domingo, 11 de junho de 2017

ET - O Extraterrestre de Steven Spielberg faz 35 anos


"Criação de Adão "- Michelangelo-detalhe do teto da Capela Sistina -Roma


Cena fnal de ET - Steven Spielberg  -1982

De acordo com o biógrafo de Spielberg, Joseph McBride, a Universal Pictures tentou atrair o mercado cristão, ao criar o cartaz lembrando a criação de Adão,  de Michelangelo, da Capela Sistina e um logotipo onde se lê  "Paz"

*********************



E.T. O Extra-Terrestre é um filme americano de ficção científica de 1982, co-produzido e dirigido por Steven Spielberg, e escrito por Melissa Mathison.  

Efeitos especiais de Carlo Rambaldi e Dennis Muren

Elenco : Henry Thomas, Dee Wallace, Robert MacNaughton, Drew Barrymore, Peter Coyote.
  
Enredo :Elliott (Thomas), um menino solitário  faz amizade com um extraterrestre, chamado "E.T.", que está preso na Terra.  
Elliott e seus irmãos ajudam a E.T.  a voltar para casa enquanto tentam mantê-lo escondido de sua mãe e do governo.Foi filmado de setembro a dezembro de 1981, na Califórnia, com um orçamento de  10,5 milhões de dólares. 
 

Lançado em 11 de junho de 1982 pela Universal Pictures,  ET foi um sucesso imediato, superando  Guerra das Estrelas para se tornar o filme de maior bilheteria de todos os tempos - um recorde que manteve durante onze anos até Jurassic Park, outro filme dirigido por Spielberg, superado em 1993. É 

ET,filme de maior bilheteria da década de 1980 é considerado  um dos melhores filmes de todos os tempos,  
 Em 1994, foi selecionado para preservação no Registro Nacional de Filmes dos Estados Unidos como sendo "cultural, historicamente, ou esteticamente significativo". 
 Foi relançado em 1985 e ,novamente, em 2002 para comemorar seu 20º aniversário, com  cenas adicionais.

Na  55ª cerimônia de entrega dos Oscars, em 1983 , o filme  Extraterrestre, que concorreu a 9 prêmios, venceu 4 Oscars técnicos.

 *******************************

 Filme completo dublado em português
      
 https://www.youtube.com/watch?v=YJxW7pigtn0


****************************









Nenhum comentário: