quarta-feira, 26 de abril de 2023

Tatuagem: origem da arte, cuidados nos procedimentos

 


                                            



Tattoo ou não tattoo? Eis a questão


Tatuagem é um desenho decorativo ou simbólico e indelével feito na pele com pigmentos colorantes introduzidos por agulhas especiais e que aparecem, por transparência, quando a cicatrização se completa.
Como a pele tem 3 camadas: epiderme, derme e o hipoderme subcutâneo (tecnicamente externo a ela, mas relacionado funcionalmente),a tinta é introduzida num espaço mínimo ,no limite entre a derme e a epiderme numa profundidade entre 1 e 4 milímetros,variando de pessoa para pessoa e o espaço prefencial se situa no dorso.
***************

Tatuagens eram comuns no período neolítico. O corpo de Ötzi , o homem das neves descoberto nos Alpes austro italianos que morreu em torno do ano 3500 aC, tinha pequenos traços paralelos tatuados na região lombar e nas pernas.

Na região da bacia do rio Xinjiang ,na China, foram 
encontradas muitas múmias tatuadas e,de acordo com pesquisas dos arqueólogos J. P. Mallory e V. H. Mair, autores de The Tarim Mummies(Londres, 2000), algumas delas devem ter uns dois mil anos e vamos ficar por aqui porque os exemplos chegam a centenas.
A antiga "má fama" das tatoos na cultura ocidental pode ter sido originada pelas interpretações do Antigo Testamento onde, no Levítico 19:28 existe uma advertência sobre não desenhar tauagens no corpo.  ( na imagem abaixo: óleo do pintor Henri deToulouse-Lautrec Mulher Tatuada"" 1894)
Os marinheiros europeus redescobriram o charme da tatuagem nos anos 1770, com as explorações do Capitão James Cook no Pacífico Sul e usavam
( imagem de chefe Maiori- 1784)

um crucifixo desenhado no peito. para despertar a atenção dos oficiais superiores que costumavam puni-los severamente porque era considerado crime macular a imagem piedosa. 
No Terceiro Reich
Para identificar os deportados para campos de concentração e de trabalhos, durante a Segunda Guerra Mundial, os nazistas os tauavam com um número de identificação,"número de matrícula" 

Em Auschwitz,os ciganos recebiam um Z, (de Zigeuner, cigano em alemão). 

Os soldados das SS também eram tatuados para identificação do tipo de sangue,na parte interior do bíceps do lado esquerdo (Blutgruppentätowierung - tatuagem do grupo sanguíneo),também chamada de. « Kainsmal » a marca de Caim, a marca que Deus colocou em Caim para que não o matassem e o identificassem em caso de fuga)
                       Hoje-Cuidados no procedimento   
  1. Atualmente, o método mais utilizado é a máquina de tatuagem com bobinas eletromagnéticas, para inserir tinta na pele através de um conjunto de agulhas que oscila de 80 a 150 vezes por segundo
  2. É o sistema mais seguro porque as agulhas utilizadas,embaladas individualmente, são descartáveis.
  3. Os pigmentos usados nas tatuagens cosméticas atuais são produzidos com materiais inorgânicos (óxidos de ferro, e derivados de quinolina) e com tinturas feitas de cinzas e outras misturas.
  4. Um estúdio de tatuagem tem que ser impecável nos ítens higiene e precauções de esterilização dos instrumentos usados.


Os menores devem apresentar autorização dos pais e 

aqueles com doenças de pele, mulheres grávidas, e com outras doenças que podem contra-indicar o uso de pigmentos ou de agulhas estão impedidos de usar o processo.
As sessões duram de 15 minutos a várias horas, dependendo do tamanho e sutileza para executar o desenho.O tempo de recuperação é geralmente de 24 horas e contato com água deve ser evitado até a cicatrização.

Tatoos exprimem liberdade, 

audácia,determinaçãomuitas pessoas mandam 

desenham nome de filhos ,pessoas amadas,escudos de t

imes de futebol,santos,passagens bíblicas (pois 

é,mesmo com a citação do Levítico...) para mostrar ao 

mundo seus sentimentos pessoais e religiosos.


**********

Nenhum comentário:

Gondwana. Laurásia e Pangeia > a seguir

Pangeia   CONTINUA

Textos mais visitados