terça-feira, 25 de agosto de 2015

61 anos do suicídio de Getulio Vargas



          
Getúlio Dornelles Vargas (São Borja-RS19/4/1882 – Rio de Janeiro-então DF-24/8/1954)governou o Brasil, durante dois mandatos: de 1930 a 1945 e de 1951 a 1954. 
Entre 1937 e 1945  foi ditador,no chamado Estado Novo.
Formado pela pela Faculdade de Direito de Porto Alegre (em 1907) Getúlio  Vargas foi eleitp pelo Partido Republicano Rio Grandense deputado estadual, deputado federal e  foi líder da bancada gaúcha, entre 1923 e 1926. 
Foi Ministro da Fazenda de Washington Luís (1926-27) e presidente do Rio Grande do Sul (1927-1930)e candidato à Presidência da República na chapa oposicionista da Aliança Liberal. Derrotado, tornou-se o chefe do movimento revolucionário de 1930(foto)  
                Governo Populista
Nos  anos de  governo nacionalista e populismo,foi promulgada a Constituição de 1934,fechado o Congresso Nacional em 1937 e o DIP ( Departamento de Imprensa e Propaganda ) perseguiu,torturou e matou os opositores, concentrando o foco nos comunistas.OlgaBenário,mulher grávida do líder comunista Luis Carlos Prestes,entregue ao governo nazista, após dar à luz na cadeia alemã,foi mandada para o extermínio.
              Realizações
A equipe de Getúlio elaborou a Consolidação das Leis do Trabalho, também conhecida por CLT, cuidou dos direitos trabalhistas que  entraram em vigor: carteira profissional, semana de trabalho de 48 horas e as férias remuneradas. 
Foi criada a Companhia Siderúrgica Nacional (1940), a Vale do Rio Doce (1942), e a Hidrelétrica do Vale do São Francisco (1945). Nós,mulheres, devemos a ele o direito de votar. A instituição do voto secreto também vem do 1º governo.
A nova eleição presidencial estava marcada para Janeiro de 1938,quando,em novembro de 1937  foi denunciado um plano para,supostamente, implantar o comunismo no Brasil :o Plano Cohen
                            O  Estado Novo
O clima tornou-se favorável para que fosse fechado o congresso, e instalado o chamado Estado Novo. No início de dezembro,Vargas assinou decreto acabando com os partidos politicos.,inclusive a AIB.
Em 11 de maio de 1938,Os integralistas invadiram o Palácio Guanabara ,com a intenção de depor Vargas,episódio histórico que ficou conhecido como Levante Integralista.
Durante os oito anos  de duração do Estado Novo ( 1937-1945) Getúlio Vargas continuou a intervenção estatal na economia: criou,entre outros,, o Conselho Nacional do Petróleo (CNP), o Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP), a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e a Fábrica Nacional de Motores (FNM), entre outros.
No início da Segunda Guerra Mundial (1939), Vargas manteve um posicionamento neutro.
Em 1941, um acordo com os Estados Unidos,no qual o governo americano assumiu o compromisso de construir a primeira siderúrgica no Brasil e, em contrapartida,receberia permissão paea instalar bases militares no nordeste
 Brasil na Guerra                                     
Em 1942,navios brasileiros foram torpedeados por submarines alemães e  foi declarada a Guerra contra as potências do chamado “Eixo”:Alemanha,Itália e Japão. A Força Expedicionária Brasileira (FEB) enviou seu primeiro contingente de soldados  para cpmbater  na Itália em julho de 1944
Terminada a Guerra, os novos ventos de liberdade não combinavam muito  com o regime duro do Estado Novo  e as pressões pela redemocratização apesar, da anistia, da liberdade de organizacão partidária e da promessa de uma nova Assembléia Constituinte e a definição de nova data para eleições , Vargas foi deposto em 29 de outubro de 1945, por um movimento militar liderado por generais que compunham seu próprio ministério.
                                    Exílio
Afastado do poder, Getúlio Vargas retirou-se para sua fazenda em São Borja, no Rio Grande do Sul,(foto)
Nas eleições para a Assembléia Nacional Constituinte de 1946, Vargas foi eleito senador por dois estados: Rio Grande do Sul, na legenda do Partido Social Democrático (PSD), e São Paulo, pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Pelo PTB   foi também eleito representante na Câmara dos Deputados por sete estados: Rio Grande do Sul, São Paulo, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Paraná.
Assumindo seu mandato  de senador pelo Rio Grande dp Sul.Getúlio Vargas exerceu também a legislatura que se seguiu (1946-1949).
Candidato à presidência da República pelo PTB, em 1950, Getúlio Vargas derrotou os candidatos, Eduardo Gomes (UDN) e Cristiano Machado (PSD), elegendo-se com 3.849.000 votos.
                O Segundo Mandato
Eleito pelo voto em 1950, deu seguimento `a política nacionalista.  Em meio a uma campanha com imenso apelo popular,cujo slogan era " O petróleo é Nosso" foi criada a   Petrobrás.  
Em meio a uma grande radicalização política,Getúlio  recebia fogo cerrado da oposição (UDN) e,em especial ,a oratória arrasadora do jornalista Carlos Lacerda, proprietário do jornal carioca Tribuna da Imprensa.
Nos primeiros dias de  agosto de 1954, a mando da guarda pessoal do Presidente chefiada por Gregório Fortunato,aconteceu um atentado, em Copacabana,no qual-ao invés do alvo Carlos Lacerda- foi morto  o major-aviador Rubem Florentino Vaz,  
A Aeronáutica instaurou um inquérito para investifar o “Atentado da Rua Toneleros” e transformou seu QG na Ilha do Governador em "República do Galeão"
Encurralado pelas pressões que vinham de todos os lados, ao lhe ser sugerida uma renúncia para evitar a deposição, Vargas suicidou-se com um tiro no coração,deixando uma carta-testamento que é um dos documentos mais importantes na História moderna de nosso  país e que terminava assim:

 "Eu vos dei a minha vida. Agora vos ofereço a minha morte. Nada receio. Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida  para entrar na História. " 

Nenhum comentário:

19. de abril-Dia do índio. ops ! Dia dos Povos Originários do Brasil.

  O Ministério dos Povos Indígenas, ou Ministério dos Povos Originários, foi estabelecido em 11 de janeiro de 2023,sob o governo de Luiz Iná...

Textos mais visitados