 23 de janeiro de 2011

Fim de semana com programa cultural duplo e ousado na Casa França Brasil

Após uma grande reforma, a Casa França Brasil -primeiro registro do estilo neoclássico no Rio de Janeiro, erguida em 1819, com projeto do francês Grandjean de Montigny que veio com a Missão Artística-ganhou mais amplidão lateral com mesas e cafeteria. A outra lateral se comunica agora por um grande pátio com o Centro Cultural dos Correios .E a proximidade com o Centro Cultural Banco do Brasil forma um corredor único no centro histórico do Rio.
****************
No lindo espaço cultural da foto acima,estão as exposições “
Grande”,da artista mineira Laura Lima, e Arquitetura do Segredo, da paulista Amália Giacomini. ****
"Em “Grande”(imprópria para menores de 18 anos),Laura Lima utiliza pessoas, corpos humanos vivos, como parte da obra, que pode ser repetida infinitamente e é totalmente dissociada do conceito de performance, pois os corpos-esculturas são a própria matéria da criação
As obras são impactantes, tanto em função do tamanho (Grande não é apenas o título da mostra) como em termos conceituais e abrem espaço à imaginação.
O público vai se encontrar com “O mágico nu” (2010) que produz, sem parar, esculturas num torno de argila, fundidas a outros materiais. Ao mesmo tempo, organiza e reorganiza objetos e ferramentas.
Em seguida vem “Pelos + Rede" , que apresenta numa rede de mais de 30 metros, localizada no vão central da Casa, um casal nu, em atitude contemplativa. A mulher tem seus pelos pubianos alongados e o homem, as sobrancelhas.
Já “Baixo” (2010) é um espaço rebaixado a apenas 60 cm do chão, onde uma figura humana com características específicas aguarda o espectador.
As obras Pelos+Rede e Baixo foram concebidas dentro do conceito do conjunto Homem=carne/Mulher=carne, que Laura Lima vem desenvolvendo há alguns anos.
No último espaço da exposição está “Escolha” (2010), onde o acesso é de livre escolha do público, disposto a mergulhar sem qualquer informação prévia"
Até 20 de fevereiro de 2011
Laura Lima participou em exposições como Arco Madrid 2008, Bienal de São Paulo (1998 e 2006), duas edições da Bienal do Mercosul (Porto Alegre), To Age (Chapter Art Centre - Cardiff, Inglaterra); A little bit of history repeated (Kunst Werke, Berlim),Alegoria Barroca na arte contemporânea (Centro Cultural Banco do Brasil, RJ), Troca Brasil PNCA(Portland, Oregon, EUA) e Panorama da Arte Brasileira 2001 e 2006, entre outras
***************************
Arquitetura do Segredo
, é o nome da exposição que está ocupando O Cofre da Casa França-Brasil. A autora Amália Giacomini explora o conceito de segredo usando uma citação de Bachelard e joga com a idéia de esconder-revelar-disfarçar.
Para isto, criou uma “parede” em ângulo, cujos “tijolos” são, na verdade, pequenas caixas de madeira de mesmo formato, porém com medidas frontais e profundidades variadas, que terão no fundo alguma forma de dissimulação para instigar o público a imaginar o que há por trás que remete ao próprio espaço do cofre como lugar do segredo, do esconderijo”.
Amália diz que “as formas que compõem a parede revelam, na concretude do mundo, um tema psicológico bem geral: a idéia de que quem guarda um tesouro guarda um pouco de si com ele”
Até 27 de fevereiro de 2011.
Amalia Giacomini é formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (FAU-USP)
Participou de importantes mostras pelo país, como o Centro Universitário Maria Antonia da USP (São Paulo), Centro Cultural São Paulo, Museu da Casa Brasileira (São Paulo), Instituto Tomie Othake (São Paulo), galerias da FUNARTE (Rio de Janeiro), Centro Cultural Sérgio Porto (Rio de Janeiro), Museu de Arte Contemporânea do Paraná (Curitiba) e MAC de Niterói.
Fora do Brasil apresentou, no ano passado, a exposição individual
Liberér l’horizon reinventér l’espace, na galeria da Cité des Arts em Paris. Na mesma cidade participou, em 2005, da Exposição Comemorativa do Ano do Brasil da França realizada pela FUNARTE/ MinC.
******************************
Serviço:
Casa França-Brasil - Rua Visconde de Itaboraí, 78 – Centro - Rio de Janeiro
Tel: 21 2332-5120
Horário: de terça a domingo, das 10h às 20h
Entrada franca
Email: info@casafrancabrasil.rj.gov.br

Nenhum comentário:

60 anos do golpe militar

      O golpe de estado de 1º de abril de 1964  foi o prelúdio de 20 “anos de chumbo”, onde a restrição dos direitos individuais, a   censur...

Textos mais visitados