quarta-feira, 10 de junho de 2009

Dia dos namorados-3


Lauren Bacall e Humphrey Bogart.Um amor engajado
(10 de junho,2009)

Nascida em Nova York em 1924, desde cedo Betty Joan Perske – o verdadeiro nome de Lauren Bacall - foi levada pela mãe a dançar e atuar.
Nos pequenos papéis teatrais sobressaía seu porte de manequim. Começou a desfilar moda até que uma capa na revista "Harper’s Bazaar" chamou a atenção do diretor de cinema Howard Hawks, que a contratou com exclusividade por sete anos.
Em seu primeiro filme - "Uma Aventura em Martinica" (1944) - Bacall conquistou imediatamente o posto de musa de Hollywood e o coração do galã Humphey Bogart criando um novo estilo de heroína, fria e distante.
O porte petulante e a voz sexy e penetrante apagaram a figura lendária de Bogie.
Humphey De Forrest Bogart, nascido em 1899, já era mundialmente conhecido por ter estrelado "Casablanca", em 1942 e pertencia ao seleto grupo de grandes astros do cinema.
Seco, contido mas simpático, a atração entre eles foi instantânea.
Bogart era comprometido e o romance foi mantido na clandestinidade até o divórcio do ator.
Casados, filmaram juntos durante alguns anos, mas - com o consentimento dos produtores - Lauren rompeu o contrato para se dedicar à família.
Durante o período de "caça às bruxas", (1947-1954), quando a triste figura do senador McCarthy incitou a comunidade universitária, os círculos literários e o mundo cinematográfico a denunciar atividades supostamente comunistas de seus membros, o casal Bacall-Bogart teve postura e coragem de não compactuar com este tipo de atitude.
Considerados muito "à esquerda", tiveram dificuldades para continuar a trabalhar.
Lauren foi chamada pela MGM para substituir Grace Kelly (que havia se tornado princesa de Mônaco) ns papel de loura glacial, em "Teu nome é mulher". Bogart, que desde 1950 sofria de câncer, morreu durante as filmagens.
Bogie e Baby, como eram conhecidos, amados e respeitados na colônia cinematográfica, tiveram dois filhos.
Lauren contiua linda (foto de 2008,aos 84)e atuante.Em 1996,por seu papel " O Espelho tem Duas Faces", foi indicada para o Oscar de melhor atriz coadjuvante e,no mesmo ano, recebeu o Globo de Ouro por este trabalho.
***************************************************

Nenhum comentário:

Textos mais visitados