sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Trilogia das Teresas 1-- Santa Teresa de Lisieux


Marie-Françoise Thérèse Martin, a Santa Teresinha do Menino Jesus ou  ou Santa Teresa de Lisieux.

Doutora da Igreja Católica




"Na Igreja Católica, Doutores e Doutoras da Igreja (em latim Doctores Ecclesiæ) são homens e mulheres cujos pensamentos, pregações, escritos e forma de vida enalteceram o cristianismo.
Todos eles foram considerados modelos de santidade e que contribuiram de alguma forma original (e conforme a  doutrina católica) para a doutrina e espiritualidade cristã, tendo sido o título reconhecido quer por um Papa, quer por um concílio ecumênico" (Wikipedia)





Religiosa carmelita francesa
*Aleçon ,2 de janeiro de 1873  
+Lisieux 30 de setembro de 1897 
Beatificação : 29 de abril de 1923
 


Canonização: 17 de maio de 1925,em Roma por Pio XI
  

********
 

Em LISIEUX.pequena cidade do departamento(estado) de Calvados na região da Baixa-Normandia, distante  195 km de Paris, morou e morreu de tuberculose aos 24 anos a santa conhecida aqui no Brasil como Santa Teresinha doMenino Jesus.  


Filha de um casal de comerciantes que possuía uma relojoaria,Louis e Zélie Martin e irmã caçula de Marie e Pauline 
que cuidaram de sua criação com a morte da mãe em 1877. 

Estudou no colégio feminino da Abadia das Monjas Beneditinas  de Lisieux e .depois,recebeu aulas particulares  
Seguiu os passos de Pauline e Marie. 

Primeiro uma e, depois, a outra irmã se dedicaram ao serviço religioso. 


Existe uma versão muito simplista e que me parece inconsistente:depois de voltar de uma missa de Natal, ansiosa para abrir seus presentes,Teresa teria sido recriminada pelo pai, de forma severa.
Mr Martin achou que a menina não tinha mais idade para ser fútil e ambiciosa. Ela,então, decidiu ali encerrar sua juventude e se dedicar ao serviço de Deus.
Mais tarde,  ainda quase adolescente,Teresa Martin entrou para o convento em Lisieux que apesar de ser muito pobre e ter muito pouco tempo de funcionamento,já havia fundado um outro Carmelo no Extremo Oriente,em 1861. 


   
Espiritualidade  inspira devotos.


Ela se propunha buscar a santidade em atos diários,mesmo os mais insignificantes,desde que fossem devotados ao amor de Deus.  

Ao proclamá-la  a 33a Doutora da Igreja, o Papa João Paulo II reconheceu sua vida exemplar e a qualidade de seus trabalhos de artesã e escritora: esboços, poemas, preces e peças de teatro.  


Menos conhecidas são as suas obras de arte:imagens que criou e decorou,objetos pintados,esboços,desenhos,pequenos quadros com enredos litúrgicos e seus missais decorados com iluminuras.

Teresa tem sido um grande modelo de santidade para os católicos romanos pela sua simplicidade e pela grandeza de sua vida espiritual.

Como São Francisco de Assis, é uma das mais populares santas da história da Igreja,co-padroeira das Missões e,segundo Pio X,I "a estrela de seu pontificado".
O Papa Pio X a considerou "a maior das santas da Idade Moderna" ]
 


Desde 1944, é Padroeira da França,juntamente
com Santa JoanaD'Arc
Suas estátuas estão lado a lado na Catedral de Notre Dame, em Paris.



****************

Construída em sua honra, a Basílica de Lisieux (foto)é o segundo maior local de peregrinação do país, depois de Lourdes, templos  que estão para a França como Aparecida está para o  Brasil.

************
*****************************

Filme disponível no You Tube sobre a vida da Santa:

https://www.youtube.com/watch?v=YK9THsRRNUk

Nenhum comentário: