quinta-feira, 18 de maio de 2023

Hiroshima,mon amour-. Geração Paissandu.- Viagem no tempo


  

"Eu hoje tive um pesadelo e levantei atento, a tempo Eu acordei com medo e procurei no escuro Alguém com seu carinho e lembrei de um tempo Porque o passado me traz uma lembrança"

POEMA.-
CAZUZA_FREJAT


**********



Um intenso romance que floresce em pouquíssimo tempo entre uma francesa, Elle-atriz filmando um roteiro antibélico - interpretada por Emanuelle Riva, e um arquiteto japonês, Lui- vivido porEiji Okada.

Ambos casados,o filme também aborda as consequências  do um evento histórico devastador que. foi o bombardeio de Hiroshima.
A sinopse informa que  "nos dois dias que passam juntos várias lembranças vêem à tona enquanto esperam, de forma aflita, a hora da partida dela. 

Ela conta que foi "tosquiada", pois se apaixonou por um alemão (Bernard Fresson) quando tinha apenas 18 anos e morava em Nevers, sendo libertada no dia em que seu amor foi morto, já no final da 2ª Guerra Mundial.
 Por ter amado um inimigo, foi aprisionada por sua família numa fria e escura adega e agora, 14 anos depois, novamente sente o gosto de viver um amor quase impossível."

Marguerite Duras,roteirista e figura maior da literatura francesa da 2a metade do século XX - foi nomeada para o Oscar de melhor argumento em 1961.
 
  Alain Resnais,diretor, recebeu prêmio da Academia Britânica de Cinema e o de melhor filme estrangeiro do Círculo de Críticos de Cinema de New York. 

PrêmioCategoriaRecipienteResultado
Oscar 1961Melhor roteiro originalMarguerite DurasIndicado]
Palma de OuroMelhor filmeIndicado
BAFTA 1960Prêmio das Nações UnidasVenceu
Melhor filmeIndicado
Melhor atriz estrangeiraEmmanuelle RivaIndicada 

Filme completo aqui:


*******
Geração Paissandu

Cine Paissandu 
foi um 
famoso cinema situado no bairro 
do Flamengo, Rio de Janeiro  à rua Senador Vergueiro, no 35-F.

 É bastante lembrado por ter sido ,na  época da ditadura militar, um centro de discussões sobre cinema ,política, história, cultura e artes.
 Ponto de encontro de cinéfilos desde a sua fundação até o fechamento, chegando a formar  a chamada “geração Paissandu”. 

Nas proximidades funcionavam alguns bares e lanchonetes que eram utilizados pelos idealistas frequentadores,eu inclusive,para intermináveis discussões sobre como salvar  mundo.
 
Diferenciais do Paissandu, além da óbvia programação, incluíam sessões à meia noite e o Festival de Cinema Amador do Jornal do Brasil (também chamado de Festivai JB-Mesbla).

****

Documentário Geração Paissandu


*****
Viagem no Tempo

Hoje eu acordei com medo
Mas não chorei nem reclamei abrigo
Do escuro, eu via o infinito
Sem presente, passado ou futuro
Senti um abraço forte, já não era medo
Era uma coisa sua que ficou em mim
E que não tem fim

Mais uma estrofe da linda letra que Cazuza fez para a avó paterna,musicada por Frejat e grande sucesso na voz de Ney Matogrosso.

https://www.youtube.com/watch?v=L2bINZ0G_yI

******************

É que hoje, do pouco que dormi, acordei de um pesadelo, com medo e com saudade.



 

Nenhum comentário:

Gondwana. Laurásia e Pangeia em elaboração

Pangeia    Em fevereiro de 2017, o jornal El País noticiou que um grupo de cientistas localizou,nas aguas do  Oceano Indico  ( ilha Maurici...

Textos mais visitados