50 anos de seu falecimento. 4/10/1970. Cantora, compositora e multi-instrumentista norte-americana.
* Port Arthur, 19 de janeiro de 1943 — +Los Angeles, 4 de outubro de 1970
Clube dos 27
"O clube dos 27 é um termo que se refere à crença de que há um incomum número de músicos mortos aos 27 anos, frequentemente pelo uso excessivo de bebidas alcoólicas ou drogas, ou meios violentos como homicídio ou suicídio."
( fonte:Wikipedia)
*********
Pesquise sobre os músicos da década de 1960 e você vai observar que Janis Lyn Joplin foi a mais autodestrutiva da época,
Nasceu a mais velha de três filhos, em Port Arthur, Texas, uma cidade de classe trabalhadora.
Seu pai a incentivou a ler o maior número de livros possível. Ali nasceu o amor pela palavra escrita e cultivo da paixão pela pintura.
Quando adolescente, a aparência gordinha e a pele com acne e os cabelos sempre rebeldes não ajudavam muito sua necessidade de aceitação.
Para rebater o booling, atitudes de chacota, piadinhas e agressões ,Janis partiu para os gestos rudes, palavras duras,álcool e cigarros.
Ainda na escola, a linda voz a levou ao coro da igreja da comunidade local.
1960-Depois de se formar na Thomas Jefferson High Schooll, ela se matriculou no curso de artes do Lamar College, em Beaumont, Texas. Cotumava viajar para Louisiana, para ouvir bandas cover de blues. Era admiradora de Leadbelly,Bessie Smith, Odetta e Big Mama Thorton,artistas de blues e folk- que influenciariam seu futuro como artista.
1962- Volta para o Texas e se estabelece em Austin.
Matriculada na Universidade do Texas, canta em pequenos bares e restaurantes.
Mora num quartel do Exército da 2a Guerra Mundial ,abandonado, conhecido como "O Gueto".
Durante este tempo em Austin, Janis finalmente conheceu Chet Helms e com ele seguiu para San Francisco.
Em 1963, North Beach era a Greenwich Village da costa oeste.
Janis Joplin cantou novamente em bares e cafeterias, tocando sua autoharp, uma versão americana da cítara,muito usada na música country.
O dinheiro era pouco, o vício pelas drogas crescia.
No ano seguinte (64) a carreira estagnou e começou o uso de metredina, uma metanfetamina extremadamente tóxica e álcool a 80%.
Tentando reverter a situação, voltou para Port Arthur.
Entre várias idas e vindas à cidade natal,
para tentar reatar com a família que não aceitava seu modo de vida, Janis se assumiu bissexual.
Logo, descobriu que estava grávida e por não ter idéia de quem era o pai, se submeteu a um aborto malsucedido que quase tirou sua vida.
Festival Pop de Monterey
( da Wikipedia)
"O Festival Internacional de Música Pop de Monterey aconteceu de 16 a 18 de junho de 1967 no Monterey County Fairgrounds, em Montrey, Califórnia, nos Estados Unidos .
Entre os membros da comissão do festival, estavam integrantes dos Beatles e dos Beach Boys .
Os artistas se apresentaram de graça, com toda a renda sendo doada a instituições de caridade. Mais de 200 000 pessoas compareceram ao festival, que é considerado como o começo do "Verão do Amor" dos hippies.
Monterey foi a primeira apresentação nos Estados Unidos de Jimi Hendrix (que foi agendado devido à insistência de Paul Mc Carney), The Who e Ravi Shankar, sendo também a estreia para o grande público de Janis Joplin .
Monterey foi o primeiro grande festival de rock do mundo e tornou-se modelo para futuros festivais, principalmente o Festival de Woodstock"
**************
Veio a fama,continuaram os velhos companheiros de solidão:muitas drogas, o álcool ,uísque e heroína.O consumo diário era de cerca de 200 dólares,uma grande soma para a época.
Em 1970,o corpo e a saúde apresentaram a conta : foi infectada com uma doença sexualmente transmissível , mais conhecida como gonorréia.
Mais uma tentativa com metadona para superar o vício em heroína - sem alcançar o efeito desejado.
(A Metadona é um narcótico do grupo dos opióides utilizado principalmente no tratamento dos toxicodependentes de heroína e outros opióides. A metadona é praticamente idêntica nas suas propriedades à morfina, agindo nos mesmos receptores e com os mesmos efeitos.-Wikipedia)
No Brasil
Na reta final da vida, início de 1970, Janis esteve entre nós,protagonizando cenas realmente bizarras.
Clique aqui e leia:
https://www.fatosdesconhecidos.com.br/7-coisas-bizarras-que-aconteceram-com-a-janis-joplin-no-brasil/
A morte no hotel
Enquanto gravava "Pearl", Janis Joplin se hospedou no Landmark Hotel em Hollywood.
No dia 3 de outubro de 1970, as sessões estavam quase no fim e ela se envolvia em várias áreas da produção, além de seu papel de cantora.
Para ouvir a versão instrumental já gravada de "Buried Alive in the Blues", ela foi ao Sunset Sound Studios naquele dia.
Sua participação vocal foi marcada para o dia seguinte.
Na mesma noite de 3 de outubro, tomou alguns drinques no bar Barney’s Beanery em Santa Monica Boulevard, voltou ao hotel e usou heroína e mais heroína e mais heroína e mais e mais.... e se foi.
********************************
Documentário da BBC. Legendado - 2015
Janis: Little Girl Blue”, de Amy J. Berg
aqui:
Nenhum comentário:
Postar um comentário