quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Lares modernos para pássaros urbanos e a máquina zero nas árvores do Leblon


O designer holandês Klaas Kuiken criou e o Tree Hugger Project( literalmente "abraçadores de árvores", ação ambientalista atuante nos Estados Unidos e Europa)encampou :uma nova concepção de ninho para pássaros de vários tamanhos que andam meio perdidos porque seus ninhos não são seguros nas árvores das cidades e estão virando, praticamente, homelesses voadores.
Kuiken explica:
"Nos dias atuais,nas grandes cidades e até nos campos, pássaros perderam espaço para que possam construir de seus lares e chocar os ovinhos.Pensei que colocando no teto das constuções esses tijolos adaptados de terracota, eles terão um lugar seguro para seus ninhos"
Máquina zero
Aqui no Rio -e tenho certeza de que foi uma decisão tomada na maior das boas intenções- nosso Prefeito delegou à COMLURB,companhia coletora de lixo,a tarefa de podar as árvores da cidade.
Com todo respeito, Prefeito Eduardo Paes,dá arrepios ver a ânsia com que elas são depenadas e arrancadas pelos moços que recolhem nossos dejetos. Sem dó nem piedade eles mandam brasa na serra elétrica e despencam árvores centenárias,totalmente na contramão da ecologia. Se o senhor- que tem se mostrado um excelente administrador- visse a indignação das pessoas nas ruas,com certeza entenderia.
Eu me apresentei a uma equipe que corta,há semanas e tipo máquina zero, as árvores aqui do Leblon e que estava em frente ao meu prédio.
Sei que tudo foi acertado em licitações decentes e que o senhor aprecia muito o trabalho da empresa estatal COMLURB que trabalha no regime de CLT, mas fui informada pelo responsável pela execução da pelagem "que tudo é feito a partir de laudos"
Faça uma visitinha-surpresa,como é de seu estilo.
A sua residência oficial na Gávea Pequena foi poupada da devastação?
Fica registrada a criativa e respeitosa solução de Klaas Kuiken *******************************************************

Nenhum comentário:

19. de abril-Dia do índio. ops ! Dia dos Povos Originários do Brasil.

  O Ministério dos Povos Indígenas, ou Ministério dos Povos Originários, foi estabelecido em 11 de janeiro de 2023,sob o governo de Luiz Iná...

Textos mais visitados