segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Madre (agora Santa) Teresa de Calcutá

Trilogia das Teresas -Fim- 


Madre Tereza de Calcutá




Prêmio Nobel da Paz em 1979


A agora Beata Madre Teresa faleceu em 5 de setembro de 1997 (87 anos) em Calcutá, Índia
Sua Beatificação ocorreu a 19 de outubro de 2003 em Roma, pelo Papa João Paulo II
E é venerada nos templos das Missionárias da Caridade
Sua festa festa litúrgica é no dia 5 de setembro
Padroeira dos pobres e incapacitados


Agnes Gonxha Bojaxhiu,que o mundo conheceu como Madre Tereza de Calcutá, nasceu na Albânia ( então Macedonia), em 26 de agosto de 1910 numa família católica.Tinha um irmão e uma irmã.
Ficou órfã de pai,um próspero empresário, aos oito anos e a mãe abriu uma loja de bordados e venda de tecidos para manter os filhos.
Aos 12 anos, já havia decidido ser missionária.
Aos 18,em setembro de 1928, deixou o lar e entrou para a Congregação das Irmãs de Nossa Senhora do Loreto em Ratfarnam,na Irlanda. Fez curso de enfermagem,o que seria fundamental para a futura missão..
Em 12 de outubro daquele ano, já postulante, recebeu o nome de Teresa,como sua padroeira Santa Teresa de Lisieux (aqui no Brasil a santa é conhecida como Santa Teresinha do Menino Jesus)
Na Índia
No dia 10 de setembro de 1946, durante a viagem de trem que a conduzia de Calcutá a Darjeeling,Madre Teresa teve a inspiração de criar a Ordem dos Missionários da Caridade, com Irmãos, Irmãs, Padres e Colaboradores, com o objetivo de “saciar a infinita sede de Jesus sobre a cruz de amor e pelas almas, trabalhando para a salvação e santificação dos desvalidos".


21 de dezembro de 1948- recebeu a nacionalidade indiana e continuou a trabalhar como professora.
Em 1958,criou a congregação das Irmãs da Caridade.Fez os votos perpétuos como irmã de Loreto no dia 24 de maio de 1937 e durante os anos 1930 e 40, ensinou na escola secundária Santa Mary.
Cresce a Congregação
7 de outubro de 1950-a nova congregação das Missionárias da Caridade foi instituida oficialmente pela Arquidiocese de Calcutá. Madre Teresa estendeu a obra por toda a índia,Europa,África e América do Sul.
Em 1965,o Papa Paulo VI colocou as Missionárias da Caridade sob controle do Vaticano e deu autorização para a sua expansão a outros países. Centros de apoio a leprosos, velhos, cegos e doentes com HIV surgiram em várias cidades do mundo, bem como escolas,orfanatos e trabalhos de reabilitação com presidiários.
7 de outubro de 1950-a nova congregação das Missionárias da Caridade foi instituida oficialmente pela Arquidiocese de Calcutá. Madre Teresa estendeu a obra por toda a índia,Europa,África e América do Sul.
Madre Teresa dedicou a vida aos "mais pobres entre os pobres abandonados e mais desprotegidos de Calcutá" de quem matava a fome e ensinava a ler.
Ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 1979 e usou o dinheiro recebido e a notoriedade adquirida para ampliar a obra das Irmãs da Caridade
A bondade correu mundo e quando se quer dizer que uma pessoa é altruísta, caridosa, desprendida e despojada, ela é chamada de madreteresa.
***********


Nenhum comentário: