segunda-feira, 21 de abril de 2025

Nostradamus,Malaquias, Papa Negro e a sucessão do Papa Francisco


Fonte:  texto da revista digital francesa Marie Claire
 que traduzi,adaptei, resumi e acrescentei.
https://www.marieclaire.fr
*****************

Antes da morte do Papa Francisco, havia preocupações sobre sua saúde, com alguns vendo isso como um eco de uma antiga e preocupante profecia de Nostradamus,que previu a morte de um velho pontífice e a eleição de um romano, alimentando especulações sobre o futuro do Vaticano.

A profecia caiu, desta vez, como uma guilhotina. 

O Vaticano anunciou a morte do Papa Francisco na segunda-feira, 21 de abril de 2025, aos 88 anos, após várias semanas de hospitalização. 

Na França, um em cada dois jovens acredita que a astrologia é uma ciência, de acordo com uma pesquisa do Ifop de 2023, o IBOPE de lá.

 Enquanto horóscopos e cartas de tarô orientam a vida cotidiana de alguns, outros recorrem a figuras mais lendárias: Nostradamus e Baba Vanga. 

Dois oráculos separados por séculos, mas cujas previsões continuam alimentando especulações.


Nostradamus

Médico, astrólogo e ocultista, o francês Nostradamus (1503-1566) é conhecido por previsões sobre o futuro.  
Via as estrelas como um reflexo do destino humano e registrou suas profecias em uma obra que se tornou um clássico cult em 1555.
 O livro Les Prophecies,  uma coleção de poemas, quadras, unidos em dez conjuntos de versos de 100 quadras, foi publicado pela   editora Macé Bonhomme 

As "quadras enigmáticas" de 1555 esconderiam a ascenção de Hitler,o nazismo, 3º Reich , os campos de concentração e os fornos,a "  0peração Valquiria"que infelizmente fracassou, elaborada para matar o monstro,a morte de HenriqueII, a Revolucão Francesa,Hiroshima e Nagasaki,os ataques de 11 de setembro nas torres gêmeas e tantos outros episódios.

******

 Baba Vanga, cega e apelidada de "Nostradamus dos Bálcãs", apresentou uma série de visões perturbadoras até sua morte, em 1996. 

Para 2025, suas previsões acertaram em vários pontos, alimentando ainda mais a estranha impressão de que a história, às vezes, parece escrita com antecedência.


Profecia de Malaquias. - do site da revista EXAME

A chamada "Profecia dos Papas" é atribuída a São Malaquias, um bispo irlandês do século 12. Segundo relatos, ele teria tido uma visão mística durante uma visita a Roma em 1139, na qual viu uma lista de 112 papas que governariam a Igreja Católica até o fim dos tempos. Cada papa foi descrito por um lema em latim, e a lista termina com um último pontífice, chamado "Pedro, o Romano".

De acordo com essa profecia, o Papa Francisco, o 266º papa da história, seria o penúltimo da lista. O lema associado a ele, In persecutione extrema S.R.E. sedebit (Durante a última perseguição à Santa Igreja Romana, ele sentará), é interpretado por alguns como uma referência ao período de desafios enfrentados pela Igreja durante seu papado. A profecia sugere que o próximo papa, "Pedro, o Romano", governará em tempos de grande tribulação, culminando na destruição de Roma e no Juízo Final.

No entanto, a autenticidade da profecia é amplamente questionada. Ela só foi publicada em 1595, mais de 450 anos após a morte de São Malaquias, pelo monge beneditino Arnold de Wyon. Muitos estudiosos acreditam que a lista foi forjada para influenciar a eleição papal da época. Além disso, a Igreja Católica não reconhece oficialmente a profecia como válida.

Apesar das controvérsias, a "Profecia dos Papas" continua a fascinar e a gerar debates, especialmente em momentos de transição no Vaticano. Para alguns, ela é uma curiosidade histórica; para outros, um alerta sobre o futuro da Igreja 


UMA PROFECIA PERTURBADORA DE NOSTRADAMUS SOBRE O PAPA FRANCISCO

 

Uma previsão de Nostradamus ressurgiu, alimentando especulações sobre o futuro do pontificado. Segundo o astrólogo do século XVI, "Pela morte de um pontífice muito idoso... um romano de boa idade será eleito. Dir-se-á que ele enfraquece seu trono... mas ele permanecerá no trono por um longo tempo e em atividade vigorosa."  

Aos 88 anos, o pontífice enfrentava problemas de saúde, enfraquecido por uma insuficiência renal, detectada em exames recentes. 

Apesar de seu estado crítico,  havia participado recentemente de uma missa dominical no hospital, um sinal de resiliência recebido com satisfação por seus fiéis, e da bênção da Páscoa Ubi et Orbi um dia antes de sua morte.

 Papa Negro

O astrólogo previu também a morte de um pontífice ancião, seguida pela ascensão de um líder mais jovem e de "pele escura"


 PERGUNTAS SOBRE A SAÚDE DO PAPA FRANCISCO

Embora a saúde do Papa Francisco causasse preocupação, os médicos queriam tranquilizá-lo. 

Os exames iniciais revelaram "insuficiência renal inicial leve", situação considerada estável apesar da queda nas plaquetas, essenciais para a coagulação. 

Hospitalizado em situação de emergência no início do ano, o soberano pontífice teve que cancelar a celebração da missa na Basílica de São Pedro e a ordenação de novos diáconos, momento-chave na comemoração do Ano Santo no Vaticano.

O Arcebispo Rino Fisichella tomou seu lugar no altar, recordando em sua homilia: "Mesmo estando em uma cama de hospital, sentimos o Papa Francisco próximo de nós. Sentimo-lo presente entre nós." 

De seu leito de hospital, o Santo Padre quis se dirigir aos seus fiéis. 

Em uma mensagem publicada em suas redes sociais, ele expressou sua gratidão: "Recebi muitas mensagens de carinho ultimamente, e fiquei particularmente tocado pelas cartas e desenhos das crianças. Obrigado pela sua proximidade e pelas orações de conforto que recebi do mundo inteiro. »

***********************************************

Triste e preocupada com a escolha do sucessor,nestes tempos em que a extrema direita ganha espaço pelo mundo.

Aguardemos que os bons espíritos inspirem os Cardeais.

Nenhum comentário:

a seguir. 70 anos da morte de Carmen Miranda

continua  

Textos mais visitados