domingo, 19 de setembro de 2010

18 de setembro de 1970-Morre Jimi Hendrix



James Marshall "Jimi" Hendrix ,nascido em 27 de novembro de 1942 em Seattle,estado de Washington, foi um músico,cantor e compositor americano.
Ícone da contracultura e a grande atração do festival de Woodstock,eleito o melhor guitarrista pelas revistas "Rolling Stone" e "Guitar World" ,ganhou notoriedade mundial ao encerrar sua apresentação com a versão eletrificada do hino nacional americano.
Há exatos quarenta anos, Hendrix nos deixou com um rastro de mistério: foi encontrado pela namorada Monika Dannemann, num quarto de hotel em Londres, aparentemente por overdose de drogas,de acordo com laudo da polícia.
No seguimento do processo,Monika mudou seu depoimento,dizendo que os empresários Gerry Stickels e Eric Barrett estiveram no quarto antes da chegada da ambulância onde Hendrix morreu e que levaram alguns objetos do músico, incluindo algumas anotações

Em 2009, o ex-roadie James “Tappy” Wright publicou o livro "Rock roadie" onde afirmava que havia ocorrido um crime e Michael Jeffrey, ex-empresário de Hendrix, seria autor do assassinato

*****************************************************************
A década de 60 estava sendo pesada para os Estados Unidos: lutas pelos direitos civis dos negros,guerra do Vietnã,assassinato dos irmãos Kennedy -John e Bob e o de Martin Luther King. A atriz Sharon Tate( mulher grávida do diretor Roman Polanski)e amigos que estavam com ela numa reunião,em casa,foram trucidados pela 'família Manson,'seita liderada por um louco,CharlesManson.

Woodstock-3 dias de muita música, paz e amor
A “Woodstock Feira de Música e Arte “ levou cerca de 450 mil pessoas a um descampado não muito distante de Nova York para três dias de música, paz, amor e monumentais engarrafamentos de trânsito.
As autoridades de Bethel, NY, declararam estado de emergência e isso atraiu a atenção do público local e da mídia internacional
O cineasta Michael Wadleigh cobriu o evento, que originou o documentário "Woodstock". Ali ficaram registradas as imagens da iconografia hippie e praticamente toda a cena da contra-cultura do rock.
Tudo começou de forma muito empírica, quando John Roberts, Joel Rosenman, Artie Kornfeld e Micheal Lang se reuniram na Woodstock Ventures. Os antecedentes foram as longas noites de conversas em que Lang, Kornfeld e sua esposa Linda - que dividiam o mesmo apartamento - alimentavam o sonho de organizar o maior festival jamais encenado. A idéia era realizar uma “exposição rock concert extravaganza”.
Por outro lado, Lang e Kornfeld planejavam construir um estúdio de gravação na cidade de Woodstock, condado de Ulster, terra natal de Bob Dylan e onde residiam Jimi Hendrix, Janis Joplin, Van Morrison e os componentes do The Band.
Como não tinham dinheiro para concretizar o projeto, foram aconselhados pelo seu advogado a procurar Roberts e Rosenman, dois jovens milionários que estavam em busca de oportunidades de investimento.
O projeto previa a gravação ao vivo de um concerto para 50 mil espectadores. Este tipo de evento era muito popular na época (1968), nos Estados Unidos. O Festival de Woodstock, evento musical com entrada livre, aconteceu em um momento em que o país estava envolvido na guerra do Vietnam.
Música engajada já era ouvida normalmente no final dos anos 60.
Os tempos difíceis costumam estimular os talentos, no entanto os grandes nomes da cena foram atraídos não por uma causa, mas por um cachê além dos seus padrões. Bob Dylan foi o único que se recusou a participar.
Os grandes nomes que aderiram eram capazes de atrair grande número de espectadores e, 40 anos depois,não se discute mais sobre a real importância do Festival de Woodstock.
Alguns ex-hippies juram que o encontro ficará para sempre no imaginário popular, sob a forma de ícone dos movimentos sociais rumo a um mundo melhor. Críticos severos acham que foi um acontecimento sem importância, que apenas serviu para marcar o fim de uma era conturbada.
E os mais conservadores continuam a achar que aquilo foi uma “festa do diabo”.
Programa Oficial do Festival de Woodstock
Sexta-feira, 15/08/1969 - Richie Havens - 17:07 h (abertura); - Country Joe McDonald (solo); - John Sebastian; - Swami Satchadinanda ( guru Indiano); - Bert Sommer - aproximadamente às 20:00 h; - Sweetwater; - Tim Hardin - aproximadamente às 21:00 h; - Ravi Shankar – apresentação foi interrompida às 22:35 devido à chuva; - Melanie; - Arlo Guthrie; - Joan Baez.
____________________
Sábado, 16/08/1969 - Quill - 12:15 h; - Keef Hartly; - Santana - aproximadamente às 14:30 h - Tocou "Soul Sacrifice" e aí então é que realmente começou o segundo dia de Woodstock; - Mountain; - Canned Heat; - The Incredible String Band; - Grateful Dead; - Creedence Clearwater Revival; - Janis Joplin;
____________________
madrugada de domingo - Sly and the Family Stone - 1:30 h; - The Who - 3:00 h; - Jefferson Airplane - 8:30 h.
Domingo, 17/08/1969 - Joe Cocker - 14:00 h; - Country Joe and the Fish; - Ten Years After - 20:00 h; - The Band - 22:30 h; - Blood, Sweat and Tears - 00:00 h;


________________________________
madrugada de segunda feira
- Johnny Winter; - Crosby, Stills and Nash (and Young) - 3:00 h; - The Paul Butterfield Blues Band; - Sha-Na-Na;
- Jimi Hendrix - às 8:30 fez a inesquecível interpretação do hino nacional americano. Jimi tocou para as 30 mil pessoas que resistiram até o final.
A “Woodstock Feira de Música e Arte” foi encerrada oficialmente às 10:30 h da manhã de segunda feira,18/8/1969
*******************************************************
Taking Woodstock'- direção de Ang Lee,com Emile Hirsch e Imelda Staunton . conta a pré, a pósprodução e o "durante"-do festival de música que se propunha ser "Uma Exposição Aquariana" e que aconteceu na fazenda de 600 acres de Max Yasgur em Bethel, Nova York, de 15 a 18 de agosto de 1969.
"Ali foi construído o retrato do movimento hippie da contracultura do final dos anos 1960 e começo dos 70",segundo os cientistas sociais .
*******************************************************

Um comentário:

Absinto Muito disse...

Vem em ótimo momento quando já se passaram 40 anos que perdemos a presença física do Jimi. Gostaríamos que conhecesse o nosso blog http://absintomuitorock.blogspot.com/ e a nossa banda http://www.myspace.com/absintomuito
“O Rock Prevalece!”

19. de abril-Dia do índio. ops ! Dia dos Povos Originários do Brasil.

  O Ministério dos Povos Indígenas, ou Ministério dos Povos Originários, foi estabelecido em 11 de janeiro de 2023,sob o governo de Luiz Iná...

Textos mais visitados