domingo, 28 de julho de 2024

As Olimpíadas modernas e o Barão de Coubertin

 "O importante não é vencer, é competir com dignidade" frase cunhada   pelo Bispo de Londres ao abrir a cerimônia dos Jogos Olímpicos, em 1908.               


Em 1896, Pierre Frédy, mais conhecido como Barão de Coubertin, reacendeu a flama olímpica na era moderna fundando o Comitê Olímpico Internacional e promovendo a volta dos Jogos. 
*****************

Nasceu em Paris em 1º de Janeiro de 1863, originário de uma família nobre da Normandia. 

Contrariando os desejos dos pais - que o viam mais sintonizado com a política ou seguindo a carreira militar - formou-se em pedagogia, na Sorbonne.
 
Praticava boxe, esgrima, hipismo e remo e achava que o esporte poderia servir de ponte para a educação e abriria as portas do futuro para a sociedade.

Em 1875, arqueólogos alemães faziam um trabalho bem sucedido de prospecção no local onde, entre os séculos V e VII AC, estava situada a cidade-santuário Olímpia, considerada uma das sete maravilhas da Antiguidade e conhecida por sediar competições esportivas. 

Dez anos depois, entusiamado com o levantamento arqueológico,Coubertin usou sua influência pessoal para levantar fundos, motivar as autoridades e mobilizar o mundo diplomático para reviver os jogos olímpicos.

O mecenas Georges Averoff sensibilizou-se e mandou construir um belíssimo estádio todo recoberto de mármore para abrigar a primeira Ollmpíada dos tempos modernos, realizada em Atenas, em 1896. 

Treze países foram representados por 310 atletas e 44 modalidades de esporte foram disputadas, algumas preservadas dos antigos jogos.
Uma das novas provas acrescentadas foi a Maratona, para homenagear Filipides, o guerreiro ateniense que, em 490 AC, percorreu em 4 horas os 40 km que separavam Maratona de Atenas, para anunciar a vitória dos gregos contra os persas.

Coubertin foi eleito presidente do Comitê Olímpico Internacional e idealizou a bandeira dos Jogos, com os círculos entrelaçados.

Misógino

Segundo seus biógrafos, era um misógino ferrenho e declarava a quem quisesse ouvir que “a presença de mulheres nos Jogos Olímpicos seria impensável, impraticável, antiestética e incorreta”.

Para acalmar os ânimos das ativistas feministas foi criada uma espécie de competição feminina paralela.
 
Na cerimônia de abertura da Olimpíada de 1928 - Amsterdam - ao tomar conhecimento do grande número de atletas do sexo feminino na competição, pediu a palavra e num discurso indignado - diretamente da tribuna de honra - acusou sua equipe de “traição ao ideal olímpico” demitindo-se do cargo de Presidente do Comitê, que ele mesmo havia criado.
 
Pierrre Coubertin morreu de ataque cardíaco, a 2 de setembro de 1937, quando passeava num parque em Genebra.
De acordo com os seus últimos desejos expressos em documento, o corpo foi cremado em Lausanne. 

O coração foi levado para Olímpia e depositado em monumento erigido em sua memória.  

Nenhum comentário:

Nada contra o peru. - Meu texto de Natal. #tbt

      25 de dezembro : apenas uma data no calendário,mas como dói.. Agora, dor acrescida por familias divididas pela    política do ódio bol...

Textos mais visitados