terça-feira, 12 de julho de 2016

13 de julho - DIA MUNDIAL DO ROCK

 





Em 13 de julho de 1985, por iniciativa de Bob Geldof- vocalista da banda Boomtown Rats - foi realizado o evento Live Aid com objetivo de conseguir fundos para a miséria e fome na África. Dois concertos nomesmo dia : um no Wembley Stadium de Londres outro no JFK Stadium na Filadélfia.


Uma audiência de 2 bilhões de telespectadores em 140 países acompanhou os shows, que ofereciam um cardápio de nomes como Paul McCartney, Run DMC, Sting, Brian Adams, U2, Dire Straits, David Bowie, The Pretenders, The Who, Elton John, Led Zeppelin, Duran Duran, Bob Dylan, Lionel Ritchie, Rolling Stones, Queen, The Cars, The Four Tops, Boomtown Rats, Adam Ant, Ultravox, Elvis Costello, Black Sabbath, Santana, Madonna, Eric Clapton, Beach Boys e muitos outros.
A partir daí, o 13 de julho comemora a chegada e influência do Rock’n Roll no mundo moderno.

Allan Freed , o criador do termo
 

Foi no início dos anos 50 que o rock surgiu no sul dos Estados Unidos, parecendo uma mistura de jazz, blues, música country e boogie woogie com influência das canções tradicionais dos índios Apalaches e do Gospel. Caracterizado pelo uso de guitarras elétricas com ritmo forte, afinada de jeito diferente do normal, tinha letras dirigidas ao público jovem.
A expressão rock’n roll foi criada em 1951 por Allan Freed, um DJ de Cleveland, Ohio(foto),mais tarde conhecido como MC Moondog. Ele cunhou a expressão rock’n roll a partir do sucesso "My Baby Rocks Me with a Steady Roll", de Trixie Smith, gravada pela primeira vez em 1916. Em 21 de março de 1952 , Freed organizou e produziu o evento “Moondog Coronation Ball” O público e os intérpretes se misturaram e a noite terminou com milhares de fãs tentando entrar na Arena de Cleveland, que estava com o dobro de sua capacidade.
Os portões foram destruídos, provocando o cancelamento da festa antes da hora prevista. Mesmo assim, este é considerado o primeiro concerto de Rock. Espalhando-se pelos Estados Unidos, o ritmo atingiu o resto do planeta, deu origem a vários sub-gêneros e,entre as décadas 50 e 90 do século passado, foi o ritmo mais popular do mundo ocidental. 

Os ancestrais 


Rocking foi um termo usado pelos primeiros cantores de Gospel. Nos Estados Unidos, nas décadas de 20 e 30, muitos brancos gostavam de ouvir o jazz afro-americano, desde que tocado por músicos brancos, ao mesmo tempo em que a interpretação dos músicos negros era sistematicamente rejeitada.Nos anos 40 o termo “rock” passou a definir um estilo de dançar com contexto subliminar de sexo (como “Good Rocking Tonight” de Roy Brown)
Este gênero, conhecido como “Race Music”, foi mais tarde rebatizado pelas gravadoras com o nome mais comercial de Rhythm and Blue.
Os notáveis cantores/compositores Louis Jourdan, Robert Johnson e Skip James serviram como inspiração para roqueiros britânicos (The Yardbirds, Cream e Led Zeppeliin,entre outros). 

Mais tarde, nos tempos politicamente corretos das lutas pelos direitos civis, os shows de rock passaram a apresentar brancos e negros tocando juntos, ajudando a difundir estilos musicais afro-americanos e alcançando uma enorme audiência.

Primeiro disco de rock gravado

 

Sister Rosetta Tharpe gravou hits “gritados” nos anos 40, que já continham alguns elementos do rock de dez anos depois. "Rock, Daniel," "Up Above My Head", "Down By The Riverside”, Roy Brown lançou "Good Rocking Tonight" em 1947, Big Joe Turner ("Honey, Hush", 1953, e "Shake, Rattle and Roll", 1954), e Fats Domino "The Fat Man," em 1949. 
A indústria fonográfica logo percebeu que havia “um mercado branco para a música negra” e o rock’n roll e a trilha de seu sucesso acabaram por atingir a Europa em 1964, com a chamada “Invasão Britânica”.


O Rolling Stone Magazine arrumou uma encrenca em 2005 tentando provar que "That's All Right (Mama)", de 1954, gravado por Elvis Presley na Sun Records, em Memphis, foi o primeiro disco de rock gravado.

Isto porque Bo Diddley' com o hit "I'm A Man (1955) também concorre ao mesmo título, assim com Little Richard combinando boogie-woogie ao piano com uma batida heavy e influências gospel, jamais antes navegadas.


James Brown e Elvis assumiram publicamente a influência da banda de Little Richard em suas carreiras.Ray Charles e Smokey Robinson fazem parte deste grupo pioneiro.


Rock norte americano

Rock Around the Clock" (1954), cantado por Bill Halley, além de provocar quebra-quebras em cinemas onde o filme de mesmo nome foi exibido ( no Brasil, “No balanço das Horas”) foi a primeira gravação de rock and roll a chegar no topo da lista de mais vendidos do Bilboard Magazine. 

Tornado o primeiro superstar gerado pelo rock’n roll, Elvis Presley tocava uma fusão de música country e rock chamada rockabilly. No final dos anos 50, o rock vê sua popularidade diminuir - os maiores da época praticamente desaparecem. 
O “Rei“ Elvis Presley vai servir o exército na Alemanha e, na volta, nicia uma carreira de ator, estrelando 33 filmes. Só retornaria à cena em

1968.Do outro lado do mundo,surge a revolta dos jovens europeus, principalmente britânicos, mas também alemães e franceses, adotou o rock como emblema.

Rock inglês 



Em 1955, Lonnie Donegan e sua versão de "Rock Island Line" inspiraram muitos jovens músicos ingleses. Em março de 1957, um deles, John Lennon formou a banda "The Quarrymen",que depois mudou de estilo e se transformou no que o mundo conheceu com “Os Beatles” . 
A “Beatlemania” foi uma espécie de reposta criativa ao rock que havia chegado da América. Por toda a Inglaterra, começaram a surgir bandas invocando a idéia separatista no rock, no sentido de criar um verdadeiro som da terra, Três jovens ingleses formaram em 1958 o grupo Cliff Richard and the Drifters, depois rebatizada de Cliff Richard and the Shadows.


A banda gravou um sucesso "Move It",o primeiríssimo single de rock”n roll britânico. Richard incrementou o meio musical apresentando Tommy Steele, Adam Faith, Billy Fury e Gene Vincent.

Estes astros estimularam as vendas, principalmente entre os adolescentes, que seguiam seus ídolos por onde fossem. No início dos anos 60, a música instrumental para dançar tornou-se muito vendável. "Apache” do The Shadows e "Telstar" do The Tornados são dois sucessos entre muitos, que aliecerçam o ramo inglês do rock.



O milésimo número da Rolling Stone Magazine.


A Rolling Stone Magazine, ícone do jornalismo de vanguarda norte americano, que entrevistou praticamente todos os personagens importantes na música, literatura e cinema no século 20, conseguiu realizar a façanha de publicar um milésimo número. Para marcar o evento - muito raro - o número de maio de 2006 veio com uma capa em 3 dimensões, a mais cara da história da imprensa americana, orçada em 1 milhão de dólares (cerca de R$ 2 milhões de reais).

Inspirada no álbum Sgt. Pepper´s Lonely Hearts Club Band, dos Beatles, é uma colagem de fotos das 150 celebridades mais assíduas em suas páginas. Rolling Stone foi fundada em San Francisco, Califórnia, em 1967, numa época em que a música e a contracultura andavam de mãos dadas. 

Cinquentona, continua a divulgar a cultura pop rock e tem como co-editor até hoje, o seu criador, Jann Wenner. Ainda mantém o primeiro lugar em vendas no segmento musical dos Estados Unidos com circulação de um milhão e 300 mil exemplares, apesar da competição de concorrentes como aVibe e a Blender.

O impacto do Rock na sociedade 

Alguns estudiosos pensam que pode ser mais do que uma simples coincidência o fato de uma música que combinava elementos de música branca e negra vir à tona quando a lei contra a segregação foi aprovada pela Suprema Corte, em 1964. 
A enorme popularidade e o alcance do rock (atenção! numa época não globalizada) resultaram num impacto sócio-antropológico nunca visto nas artes e na literatura. Muito além de um simples estilo musical, o rock”n roll influenciou a moda, a linguagem e o estilo de vida de várias gerações. 
Ao abordar temas políticos e sociais sob a influência de Dylan Thomas, que lhe “emprestou” o nome, Bob Dylan transformou-se no cronista de sua geração, dando às palavras um sentido poético e engajado.
O Movimento Folk de Woodie Guthrie e Joan Baez e suas Protest Songs abordava, sem a menor complacência, os temas políticos e sociais. O impacto foi decisivo dos dois lados do Atlântico.
Nos Estados Unidos exprimiram a revolta contra a guerra do Vietnã e na Inglaterra, John Lennon caprichou, passando a elaborar melhor seus textos. Com o aval dos intelectuais, o rock se transformou num instrumento da contra-cultura.


Esta tendência chegou ao apogeu nos festivais do final da década de 60: em Woodstock, em Altamont ( a 60 km de San Francisco) e na Ilha de Wight (no Canal da Mancha). 

O Rock”n Roll ajudou gerações a compartilhar ao mesmo tempo a paixão pela música e uma nova visão do mundo.


UUHHHHHUUUUU


***********************
ROCK AROUND THE CLOCK
"Bill Haley e seus cometas" (1956)
clique aqui
http://youtu.be/zju6KbP_1xY

Nenhum comentário: