quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Música de Câmara na Academia Brasileira de Letras

Música de Câmara na ABL

Edição de hoje, 5a.feira-5 de agosto de 2010,às18 horas.
A Academia Brasileira de Letras e a Petrobras convidam para mais uma edição da série “Música de Câmara"2010, desta vez com a primeira audição no Brasil da composição Phantasiestücke, do alemão Robert Schumann
Escrita para piano(apresentada por Linda Bustani), violino (Paulo Bosísio) e mais o violoncelo de Mateus Cecatto e Carlos Mendes (violino) e Dhyan Toffolo (viola) a peça em homenagem aos 200 anos de nascimento do compositor alemão, que terá também a apresentação da música Quinteto com Piano Opus 44.
Esta obra tem um lado inédito: Linda Bustani, a tocará pela primeira vez em seus mais de 50 anos de carreira. A composição é uma espécie de declaração de amor de Schumann a Clara de Wieck, pianista, com quem se casara dois anos antes contra a vontade do pai dela,Friedrich Wieck, um dos professores do compositor.
A felicidade durou pouco porque Robert Schumann, logo depois, morreu na Alemanha,aos 46 anos (1856)
Linda Bustani

Uma das mais importantes pianistas sul-americanas de projeção internacional, Linda Bustani foi discípula de Arnaldo Estrella, no Rio de Janeiro.Trabalhou com Iakov Zak no Conservatório Tchaikovsky, em Moscou, onde também foi aluna de Elisso Virsaladze.Tocou em praticamente todas as salas importantes do mundo. Sobre seu último CD, lançado em Nova York, pelo selo Connoisseur Society, a revista norte-americana “

Fanfare” afirmou: “A fenomenal pianista brasileira Linda Bustani oferece o que provavelmente será a mais importante interpretação de Kreisleriana de Schumann”. O jornal “Pravda”, em primeira página, – a propósito de sua interpretação de Schumann – publicou: “Linda Bustani toca com as cordas do coração”.
*******************
Quarteto Bosísio
O Quarteto Bosísio, criado originalmente na década de 80, com outra formação, apresentou-se em diversas salas de concerto do Brasil e do exterior, sempre com enorme sucesso da crítica especializada e do público. Participou da programação oficial de diversas séries televisivas importantes, gravou para emissoras de rádio e de televisão – também para a indústria fonográfica. Em 2009 foi recriado com Paulo Bosísio e Carlos Mendes (violinos); Dhyan Toffolo (viola); e Mateus Cecatto (violoncelo). Para os próximos anos, agendou uma extensa série de apresentações, tanto no Brasil quanto no exterior
(divulgação)
***********************
SERVIÇO
PROJETO Música de Câmara na ABL
5 de agosto de 2010

às 18 horas

Linda Bustani e Quarteto Bosísio

Homenagem aos 200 anos de nascimento do compositor alemão
Robert Schumann

Teatro R.Magalhães Jr.

Avenida Presidente Wilson,203
Castelo-Rio de Janeiro-RJ

Tel: (21) 39 74 25 00
ENTRADA FRANCA
www.academia.org.br
**********************

LINDA BUSTANI TOCA RAVEL EM CONCERTO NO TEATRO MUNICIPAL DO RIO

http://www.youtube.com/watch?v=TH20W96KAlY
Quarteto Bosísio
interpreta
"Rosamunde' de Schubert

***************************************

Nenhum comentário: