sábado, 23 de outubro de 2010

Snoopy num céu de diamantes

**************************** Os sessenta anos do querido cão-personagem de HQ
Este texto é para Simone Shinya Furuno
***************
Para comemorar os sessenta anos, a joalheria TSL, de Hong-Kong, criou um maravilhoso Snoopy de diamantes de 207 quilates.
Confeccionada em 8 meses de trabalho e com 14 centímetros de altura,a réplica do personagem criado por Charles M. Schulz (1922-2000) recebeu 9.917 diamantes brancos, 783 diamantes negros e 415 rubis.
O preço fica em torno de 280 mil euros e cada pedra preciosa foi escolhida criteriosamente para que as proporções sejam mantidas. ************************** A primeira tira do extrovertido/introvertido beagle Snoopy foi publicada no dia 4 de outubro de 1950.Ele ia se chamar "Sniffy",mas já o nome era usado em outra história em quadrinhos. Andava sobre quatro patas e somente dois anos depois (19/10/52),o cão começou a "falar". Nos balões,passou a interagir com os demais Peanuts.Entendia tudo que os outros personagens "diziam". A filosofia do personagem está expressa nos sonhos durante o sono no telhado de sua casinha. Sonhando, vira escritor, abre sua máquina de escrever e tecla:"Estava uma escura e tempestuosa noite..." (frase tirada de um conto de 1830,autoria do escritor de Edward George B.Lytton) O contraste entre a existência de Snoopy no mundo onírico e a de seu melhor amigo Charlie Brown no mundo real é o centro da trama dos Peanuts.É até título de um livro: "A vida é um sonho, Charlie Brown" Schulz, numa entrevista em 1997, disse o seguinte acerca do caráter do Snoopy: " ele tem que sair do seu mundo de fantasia para sobreviver. Por outro lado, se assim fosse ele levaria uma vida miserável e aborrecida." Depois de adotar a extravagante posição para dormir,, Snoopy tornou-se humano,andando com duas patas. O Fernando Pessoa dos beagles ( com todo o respeito) Em seguida,surgiram os alter-egos como,por exemplo,o de piloto da primeira guerra mundial-com óculos apropriados- voando em sua casinha transformada em avião Sopwith Camel e lutando contra o "Barão Vermelho" Manfred von Richthofen. "Joe Cool" é outro alter-ego quando põe os óculos de sol, e mais um advogado,um patinador olímpico,um jogador de hóquei no gelo e também um astronauta,na verdade e na ficção,o primeiro a pisar na superfície lunar,o melhor jogador de baseball. Como "escoteiro beagle" (Beagle Scout),é o líder de uma tropa que é constituida por Woodstock,pequeno pássaro amarelo e por outros pássaros seus amigos. . Outras personalidades de Snoopy são: o "Flashbeagle", o "Vulture" e o "Legionário estrangeiro". Depois de seu dono permissivo, Charlie Brown, o melhor amigo de Snoopy é Woodstock e seu grande inimigo (além Manfred von Richthofen) é invisível:o "Gato estúpido da porta ao lado" (também chamado "Terceira guerra mundial"). ". Por um tempo, em 1977, Snoopy ficou noivo de uma cadela que nunca apareceu nos desenhos e que ele conheceu enquanto guardava a casa da Peppermint Patty. Mas, ela, malvada traidora, fugiu com o irmão do Snoopy, o Spike Esta decepção amorosa foi adaptada à animação com o nome: "O Snoopy vai casar, Charlie Brown" (Snoopy's Getting Married, Charlie Brown). Salve o Dr Freud! Não sei se estou viajando na maionese,mas se você se detiver no conteúdo, as sutilezas do personagem são belo material para estudos psicanalíticos.
E quem de nós,sendo pensante, não é um pouco fora dos esquadros? Snoopy tem claustrofobia e odeia doces com coco,biscoitos e pedaços de gelo por cima de sua casa, que,segundo a Wikipedia," é muito maior por dentro do que o que parece por fora (o sotão é suficientemente grande para ter uma piscina, quadros e uma TV".
Snoopy é bilingue, fala um pouco de francês. A marca de sua ração é "para cães que voaram na primeira guerra mundial e compreendem um pouco de francês".
Ele fracassou no curso de geometria, que era sua desculpa para não poder seguir o curso de golfe.
Tem também a sua própria dança, que se chama a Dança do Snoopy (Snoopy dance "
Com o sucesso da HQ , foi lançada a série de TV. E aí, todos conhecem o não final da história: Snoopy é eterno. *************************************************************

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá amiga!!!

Muito lindo o texto sobre o Snoopy!! =)

Tks!

Bjos

Cláu

Internet faz 35 anos

  "O World Wide Web é um termo técnico que foi traduzido para a língua portuguesa como rede mundial de computadores, também conhecido c...

Textos mais visitados