domingo, 17 de março de 2024

*17 de março é dia de São Patricio.
Padroeiro da Irlanda



.
*O trevo de quatro folhas é uma variação do comum, de três folíolos,do género Trifolium-e ,diz a tradição, traz sorte para quem o encontra.

A primeira folha significa esperança,a segunda – a fé,a terceira é para o amor e a quarta para sorte,receita completa para a felicidade. 




*17 de março é dia de São Patricio.
 
Uma lenda conta que um trevo “normal” (shamrock) sempre acompanhava São Patrício o Apóstolo da Irlanda para explicar aos compatriotas conceito da Santissima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo). 

*Os trevos podem ter mais de quatro folhas.Em junho de 2008, foi encontrado um com 21 folhas,registrado no Livro Guiness de Recordes.E, não oficialmente, foi encontrado um com vinte e sete. As estatísticas dizem que um em cada dez mil trevos possui quatro folhas. 
E uma pergunta ainda não foi respondida: a quarta folha é de origem genética ? Ou causas ambientais favorecem a raridade? É resultado da baixa frequência do gen recessivo ? 

*Certas empresas,”fabricam” trevos de 4 folhas a varejo. 
Segundo o inglês Richard Mabey(1941 - ),naturalista e autor de “ Flora Britannica.o livro definitivo sobre plantas selvagens na Inglaterra”,existem fazendas nos Estados Unidos já especialilzadas na produção do símbolo da sorte,embaladas em plástico,usando tecnologia de engenharia genética, 

“Vivo esperando e procurando um trevo no meu jardim”

Nilo Sérgio,cantor e compositor já falecido, verteu e adaptou para o português a conhecida “I’m looking over a four leaves clover”, um foxtrot de 1927,com letra de Mort Dixon e música de Harry M. Woods. 

“Trevo de quarto folhas” foi gravado –entre outros-por Nara Leão, João Gilberto e está no disco solo de estréia de Fernanda Takai, da banda Pato Fu. 


 Ouça, assista:
https://www.youtube.com/watch?v=SMk1HdzEjzU

 ***************************************************

Nenhum comentário:

Os misteriosos alinhamentos de Carnac,na Bretanha

Recentes estudos arqueológicos nas proximidades de Carnac obtiveram datas que variam entre 4.800 e 3.500 aC. ********* Na era pré-GPS e nos ...

Textos mais visitados