sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Curiosidades sobre o horário de verão


O horário de verão, que começa a vigorar a partir da 0h deste domingo (21), deve gerar uma economia de cerca de R$ 282 milhões.



 
O Horário de verão,alteração do horário de uma região,apenas durante uma parte do ano, adiantando-se em geral uma hora no fuso  oficial local.  
A ideia de  aproveitar melhor as horas de sol foi lançada em pelo político e inventor americano Benjamin Franklin  em 1874,numa quando ainda não existia luz elétrica. 

Mas  não sensibilizou nem o governo do seu país, nem o da França, onde foi publicado um artigo seu sobre a possível economia em cera de vela gerada pelo adiantamento do relógio em uma hora no verão (fonte Wikipedia Portugal) 
Em 1907,William Willet, da Sociedade Astronômica Real tentou  sem sucesso,  convencer a sociedade britânica dos benefícios desta medida.

O primeiro país a adotar oficialmente o horário de verão foi a Alemanha ,em 1916.Tinha mesmo que ser, tamanha a ligação de meus conterrâneos com o relógio,mas o objretivo
economizar carvão durante a primeira Guerra Mundial.

Segundo o site Wikipedia Portugal ,"Críticos do horário de verão alegam que a medida afeta o chamado relógio biológico das pessoas, principalmente das mais velhas, com prejuízos à saúde"
 
  No Brasil
  
O horário de verão, que começa a vigorar a partir da 0h deste 
domingo (21/10/2012), deve gerar uma economia de cerca de R$ 
282 milhões.

Acontece em alguns estados   entre o terceiro domingo de outubro e o terceiro domingo de fevereiro  e foi adotado pela primeira vez em 1º de outubro de 1931 através do decreto 20.466, abrangendo todo o território nacional. Em alguns anos, o horário não foi cumprido mas-desde 1985 -é adotado anualmente.

Nenhum comentário:

a seguir > Os misteriosos alinhamentos de Carnac,na Bretanha

Recentes estudos arqueológicos nas proximidades de Carnac obtiveram datas que variam entre 4.800 e 3.500 aC. CONTINUA

Textos mais visitados