Popeye -que "caiu " em domínio público em 5/1/2009 ,pouco antes de se tornar octogenário- já completou 90.
O marinheiro,tempos atrás,causou grande polêmica nos Estados Unidos, ao estrelar o comercial do suco de laranja Minute Maid e trocar sorrisos cúmplices e gestos de carinho com seu arquiinimigo Brutus.
Os dois brincam juntos num balanço e numa gangorra e, depois, Popeye cobre Brutus de areia numa praia - entre sorrisos e olhares meigos.
No final, passeiam numa bicicleta de dois lugares, com o testemunho de uma Olívia Palito estarrecida.
A trilha musical, muito espirituosa, é de duplo sentido.
O comercial - insinuando uma relação afetiva - é obra do diretor de criacão, Dave Linne (acho que foi exagero,forçação de barra)
Confira,leitor
Popeye nasceu em 19 de janeiro de 1929, na história em quadrinhos Thimble Theater publicada pelo King Features Syndicate - uma empresa criada em 1915 pelo magnata da comunicacão William R. Hearst (1863-1951) para comercializar os quadrinhos (syndicates).
Seu criador e ‘”pai biológico” foi o cartunista Elzie Crisler Segar (1894-1938)
Fumante compulsivo de cachimbo (símbolo fálico?), nanico e aparentemente sem dentes,Popeye começou como simples coadjuvante e foi tamanho seu sucesso que o público exigiu que se tornasse astro de primeira grandeza.
Um elenco de apoio foi logo criado como pano de fundo para o marinheiro mercante de voz rouca: Brutus, uma personalidade troglodita com quem Popeye competia pelo amor de Olívia.
A namorada Olívia Palito esquálida, e – quem sabe? - anorética que sempre deu super mole para Brutus, costumava gritar na hora H,quando o grandalhão investia : “Socorrooooooo,Popeeeeeeye”.
Para equiparar o que seria uma luta desigual, depois de apanhar além da conta, o marinheiro consumia latas de espinafre que o tornavam invencível.
Também integram a família :Gugu. o sobrinho (ou filho adotivo) revoltado querendo mais independência, Pimpão, o amigo folgado e aproveitador, louco por hamburgers, malvada Bruxa do Mar.Alice, originária de uma ilha desconhecida e um animal esquisito e amarelo chamado Jeep Jeep.
Segundo suas próprias “palavras”, Popeye pesa 72 kg, tem 27 balas no corpo e foi atingido por 120 tiros, mas nunca revelou como perdeu seu olho direito.
" Sou o que sou”
Seu jargão, repetido entre baforadas, “I am what I am” (sou como sou), é título de um grande sucesso da cantora Gloria Gaynor. .
Depois da morte do criador, vários outros artistas desenharam o personagem, sendo o mais notável deles Bud Sagendorf, que assumiu a criação em 1958.
. Propaganda ideológica
Durante a 2a Guerra Mundial, Popeye se “alistou” na marinha americana e passou a usar um uniforme azul escuro, que fez parte de seu visual até os anos 60.
Com o aval do governo, os quadrinhos ganharam um público fixo e foram utilizados como propaganda ideológica.
Estudiosos do comportamento humano observaram a personalidade de Popeye, fazendo um paralelo com outro ícone da mesma geracão de personagens : o Super-Homem, que agia como defensor da liberdade e da democracia.
Ambos representariam a conduta moral americana correta.
Popeye só apelava para a força bruta quando a situação ficava insutentável e ele não aguentava mais a provocação do adversário.
Popeye multimídia
Embora conte a lenda que foi inspirado pelo marketing de uma indústria de espinafre enlatado, a figura de Popeye se expandiu para rádio, desenhos animados, peças teatrais e indústria cinematográfica.
Muitos produtos pelo mundo afora usam a força de sua imagem.
William Costello era a voz oficial do marinheiro e, quando passou por problemas, foi substitído pelo animador Jack Mercer.
A voz irritante de Olivia Palito era obra do talento de Mae Queste.
Impacto do personagem
*O impacto do personagem foi tamanho que aumentou em 33% o consumo do espinafre na década de 30, sendo – literalmente - a salvação da lavoura do país em crise depois da queda da Bolsa.
*Em Traumatologia e Ortopedia, a retração do tendão do bíceps, causando um efeito de “muque” é chamada “Sinal do Popeye”.
*Wimpy ou Gugu no Brasil, deu nome a uma cadeia de restaurantes, que incluiu em seu cardápio o Wimpy Burger.
*O correio americano lançou um selo com toda a turma de Popeye, que faz parte da série "American Comic Classics", para comemorar os 100 anos do aparecimento das histórias em quadrinhos.
*Em 1980, o diretor americano Robert Altman usou o personagem Popeye em um musical (co-produção da Paramount Pictures e Walt Disney Productions) estrelado por Robin Williams tendo Shelley Duvall como Olívia Palito e canções assinadas por Harry Nilsson.
*Em 2004, a Lions Gate Films produziu Popeye's Voyage: The Quest for Pappy, para comemorar os 75 anos do personagem.
*Existem estátua de Popeye em Crystal City, Texas, homenagem dos plantadores de espinafre da região e em Chester, Illinois, cidade natal do cartunista Elzie Segar.
************************
Nenhum comentário:
Postar um comentário