quinta-feira, 15 de julho de 2010

O Instituto Internacional dos Saberes Tradicionais


O site do jornal francês "Le Monde" informa que a sede do Instituto Internacional dos Saberes Tradicionais(International Traditional Knowledge Institute-ITKI)está sendo construída em Gualchiere di Remole-Florença,Itália (foto acima), um vilarejo medieval fortificado que foi ocupado no século 14 pelo clã dos Albizzi, membros da ARTE DELLA LANA (arte da lã), poderosa corporação de artes e ofícios.
Os 2 000 metros quadrados de construções estão em ruína, as casas e os 10 hectares de terreno abandonados.O local pertence à prefeitura de Florença e não foi escolhido ao acaso.Mais do que qualquer castelo imponente, mostra o verdadeiro tom que o novo Instituto deseja transmitir.

A pequena aldeia, na Idade Média,vivia em função da lã, com os moinhos no Rio Arno-que corta o local-incorporados ao trabalho.As imensas rodas hidráulicas foram substituídas por outras menores,usadas nos moinhos de grãos.
" Desejamos retomar o fio da tradição.O patrimônio cultural não está somente nos museus e galerias de arte.Está escrito no território,nas obras e paisagens desenhadas pelos homens" explica Pietro Laureano, presidente do ITKI.

Laureano deseja tornar Gualchiere di Remole " um centro de transmissão da memória cultural,com as rodas dos moinhos restauradas,expostas em local nobre do Museu das Ciências"

Uma torre receberá a réplica do laboratório de Leonardo Da Vinci, que se dedicou por muito tempo ao estudo das técnicas hidráulicas.Outra torre será transformada em centro de pesquisa.Serão abertas lojas de artesanato textil e de moda.Nas margens do Rio Arno haverá um espaço de turismo e lazer.Saindo da Ponte Vecchio pequenos navios movidos a microturbinas farão o percurso de 15 quilômetros à oeste até o Instituto.
"Antigamente o rio era navegável e o que os antigos faziam, também podemos fazer", diz Laureano.
O projeto deve ser concluído num espaço entre 3 e 4 anos contando, além da UNESCO, com o suporte financeiro de Fundações internacionais e será a parte visível de um grande esforço a nível "subterrâneo",um inventário,difusão do conhecimento tradicional do mundo inteiro que pode e deve sobreviver ao lado dos progressos tecnológicos desta era globalizada.
****************************************************************

Nenhum comentário:

22 de abril - "Dia da Terra"

 Um pouco de humildade não faz mal a ninguém  . Veja a localização do sistema solar na Via Láctea. O Sol é a insignificante estrelinha `a es...

Textos mais visitados