sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Chico Xavier




Existe na internet longa entrevista com Chico Xavier num programa chamado “Pinga Fogo” (em 1971), da extinta Tv Tupi,esclarescendo-`a luz da doutrina espírita- temas como a cremação,alimentação vegetariana,aborto, homossexualidade e a bissexualide (e mesmo a assexulidade).
É um documento super interessante,tanto pelas palavras respeitosas de Chico quanto observação da moda,oratória,abordagem das questões propostas e etc, há 45 anos atrás.O vídeo principal tem cerca de duas horas de duração:
  

https://www.youtube.com/watch?v=tQXyhnSal0A


Chico foi o Mestre/guru/exemplo e meta de tolerância e respeito que todos nós, que professamos a doutrina de Kardec,sonhamos talvez- pode ser-quem sabe? um dia alcançar.
Durante sua última e edificante vida entre nós,Francisco Cândido Xavier psicografou 412 livros, que venderam (e continuam vendendo) mais de 20 milhões de exemplares e seus mentores mais assíduos-os que ditavam textos- foram Emmanuel e André Luiz.


“Psicografia -do grego, escrita da mente ou da alma, segundo o vocabulário espírita, é a capacidade atribuída a certos médiuns de escrever mensagens ditadas por Espíritos”


Chico nunca recebeu um centavo de direitos autorais, doando toda a renda obtida com a venda das obras a instituições de caridade.
Somente “Nosso Lar”,atribuído ao espírito André Luiz-livro básico para compreender a vida sob a óticaespiritual, já rodou mais de 50 edições com mais de um milhão e trezentos mil volumes vendidos
 

Quem foi ele




Francisco Cândido Xavier ,nascido em Pedro Leopoldo-MG em 2 de abril de 1910 , era filho de Maria João de Deus e João Cândido Xavier e foi educado na fé católica e teve seu primeiro contato com a Doutrina Espírita em 1927,a partir de um problema de saúde relacionado com uma de suas irmãs.
Passa então a estudar e a desenvolver sua mediunidade que, como conta Parnaso de Além-Túmulo,ficou mais clara lá pelas alturas de 1931.
Suas obras são publicadas pelo Centro Espírita União, Casa Editora O Clarim, Edicel, Federação Espírita Brasileira, Federação Espírita do Estado de São Paulo, Federação Espírita do Rio Grande do Sul, Fundação Marieta Gaio, Grupo Espírita Emmanuel s/c Editora, Comunhão Espírita Cristã, Instituto de Difusão Espírita, Instituto de Divulgação Espírita André Luiz, Livraria Allan Kardec Editora, Editora Pensamento e União Espírita Mineira.O trabalho social que criou-transformado em Fundação -e que é sustentada com o dinheiro da vendagem de seus livros,o empenho na divulgação da Doutrina codificada por Alan Kardec e a credibilidade que sua doce figura passava colaboraram para que fosse escolhido um dos três mineiros mais importantes do século 20, ao lado de Santos Dumont e Juscelino Kubitschek. 

Chico sempre dizia que desejava morrer num momento em que os brasileiros estivessem muito felizes e isso aconteceu em Uberaba-MG,justamente no dia em que o país vibrava com a conquista da Copa do Mundo de futebol : dia 30 de junho de 2002.



Espiritismo,respeito e compreensão.


O Espiritismo recomenda respeito e a compreensão para com os homossexuais e para com todos os nossos semelhantes.
Emmanuel, através de Chico Xavier, finaliza o livro “Vida e Sexo” com a seguinte recomendação: "Diante de toda e qualquer desarmonia do mundo afetivo, seja com quem for e como for, colocai-vos, em pensamento, no lugar dos acusados, analisando as vossas tendências mais íntimas e, após verificardes se estais em condições de censurar alguém, escutai no âmago da consciência, o apelo inolvidável do Cristo: Amai-vos uns aos outros como eu vos amei".


**********************************

Nenhum comentário: