quinta-feira, 17 de junho de 2010

"Le Monde" divulga fotos inéditas de Saint-Exupéry


Família de amigo entrega as prováveis últimas imagens do piloto de guerra e autor do "Pequeno Príncipe"
O jornal francês "Le Monde",em seu site na internet,divulgou três fotos inéditas de Antoine de Saint Exupéry,guardadas em Anvers(França) pela família de Raymond Duriez , seu companheiro de esquadrilha.
As imagens foram feitas na Córsega, em torno do dia 6 de junho de 1944, o DIA D em que as tropas aliadas invadiram a Normandia e são,provavelmente, as últimas antes do voo fatal do mês de julho seguinte .
Ao desaparecer, aos 44 anos,Saint-Exupéry tinha passado da idade regulamentar para voar em tempo de guerra,mas a insistência, a garra com que cumpriu outras missões aéreas anteriormente e seu currículo de piloto pioneiro convenceram o governo francês a lhe dar o posto de Comandante.
.

.
Considerado herói nacional francês,existe no Pantheon,em Paris, um mausoléu em sua homenagem.

As últimas fotos de Saint-Exupéry ,algumas cartas e papéis de Raymond Duriez, foram entregues ao Museu Régional de l'Air d'Angers-Marcé no final de 2009 e o escritor foi "formalmente identificado" pela sobrinha Monique Catta",declarou François Blondeau, presidente da Fundação que administra o Museu .
**************************************************

Nenhum comentário:

60 anos do golpe militar

      O golpe de estado de 1º de abril de 1964  foi o prelúdio de 20 “anos de chumbo”, onde a restrição dos direitos individuais, a   censur...

Textos mais visitados