quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Atração Fatal- As mulheres de Picasso.


 *****
Inaugurada na terça-feira 13 de setembro, na Caixa Cultural -no Centro do Rio- a exposição “Picasso: mão erudita, olho selvagem”. 
A mostra reúne 138 obras entre pinturas, desenhos, gravuras, esculturas, cerâmicas e fotografias pertencentes ao Musée National Picasso-Paris e  que  traçam um percurso cronológico e temático em torno de conjuntos que seguem as principais fases de Pablo Picasso.

(divulgação) 

**************************
A propósito da abertura  da exposição na Caixa Cultural do Rio de Janeiro, na Avenida Almirante Barroso, publico  aqui um pedaço da vida pessoal do Gênio.A cada mudança afetiva, praticamente acontecia nova fase em sua obra.




 
Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santísima Trinidad Ruiz y Picasso 


(Málaga25 de outubro de 1881 — Mougins8 de abril de 1973)


  Atração Fatal

 “Ninguém em minha família conseguiu escapar à sua presença sufocante. Ele precisava de sangue para assinar cada uma de suas telas “ 
Marina,neta de Picasso
**********


Filho de um professor de desenho que estimulou seu talento,Pablo Picasso Ruiz fêz estudos em Madri e,depois, em Barcelona. 
A partir de 1900, fixou-se em Paris.
Ali encontrou,entre muitos outros artistas,Max Jacob, Van Dogen,Appolinaire. E a bela filha do dono do cabaret do “Lapin Agile”,em Montmarte, 
 A primeira namorada "documentada" foi MADELEINE, de quem fez muitas pinturas,começando  sua fase azul.marcada pela melancolia e tristeza Madeleine engravidou de Picasso,mas abortou.   

Sua próxima amante, EVA,morre tuberculosa.

Arrasado com o suicídio( por amor )do maior amigo,Carlos Casagemas,Picasso acaba por se envolver com o pivô da tragédia: a bela modelo 
GERMAINE. 

Foi a partir daí e pensando em Casagemas que se iniciou a “Fase Azul”,segundo depoimento de Picasso ao crítico de arte Pierre Daix. 
As telas se tornaram tão difíceis e severas,o monocronismo denunciando de tal forma a profunda angústia, que marchands se afastam de Picasso .

Mais tarde a própria Germaine se tornou apenas mais um nome na lista de amantes,e continuou a existir, durante muito tempo em sua pintura. 
Na vida de Picasso,
as paixões e a arte caminham juntos,a cada novo amor, uma nova fase artística 
FERNANDE
Quando conheceu Fernande Olivier e por ela se apaixonou, a tristeza ficou para trás.  Iniciou-se aí a breve fase rosa. Não só as cores, mas também os temas de se tornaram mais alegres. Retratou a arte circense, geralmente mostrando os artistas e seus animais. 
  O encontro com as esculturas africanas serviu de estímulo para buscar novas formas de mostrar e interpretar a realidade. 
Juntamente com o pintor francês Georges Braque,elaborou as coordenadas do que hoje é o cubismo analítico, considerado um dos movimentos mais importantes da história da arte moderna. 
 
Fernande , a chamda “amante residente”, que com ele partilhou bons e maus momentos,vícios e prazeres o abandonou em 1911.   
Com a chegada da guerra da 1914 ,afastado artisticamente do grupo cubista, Picasso retomou sua liberdade de expressão e,o gosto pela cor e pela exuberância,é o momento o naturalismo dos anos 1915-16 e do realismo de 1917.  

 OLGA 
 Uma viagem `a Italia traz `a vida de Picasso Olga Kokhlova (1891-1955-foto) ,bailarina do Ballet Russo dirigido por Diaghilev Com esta moça recatada,virgem, filha de um coronel dos hussardos e obcecada por organização e família, Picasso se casou em 1918. 
  
Mergulhando no mundo do “discreto charme da burguesia' 

A vida burguesa o leva a pintar de forma “antiga” ou “neoclássica.mas,ao mesmo tempo realiza obras cubistas (1921/1926) e realistas(1923)  Entre 1925 e 1932, Picasso descobriu o surrealismo . 
Em 1933 e 34 aparece o tema do Minotauro, durante uma viagem `a Espanha . 
  Foi quando Pablo (1921),o filho,subserviente e despersonalizado que trabalhava como motorista do pai, aceitando receber um ínfimo salário lhe deu os netos Marina (1951) Pablito (1954-1973) e Bernard (1959).  
Em meio a humilhações,este ramo do grupo familiar sobreviveu como foi possível. Marina se formou em Medicina, Pablito se suicidou poucos dias após o funeral de Picasso e Bernard tornou-se um colecionador de arte.
  Marina publicou um livro denúncia bombástico “Grand Père”, no qual detona irremediavelmente a figura do avô, embora não tenha se negado a receber a incalculável fortuna que ele lhe deixou. 
Marie Thérese
Olga Picasso morre em 1955 ,seguindo o script fatal das amadas do Mestre: ser usada,humilhada, torturada,  abandonada e,por fim ,esquecida.  

 
MARIE THÉRÈSE 
Na adolescente Marie Thérese Walter(1909/1977) Picasso encontrou a ”Lolita” ,que lhe serviu de modelo. 

Embora a relação tenha sobrevivido durante sete anos,o encantamento inicial durou pouco.  
Nasceu Maya (1935) que lhe deu os netos Olivier(1961), Richard (1964) e Diana (1971).  Como sempre, depois de um fugaz entusiasmo,Picasso perdeu o interesse pela musa, que se transformou numa sombra vaga e presença invisível.
Marie Therese se suicidou em 1977,por enforcamento .  


DORA  
Picasso e Dora Maar
Mesmo ainda casado com Olga e mantendo o romance com Marie Therese viveu ,durante dez anos,com Dora Maar( pseudônimo de Theodora Markovitch),filha de pai iuguslavo e mãe francesa. 
Dora foi educada na Argentina, falando perfeitamente o espanhol. Era pintora, fotógrafa e participante do movimento surrealista.   
O que Picasso tinha a oferecer? Uma relação violenta e cruel, dividida com Marie Therese. Ele as retratou em telas gêmeas, como rainhas rivais,muitas vezes as pintou no mesmo dia e na mesma pose.
Dora Maar e Picasso, que na época tinha 55 anos, tiveram uma relação por nove anos, durante o período dramático da guerra de Espanha e da Segunda Guerra Mundial, quando o artista reuniu nos seus quadros o drama da violência da história com os tormentos da sua vida privada. 
Picasso vivia então num caos sentimental.  Dora foi a inspiradora da figura “Mulher que chora” do imenso trabalho “Guarnica. realiza na ocasião da feitura da obra uma super fotorreportagem.
Abandonada por Picasso em 1944,Dora morreu em julho de 1998,sofrendo de histeria depressiva ,acompanhada por suas piores recordações.

FRANÇOISE

 Françoise
Em1943, Picasso encontrou Françoise Gilot bela e elegante, com quem viveu nos arredores de Antibes uma relação tumultuada,que os biógrafos chamam de “gato e rato” e deixou dois filhos: Claude, nascido em 1947(,que lhe dará o neto Jasmin nascido em 1981)e Paloma em 1949,nascidos em Vallauris .   
As obras desta fase atestam o engajamento político,mas Picasso também pinta naturezas mortas, paisagens e retratos.

  A partir de 1950, começa a realizar variações sobre obras de obras de pintores célebres com “Demoiselles au bord de la Seine” de Courbet. 
 Françoise Gilot, ela mesma uma pintora talentosa e produtiva,não suporta o convívio sufocante com o Mestre.

 Em1953, Françoise “cansada de viver com um monumentohistórico”abandonou Picasso e se mudou para Paris com os filhos.
Casou-se com o cientista Jonas Salk, descobridor da primeira vacina contra poliomielite e fixou residência nos Estados Unidos.

JACQUELINE




Em seguida,aos 72 anos, Picasso conhece Jacqueline Roque de 27, com quem se casou secretamente viveu,finalmente, com placidez até a morte.
Jacqueline
Continuou trabalhando sobre obras de Velasquez e Delacroix.

Mudou-se para Vauvernages antes de se fixar no Chateau de Notre-Dame de Vie em Mougins, onde continuou a produzir a série de variações sobre grandes mestres.

De 1960 a 1973, (ano de sua morte com mais de 90 anos), o trabalho foi intenso: mais de mil estampas, desenhos e pinturas.
Em 1963, dedicou a Jacqueline nada menos de 163 quadros.


A conquista da serenidade do Mestre,entretanto, custou um desfecho trágico: Jacqueline Roque para quem Picasso era “sol e Deus” não suportou a solidão e, em depressão profunda,se suicidou com um tiro na cabeça em 15 de outubro de 1986.
**************

A obra de Picasso é monumental: estima-se que deixou 1880 pinturas,1335 esculturas,7089 desenhos, 200 cadernos com milhares de desenhos,880 cerâmicas. ,20 mil provas de gravuras,duas mulheres e um neto suicidados,filhos psicologicamente destruídos, ex-mulheres abandonadas e uma filha perfumista e joalheira, formando uma família bilionária onde o nível de paz ronda o zero.  
*************************************************************


Nenhum comentário: