sábado, 23 de janeiro de 2010

Mostra de Cinema de Tiradentes - 22 a 30 de Janeiro de 2010


Com o objetivo de difundir a produção cinematográfica brasileira,desde 1997 a cidade histórica de Tiradentes ,MG, realiza a sua Mostra de Cinema, com recursos captados através das leis federal e estadual de incentivo a cultura.
Qualquer produção pode ser inscrita e o evento também oferece seminários, debates e shows musicais.
De 22 a 30 de Janeiro esta 13a. edição da Mostra tem como tema Paradoxos do Cinema Brasileiro Contemporâneo e apresenta 128 filmes – 29 longas e 99 curtas exibidos em 48 sessões gratuitas, em três espaços na cidade.
Visite o site da MCT e confira a programação completa:
São homenageados os diretores e atores que mais se destacam pela sua contribuição à arte no Brasil.Não são oferecidos prêmios em dinheiro.
O Troféu Barroco 2010 foi conferido a Karim Ainouz(foto acima) que ,surpreso, declarou :
Essa é a primeira vez que eu recebo a homenagem de um festival ao conjunto do trabalho. 
Eu tenho que confessar que quando a Raquel me ligou pra dar a notícia, eu fiquei absolutamente surpreso, sem entender direito. Homenagem? Meu trabalho? Afinal de contas eu sempre acho que eu acabei de começar, que ainda tem tão mais a ser feito, a aprender. 
Depois do choque inicial, da surpresa, daquela olhada no espelho e da constatação da quantidade de cabelos brancos, eu pensei, que coisa boa! O reconhecimento é sempre bom... e daí eu fiquei foi animado, e a cada dia fui ficando mais animado pra fazer mais e mais. 
Aos poucos eu fui entendendo também que o festival de Tiradentes, já faz alguns anos, tem uma política de homenagear pessoas em processo, que já têm um trilha, mas que ainda estão traçando essa trilha também: o Belmonte, o Beto Brandt, o Lazaro, o João Miguel, o Cao Guimaraes. 

Cleber Eduardo,curador da Mostra,diz que “ “propor os paradoxos como matéria de reflexão não é encerrar uma discussão por não se ver no universo discutido caminhos preponderantes. É o contrário: a intenção é alavancar uma discussão sem cair em dualidades simplificadoras”.
*********************
Fabien Gaffez participa do Festival de Tiradentes

Fabien Gaffez,membro da Comissão de Seleção da Semana da Crítica do Festival de Cannes, vem participar do Festival de Tiradentes,convidado do "Programa Cinema do Brasil"
A Semana da Crítica tem como foco procurar novos realizadores, apresentando os primeiros e segundos longas realizados por jovens cineastas, além de curta- metragens .
Esta proposta vai de encontro ao que vem realizando o Festival de Tiradentes, o que justifica sua presença. Gaffez irá conhecer algumas produções brasileiras, especialmente dos produtores associados ao Programa.
Participará do debate O Olhar sobre o Cinema Brasileiro junto à Sylvie Debs e Rachel Monteiro, consultora internacional do Programa. A idéia do encontro é debater a imagem do Cinema Brasileiro na Europa e as expectativas que o exterior tem em relação aos filmes produzidos por brasileiros.


Além de membro do Comissão, Gaffez(f) é colaborador da revista Positif, na França, e um dos selecionadores do Festival de Amiens, onde há mais de 15 anos organiza a lista de projetos que concorrem ao Fonds d’Aide au Développement du Scénario -Fundo de Ajuda ao Desenvolvimento de Roteiros (Divulgação)

Nenhum comentário:

25 de abril. 50 anos da Revolução do Cravos em Portugal

    Era uma vez os anos de chumbo do governo do ditador Geisel e a muito jovem senhora politizada deixou seus filhinhos com as avós e partiu...

Textos mais visitados