terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Amelia Earhart - Mistérioso desaparecimento -Trilogia 1


Pioneira na aviação dos Estados Unidos, autora e defensora dos direitos das mulheres. 
Primeira mulher a voar sozinha sobre o Oceano Atlântico,Amelia Mary Earhart  nasceu em Atchison, Kansas, em 24 de julho de 1897, filha de Samuel Edwin Stanton Earhart   e Amelia (Amy) Otis Earhart .

Desde cedo, ficou bem claro que a menina não aceitava as normas vigentes de educação, era interessada por leituras e entrou na escola com a "avançada" idade de 12 anos
 
Em Chicago,  foi estudar no Hyde Park High School, onde não adaptou-se e,depois, entrou para a Ogontz School,  na Pensilvânia, mas também não terminou o curso. 

A paixão pela aviação não foi imediata mesmo tendo voado pela primeira  vez ,como passageira,aos dez anos.Dez anos mais tarde, assistindo a um evento aéreo,  descobriu a verdadeira vocação.  

Esgotadas as tentativas de obter uma educação formal,em 1917, fez treinamento de enfermagem pela Cruz Vermelha, em Ontário, Canadá, para participar do tratamento dos soldados feridos da Primeira Guerra Mundial.

 Economizando seu salário de enfermeira e trabalhando também num estúdio fotográfico,tomou aulas para aprender a voar, obteve sua licença de piloto e comprou por 2.000 dólares um biplano amarelo de segunda mão,,


que chamou de "Canário".

Fez a primeira apresentação importante em 22 de
outubro de 1922,voando a uma altitude de 4.300 metros (14.000 pés), um recorde para uma mulher na época.

Em 1926, aceitou o desafio de ser a primeira mulher a cruzar o Atlântico de avião.

Em 20 de maio de 1932, aos 34 anos, decolou de Harbour Grace (Canadá) e pousou 14 horas e 56 depois na Irlanda.

Casamento

 Amelia conheceu  o "promoter"George Putnam quando ele se ofereceu para ajudá-la a escrever um livro. 


A colaboração criativa e a convivência  se transformaram  em amor,mas quando foi pedida em casamemto, ela sugeriu experimentar por um ano.

A grande peocupação foi perder a independência.

Neste mesmo período, foi articulista do periódico Cosmopolitan.Escreveu 16 textos,entre eles "Você dexaria sua filha voar ?" e "Por que mulheres têm medo de voar?".


O casamento durou até o desaparecimento, com Putman organizando sua agenda e outros atos promocionais como uma linha de acessórios e bagagem de viagem para Baltimore Luggage Company , que continuou sendo produzida até 1970. (foto abaixo) 


**

  As fotos mais famosas mostram Earhart em uma jaqueta de couro e calças masculinas, mas ela amava moda e foi incentivada a desenhar uma coleção. Em 1934, a linha Amelia Earhart foi lançada em um circuito de 30 cidades. americanas.Muito esguia e elegante, foi uma ótima modelo de suas criações.

.

Mistério no desaparecimento


2 julho de 1937- Aos 39 anos, Amélia estava quase terminando a viagem de volta ao mundo ao lado do navegador Fred Noonan, de 46. 

 Decolaram de Lae, na Papua-Nova Guiné, com destino às Ilha Howland, e nunca mais foram vistos. 

aeronave Lockheed 10E Electra sumiu e os corpos  jamais foram encontrados, transformando o caso em um dos maiores mistérios da aviação.

 

Em julho de 2017, a revista exame publicou texto,por Gabriela Ruic ,a seguir:


https://exame.com/mundo/esta-foto-soluciona-o-misterio-da-morte-de-amelia-earhart/


****************



Recentemente, para homenagear a pioneira,a Mattel lançou a Barbie Amelia Earhart.


*************

Filme AMELIA 

 Encontrei  disponível na internet, e gratuitamente, apenas o trailer:


 clique aqui : https://www.youtube.com/watch?v=Jx-sgKtoVU8

  

Desde sua primeira aventura na cadeira de piloto, a aviadora americana Amélia Earhart sente que está destinada a vencer grandes desafios. Com início em 1928, ela realiza marcos importantes, como diversos recordes de altitude e velocidade, e torna-se a primeira mulher a sobrevoar sozinha o Oceano .

Nenhum comentário:

GIBRAN KHALIL GIBRAN. em elaboração

1883-1931 Ensaísta,prosador,poeta, conferencista e  pintor de origem libanesa.   Autor do- entre outros- livro "O profeta ",   sua...

Textos mais visitados